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ANÁLISE MACROECONÔMICA
VISÃO GERAL
Mundo
O mercado de calçados movimentou, em 2022, US$ 387,74 bilhões e, de possui projeção de crescimento de 4,3% por ano até o ano de 2030, chegando a um tamanho de mercado de US$543,9 bilhões. Tal crescimento é impulsionado principalmente pelo aumento dos investimentos em e-commerce pelas empresas do ramo. Além deste motivo, o aumento da preocupação com a saúde e estética, impulsionados principalmente pela pandemia, aumentaram as vendas de calçados esportivos.
Abaixo, podemos ver o marketshare por tipo de calçado ao redor do mundo, e em seguida, os maiores mercados consumidores de calçados:
INDICE
Plano de saúde
Pandemia
Emprego
Consumidor
Fusões e Aquisições
Imp x Exp
Investimentos no setor
Expansão
Top 5 empresas
Número de empresas
Tendências
Aplicativos
Highlights
Fim
CALÇADOS NO BRASIL
De acordo com a WSR, no ano de 2021, o Brasil era o quinto maior produtor mundial de calçados, tendo produzido 806,3 milhões de pares no ano, sendo este valor, 3,9% da produção mundial de calçados.
Em comparação com o ano de 2020, foi um aumento de 9,8%, tendo esta grande aumento devido a retomada da economia mundial, que teve grande queda em 2020, devido pandemia do Covid 19.
Já com relação ao Nivel de Utilização de Capacidade Instalada (NUCI), que é um importante indicador utilizado pela indústria, que mede o percentual da capacidade da indústria que está sendo utilizado, se viu um cenário de grande aumento, saindo de 60,4%, em 2020, para 71,5%, em 2021. Também ainda não se chegou aos níveis de 2019, que era de 76,9%.
IMPACTO DO COVID-19
A pandemia do Covid-19 prejudicou a grande maioria dos setores econômicos mas, alguns deles acabam por sofrerem mais. No caso da indústria de calçados, o baque foi maior, com queda de 19% no ano de 2020. As projeções são de retomada total no setor, apenas no ano de 2025, na cenário mundial.
Já no Brasil, os impactos foram menores, e as projeções para o setor são melhores. No ano de 2020, a queda na produção foi de 18,4%, totalizando 734 milhões de pares. Já no ano de 2021, o crescimento foi de 8,9%, e para o ano de 2022, as projeções são de 2,7% de crescimento, ainda não batendo os indicadores pré pandemia.
E-Commerce
De acordo com a Abicalçados, no ano de 2022, o e-commerce já representa 30% das vendas do setor calçadista. Este cenário foi acelerado devido a pandemia, que proporcionou grandes crescimentos nos canais online. No ano de 2020, o aumento das vendas de calçados no e-commerce foi de 69%, e em 2021, de 7,4%. Tais valores fazem com que as vendas no brasil cheguem na casa dos 30%, valor semelhante ao dos Estados Unidos, com 34%, e Europa, com 33%.
Variações de porcentagem de faturamentos
No período analisado de 2014 a 2020 o E-commerce apresentou um crescimento superior à sites, ao setor de varejo e ao PIB do país.
Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, vender calçados online tem sido um negócio lucrativo e, do E-commerce feminino, o setor calçadista se encontra no 3º mais comprado, atrás de livros e artigos de moda.
EXPORTAÇÕES
De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), o Brasil é o vigésimo quarto maior exportador de calçados do mundo. O valor da exportação brasileira de calçados em 2020 foi de US$ 658 bilhões, uma queda de 32,3% em comparação com 2019, devido tanto a queda da produtividade com a Covid, como a desvalorização do Real.
Os Estados Unidos é o maior mercado de exportação para os calçados brasileiros, responsável por aproximadamente 25% das exportações. Já na América do Sul, a Argentina, Paraguai e Colômbia são os principais destinos, representando, respectivamente, 12,8%, 4,5% e 3,5% do total exportado.
O mercado europeu também é importante para a exportação brasileira de calçados. A França é o maior importador de calçados brasileiros na Europa, respondendo por 6,7% do total exportado. O Reino Unido, Bélgica, Alemanha e Holanda também são destinos importantes para os calçados brasileiros.
Os países listados abaixo, são, segundo o Índice de atratividade para 2021, os melhores países para se exportar no ano vigente.
Para o cálculo do Índice, se leva em consideração:
- Tamanho Brasil: valor, em Dólares, das importações de calçados de origem brasileira;
- Dinamismo Brasil: média entre os valores, em dólares, e o percentual das importações de calçados de origem brasileira;
- Relevância para o Brasil e Mundo: representatividade, em dólares, das importações de calçados a partir da média dos valores importados frente ao de origem brasileira;
- Tamanho Mundo
- Dinamismo Mundo
- Preço médio: média entre os preços médios (US$/Kg) das importações de calçados brasileiros e mundiais;
IMPORTAÇÕES
Já com relação as importações brasileiras de calçados, elas tiveram queda de 4,3% em termos monetários (US$), porém, as importações de pares cresceram 7,5%, em 2021.
Atualmente, Vietnã, China e Indonésia se destacam como origem das importações brasileiras, representando um total de 81,2% das importações em valor, e 88,3% na quantidade de pares, no ano de 2021.
Já a balança comercial de calçados, apresentou crescimento forte em 2021, de 71,3%, frente a 2020. As exportações cresceram 36,8%, enquanto as importações tiveram fortes, quedas, na casa dos 20%.
Um bom superávit é importante para a economia e para o setor, pois dessa forma, mais dinheiro entra na economia do que sai, propiciando o cenário para mais investimentos no setor e maior empregabilidade.
