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Mercado PET-Q4-2022

ANÁLISE MACROECONÔMICA

Durante a pandemia do Covid-19, o mundo inteiro passou por uma crise sem precedentes, com diversos nichos de mercado entrando em graves crises, porém não foi isso que aconteceu com o mercado Pet. O mercado pet como um todo, em 2020, tinha um valor de U$138,27 bilhões e em 2022, já possui um valor de U$156,39 bilhões, mostrando um crescimento de 13,10% em apenas 2 anos, segundo dados do Statista. Tal crescimento em faturamento se dá ao fato que, devido a pandemia e lockdowns, os donos de pets se tornaram mais preocupados com a saúde dos mesmos, aumentando os gastos com comidas de maior qualidade, acessórios e produtos no geral, visando melhorar sua qualidade de vida em um período em que era mais necessário ficar dentro de casa, além disso, outro fator que ajudou o crescimento desse mercado foi a necessidade de animais de companhia em um período longo de isolamento, como cachorros, gatos e pássaros. 

Ainda falando sobre o crescimento de tal mercado, vale ressaltar que este crescimento foi em anos em que a economia global teve grandes quedas devido ao coronavirus, sendo um dos setores que mais cresceu em tal período. Até 2030, é esperado que este mercado chegue a um valor total de U$269,498 bilhões, tendo uma taxa de crescimento anual (CAGR) de 6,5%, a partir de 2021. 

Participação percentual nas vendas no mercado pet

Fonte: Grandviewresearch

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INDICE

Introdução

Padrão

Plano de saúde
Pandemia
Emprego
Consumidor
Fusões e Aquisições
Imp x Exp
Investimentos no setor
Expansão
Top 5 empresas
Número de empresas
Tendências
Aplicativos
Highlights
Fim

Fonte: Grandviewresearch

Fonte: Grandviewresearch

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Dólares é o que se gasta em média anualmente com um pet

Fonte: Simplyinsurance

Fonte: Euromonitor

ANÁLISE MICROECONÔMICA

O mercado brasileiro demonstrou ser um dos mais fortes e resilientes do mundo, com um crescimento de 42,5% durante a pandemia, indo de U$6.8 bilhões em 2019 para U$9.96 bilhões em 2021, além disso, ainda é esperado que o mercado cresça 22% em 2022, mesmo com as dificuldades impostas por questões externas, como a guerra na Ucrânia.

Dois dos principais motivos para este setor ser tão forte no pais são:

Brasil é um país exportador

As exportações cresceram 33% no ano de 2021, chegando a U$412,5 milhões, principalmente por conta das exportações de rações, segundo dados da ABINPET, exportar num cenário com dólar alto é muito importante para a saúde financeira das empresas com um todo.

As vendas não caíram apesar da pandemia

A relação do brasileiro com seus pets é muito forte, portanto mesmo com períodos onde a pandemia mais apertou no bolso do consumidor, não se deixou de comprar produtos para seus animais de estimação, apesar do ticket ter diminuído. 

HÁBITOS DE CONSUMO NO BRASIL

Fonte: Euromonitor

Hábitos de consumo por espécie

Fonte: Euromonitor

Fonte: Euromonitor

Quando observamos o crescimento da população nacional de animais, tivemos um crescimento entre 2020 e 2021, de 3,6%, tendo como a população de gatos, que cresceu 5,9%, a de peixes cresceu 4,5% e de cães, que cresceu 3,9%, todas acima da média nacional, segundo dados da ABINPET.

Em pesquisa do IBOPE, em parceria com o instituto Waltham, foi possível traçar um perfil do dono de dois dos animais mais populares do Brasil: Cão e gato.

Perfil do dono de cães

Tal pesquisa demonstrou que 51% dos entrevistados eram casados, com média de 41 anos de idade, e desses, 93% moram com mais de uma pessoa. Além disso, 82% são de classe AB, 59% moram em casa e 24% deles adotaram seus pets. Traçando um perfil, é possível ver que se tratam de pessoas que querem trazer um novo membro à sua família já formada, sendo pessoas com boas condições de vida e que moram em casa.

Perfil do dono de gatos

Já para os donos de gatos, a pesquisa obteve menos dados. Segundo a mesma, 61% são mulheres, com média de 40 anos de idade e que moram em casa.

Composição de mercado – População dona de pet

Quanto ao perfil de donos de pet, a grande maioria é das classes consideradas classe média, B2 e C1, representando 31% e 23%, respectivamente, logo depois vemos as classes B1 e A, com 15% 12%, de acordo com o levantamento feito pela QualiBest com mais de 3000 respostas.

