Para a análise especificamente do setor de construção civil iremos utilizar os dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), os dados foram minerados principalmente de publicações do IBGE e de instituições públicas como o Caged. É interessante pontuar que os dados são referentes ao terceiro trimestre de 2021, visto que foi a última publicação de dados pelo IBGE, todos os dados referentes a efeito comparativo dos demais anos anteriores foram ajustados para a mesma faixa de tempo para uma análise fidedigna.
Dentre os principais indicadores analisados para a construção civil, estão o Índice Nacional da Construção Civil (INCC), os resultados das vendas no varejo, o número de empregos formais, a produção de material de construção, as obras de infraestrutura e os custos da mão de obra.
Além disso, o terceiro trimestre de 2021 foi marcado pela alta dos preços dos materiais de construção, que subiram em média 5,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Essa alta foi atribuída à escassez de alguns materiais de construção, como cimento e areia, que resultou em um aumento nos custos da mão de obra.