Empregabilidade
No ano de 2021, o setor calçadista teve 266 mil empregos formais, um aumento de 26,8 mil, frente a 2020, inclusive, já recuperando a quantidade de postos de trabalho do pré pandemia. Tal recuperação é sustentada pelo aumento forte das exportações, o que gerou mais desafogo ao setor. Vale ressaltar que esta é a primeira vez em que o setor apresenta cenário positivo de geração de empregos, desde 2016.
Já o estado que possui maior participação no setor, é o Rio Grande do Sul, com maior número de empresas (33,5%) e de volume de emprego (28,5%); seguido pelo estado do Ceará na empregabilidade, com 23,1% dos postos de trabalho no Brasil, e São Paulo, com relação a quantidade de empresas, com 29,3%.
Competitividade nacional
Entrantes Potenciais – Alta
Por demandar um alto investimento em operação e maquinário o setor de calçados, no que tange indústria, apresenta uma barreira de entrada elevada, apesar da mão de obra barata.
Já para marketplaces online, os investimentos são mais baixos, tornando a barreira menor.
Produtos Substitutos – Alta
O mercado de calçados, como um todo, apresenta a característica de fácil substituição por parte do consumidor final.
Poder dos Fornecedores- Média
Ao comprar os produtos em escala, o empreendedor pode adquirir uma maior margem de negociação, além do fato de que a matéria prima fornecida pode ser adquirida por mais de um fornecedor.
Poder dos Compradores – Média
O lojista tem um poder de barganha intermediário, que varia segundo as variáveis de mercado. O poder de branding da marca e a demanda pelo consumidor final são pontos que podem ajudar a driblar eventuais dificuldades.
Rivalidade entre players – Alta
Devido à facilidade de troca do produto e às altas quantias investidas em marketing e propaganda
OPORTUNIDADES
O mercado de calçados, traz consigo uma alta taxa de crescimento em toda parte do globo. Com isso, conseguimos observar diversas oportunidades no setor, que podem por vezes serem utilizadas como estratégias de penetração no mercado.
Mercado de Exportação
O mercado de exportação de calçados, apesar de altamente complexo, se mostra interessante para o setor e a depender da negócio a empresa pode vir a se beneficiar por questões cambiais, vale a ressalva que para a implementação desse modelo de negócios o gestor deve estar altamente preparado para essa empreitada.
Escalonamento através do meio digital
O mercado de moda se mostra fortemente ligado à e-commerces, e isso traz consigo uma grande oportunidade de escalonamento, possibilitando uma expansão rápida de qualquer marca à todo o Brasil.
Marketing de Influência
O setor de moda se mostra como um dos setores com maior fit com o marketing de influência, fazer uso dessa estratégia tende a acelerar resultados e aumentar a penetração da marca no mercado.
Construção de Marca
O sucesso de uma marca nesse mercado se correlaciona com a efetividade com a qual a marca é construída e com a conexão que é impressa para com o cliente final, portanto, é de suma importância a atenção à esse pilar dentro da organização.
AMEAÇAS
Ainda que existam diversas oportunidades, como em todos os setores, ameaças que podem comprometer a evolução da área também existem. Sendo assim, é importante estar atento às possíveis mudanças relacionadas a estes tópicos para manter o sucesso na área.
Mercado altamente competitivo
O mercado da moda se destaca por uma forte concorrência entre seus players, sejam eles dos mais variados portes, as marcas envoltas nesse setor tendem a apresentar dificuldades em se diferenciar das demais concorrentes e em decorrência disso acabam tendo que entrar em uma guerra por margem
Dificuldades logísticas
A logística nesse setor pode ser um fator diferencial, ou uma grande dor de cabeça para o gestor, grandes redes em geral conseguem apresentar um maior grau de maturidade no tocante à logística, porém o mesmo não se repete em redes de menor porte, demandando assim uma maior atenção à esse ponto.
Qualidade de produto e padronização
Assim como a logística, a qualidade final do produto pode se tornar uma grande pedra no sapato do gestor, não apenas ao ponto de alcançar a qualidade, mas também no ponto de que essa qualidade deve ser mantida, fornecedores e processo de produção são parte essencial ao analisar esse ponto.
Relacionamento com o consumidor final
Esse é mais um ponto que deve ser tratado com muita atenção, a comunicação da empresa precisa estar muito alinhada e funcionar de forma assertiva para que a marca possa de fato alçar voos ainda maiores e trazer consigo sempre uma base fiel de compradores.
TENDÊNCIAS
Omnichannel
Tendência não só no universo de calçados, a abordagem de vendas multicanal vêm sendo bastante utilizada no comércio. Com cada vez mais usuários emergidos nas tecnologias digitais, a jornada do consumidor pode passar por vários pontos de contato, como site, redes sociais, anúncios, e-mail, entre outros.
Fast Fashion
Uma tendência que tem crescido em todo o setor de moda, é a capacidade da indústria replicar peças de alto padrão, porém na realidade, as peças possuem qualidade reduzida e se desgastam mais rapidamente, e são vendidas por preços bem baixos, o que gera maior frequência de consumo.
Personalização do pedido
Em muitos sites das principais companhias, a possibilidade do usuário personalizar o modelo de seu sapato já é real, onde o usuário pode escolher a cor de cada peça que compõe a peça, tornando o modelo único.
Marketing de influências
As parcerias com influenciadores para alavancamento do marketing teve uma variação de +16,4% entre os anos de 2019 e 2020. Essa tendência se evidencia à medida que as vendas via influencers aumentaram 670% entre as black fridays de 2019 e 2020.
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