Outro dado trazido pela mesma pesquisa diz que 31% dos donos de Pets tem entre 18 e 24 anos, seguido pela faixa etária de entre 25 e 34 anos, com 27%.

O levantamento também revela que a maioria (54%) dos donos são do gênero feminino, tendo compatibilidade com o dado da COMAC, que mostra que cerca de 63% das famílias tem como principal proprietário de cachorro (quem o animal se refere como dono, quem faz as compras e quem cuida do pet) pessoas do gênero feminino, enquanto a média para gatos é ainda maior, de 67%.

Principais segmentos de mercado no Brasil

De acordo com a ABINPET, o mercado pet pode ser dividido em três segmentos distintos, o pet food, pet vet e o pet care, os quais todos obtiveram resultados positivos no ano de 2021.

Pet Food

Corresponde toda o setor voltado a alimentos para pets, incluindo suplementos, sendo fabricados em ambientes industriais ou não. Se trata do principal segmento do mercado pet no Brasil, sendo correspondente a 79% do faturamento total deste setor no país, no ano de 2021. Vale ressaltar que houve um aumento de 33% neste segmento, entre o ano de 2020 e o de 2021.Além disso, este setor também é o que mais exporta, sendo responsável por 95% das exportações deste mercado no Brasil, o que corresponde a US$392 milhões.

Pet Vet

Se trata do segundo maior segmento do mercado pet no Brasil e abrange grande parte dos serviços voltados a saúde do animal, entre eles, clínicas, hospitais, laboratórios veterinários e planos de saúde para pet, que vem tendo uma forte tendência de crescimento nos últimos anos.

Paixão pelos pets no Brasil

Em 2021, em pesquisa realizada pelo OpinionBox, para descobrir mais sobre hábitos dos donos de pet no Brasil, se obteve diversos dados bastante interessantes e que mostram o quanto o brasileiro é apaixonado pelos pets, onde 46% dos entrevistados disse que já deixaram de frequentar locais onde os pet são proibidos, com destaques a restaurantes, que foram metade destes estabelecimentos onde já se deixou de ir por não se permitir animais. 

Outro dado interessante mostra que 81% das pessoas gastariam o quanto de dinheiro fosse necessário para trazer bem estar aos seus pets, os deixando seguros e saudáveis, e 65% das pessoas já tiveram que fazer adaptações em seus apartamentos para estar trazendo segurança aos seus pets.

De acordo com outra pesquisa, realizada pela DogHero, 78% das pessoas que possuem animal em casa, os consideram um filho e 15% já fez uma festa de aniversário para seu animal. Outro dado interessante que mostra a paixão do brasileiro pelo seu animal é que 36% dos entrevistados disseram que dividem o quarto com o próprio animal e 86% deles acabariam um relacionamento caso seu parceiro não gostasse de seu animal. Além disso, ainda sobre os casais, 6 em cada 10, têm ou pretendem ter um animal de estimação e dão preferencia a um condomínio pet friendly quando forem buscar um novo local para morar. 

PANORAMA EMPRESARIAL DO SETOR

Mapa interativo nacional, estadual e municipal

ANÁLISE INTERNA DO SETOR

5 FORÇAS DE PORTER

Entrantes Potenciais – MÉDIO

Quando falamos no subsetor de pequenas lojas e hospitais veterinários, a barreira de entrada é menor, devido aos menores investimentos e alta quantidade de fornecedores. Quando falamos de industria de grandes redes, o cenário muda, devido aos altos investimentos necessários e alta competitividade entre os players.

Produtos Substitutos – MÉDIO

É um mercado com um alto número de players, portanto, estão sempre a procura de inovações nos produtos oferecidos, apesar disso, o que é oferecido, é quase sempre bastante parecido, dessa forma, a entrada de produtos substitutos pode ser classificada como média.

Poder dos Fornecedores – BAIXO

No setor de produtos voltados a medicina veterinária, o poder de barganha é alto pelo fato de haverem poucos fornecedores, já nos outros nichos do setor pet, o poder é baixo por haver um grande quantidade de fornecedores.

Poder dos Compradores – MÉDIO

Os consumidores deste mercado tendem a fazer compras no impulso, assim, não existe muita barganha por parte do consumidor final (B2C). Porém, pode existir um poder forte quando a venda é em atacado/indústria, focado no (B2B) *veterinários, pet shops e casas de banho.

Rivalidade entre players – ALTO

Existem ainda um número pequeno de empresas no ramo quando comparado com outros setores, porém, existe uma perspectiva de aumento da concorrência com o crescimento do mercado esperado para os próximos anos.

