O setor industrial brasileiro vem experimentando significativa recuperação a partir de 2021, atingindo uma marca de aproximadamente R$ 1.595 trilhões de acordo com o IBGE. Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Índice de Produção da Indústria (IPI) cresceu quase 7% entre janeiro e fevereiro do ano, com destaque para os segmentos de veículos automotores, máquinas e equipamentos mecânicos.
Em 2022 e 2023 os especialistas apontam altas taxas de crescimento para o setor industrial brasileiro. A ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) prevê uma expansão no ano de 2022 da ordem de 3,2%, seguida por 4,2% em 2023. Outra previsão vem do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), segundo o qual o Produto Interno Bruto (PIB) industrial deverá avançar, respectivamente, 3,1% e 3,7% nos próximos dois anos.
A valorização recente das exportações brasileiras para os Estados Unidos, bem como o aumento da demanda por commodities básicas nos mercados interno e externo contribuem positivamente para os resultados favoráveis. Acesse nossa análise para mais informações sobre um dos setores mais relevantes e estabelecidos da economia nacional.