Assim como o cenário nacional, o turismo internacional foi extremamente afetado pela pandemia. Em 2021, de janeiro a maio a queda estimada esta em 85%, queda justificada pela aparição de novas variantes do vírus da COVID-19.
Enquanto isso, a maior aposta das organizações é o turismo doméstico, fomentando que pessoas do próprio país viajem internamente, tornando a viagem mais segura e também ajudando a economia local, assim, está tendência deve continuar para todo 2021 e começo de 2022.
Outra tendência que temos visto é o aumento na busca por destinos naturais, como parques nacionais, trilhas, rios e praias, com isso, as pessoas procuram destinos que ofereçam segurança, não tendo contato com grandes aglomerações.
Além disso, muitas pessoas estão trocando destinos comuns por locais mais remotos, buscando esse contato direto com a natureza e aventura, tudo isso em busca de segurança.
Para finalizar, é importante destacar que o turismo deve ser feito de maneira responsável, respeitando as regras de distanciamento e uso obrigatório de máscaras, além de evitar grandes aglomerações.