OPORTUNIDADES

O mercado PET é marcado por grandes oportunidades, ele se encontra em constante expansão e inovação, e vem nos últimos anos em ritmo acelerado, diversos modelos de negócio vem surgindo e trazendo soluções para mercados extremamente sólidos e robustos.

No Brasil, e no mundo, esse mercado é carregado de grandes oportunidades, dentre elas:

Humanização dos pets

O processo de humanização dos pets, como foi mostrado anteriormente, é algo que tem crescido bastante não só no Brasil, mas como no mundo todo, onde o pet realmente se torna um ˜filho” dentro do ambiente familiar, com isso, grandes oportunidades surgem, como produtos e serviços que antes eram “exclusivos” para humanos, que se tornaram agora utilizados pelos pets, como centros de estética para animais, alimentação natural e vegana, fotografia para pets e até mesmo linhas de produto de grife para animais, com caminhas de cachorro chegando a até R$1600,00, de determinadas marcas.

Aumento no número de gatos

O crescimento do numero de gatos nos últimos anos vem trazendo uma grande oportunidade para quem investe em linhas de produtos para esta espécie, uma vez que as vendas de produtos para gato tendem a crescer proporcionalmente.

Dog Walker

Com um cotidiano extremamente atarefado e corrido, os donos de cachorros podem acabar não tendo tempo ou energia para sair para passear com eles, com isso, surgiu a modalidade de Dog Walker, em que o individuo passeia com outros cachorros enquanto o dono está no trabalho, deixando o cachorro mais feliz e mais saudável. O contato é feito através de aplicativos, que intermediam o contato entre o dono e o passeador dos cachorros.

AMEAÇAS

Como todo mercado em constante expansão, o setor PET também enfrenta diversas ameaças. Sempre é importante estar atento a possíveis oscilações e mudanças bruscas de mercado, principalmente para que seja possível se antecipar a eventualidades e seguir firme em sua caminhada.

Crescimento da concorrência

Por ser um mercado bastante atrativo, muita gente quer um pedaço dele. Com isso, grandes players, como Unilever, já estão entrando neste setor, mostrando que a concorrência de grandes players é algo que vem crescendo.

Saturação do mercado

Se toda loja pudesse comercializar todas as marcas que existem hoje, teríamos pontos de vendas que obrigatoriamente seriam maiores que hipermercados. O espaço físico desses pontos de venda é limitado. Existem os mega pets, mas 90% estão limitados no máximo a 100 m², o que torna inviável a comercialização de todas as marcas. Assim, o comerciante acaba por optar pelos produtos onde não há a necessidade de trabalho de marca, nomes já conhecidos e consagrados no segmento.

TENDÊNCIAS

Produtos naturais e ecológicos para pets

De acordo com a Pet Food Processing, mais de 50% dos donos de pets estão dispostos a pagar mais por produtos considerados sustentáveis. Esta é uma tendência que vem crescendo bastante não só neste segmento, mas em diversos outros do varejo. Outra tendência observada é que os consumidores também estão cada vez mais desconfiados da toxicidade potencial de produtos químicos sintéticos e outros materiais prejudiciais para a saúde de seus animais, o que favorece os alimentos naturais.

Suplementos para animais de estimação

De acordo com a Kerry, industria alimentícia britânica que atua no setor pet, os donos de animais de estimação estão cada vez mais comprando suplementos alimentares para seus pets, com aumentos nas vendas de produtos deste nicho de 116% de 2019 para 2020, e estes números continuam a subir, de acordo com a mesma. Isto se dá devido ao fato de que os donos cada vez mais se importam com a saude de seus bichinhos.

Aumento do foco das vendas para o digital

O mercado digital mundial de produtos pet valia U$20,75 bilhões de dólares em 2019, e é esperado que se cresça a uma taxa anual composta de 11,3% de 2020 a 2027, podendo chegar a valores acima de 42 bilhões de dólares. Esse crescimento foi bastante impulsionado pela pandemia e pelo surgimento de novas necessidades advindas dela. 

Aumento nas vendas de produtos premium

40% dos donos preferem pagar a mais para trazer alimentos de maior qualidade para seus animais de estimação, do segmento premium, e segundo. Diversos vendedores já relataram grandes aumentos nas vendas de produtos premium. 

Crescimento do pet tech

De acordo com o Global Market Insights, o mercado de Tech Pet, crescerá a uma taxa composta anual de 22% de 2022 a 2027. Com destaque a coleiras equipadas com GPS, caixas de excrementos autolimpantes e alimentadores inteligentes com timers, que soltam a comida em determinadas horas do dia, são alguns dos destaques desta área, que bastante cresce.

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RAY MARKET SOUND

Equipe Ray Market Sound
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