ANÁLISE MACROECONÔMICA
PANORAMA BRASIL X MUNDO
Em janeiro de 2022, informações da ABIHPEC indicaram que a estética é um dos ramos mais rentáveis no Brasil e evidenciam um crescimento de 567%, com o envolvimento de aproximadamente 480 mil profissionais. É interessante observar também que os salões de beleza são o segundo setor com um maior número de empresas ativas no país, com um total de 790 mil empreendimentos.
O jornal Estado de São Paulo realizou uma análise sobre o setor de estética e descobriu que, em 2022, a quantidade de CNPJs abertos na área da estética só em junho cresceu 28,5% em comparação com o mesmo mês em 2020 e 4,4% em relação à 2021, totalizando mais de 11 mil aberturas apenas no período e atingindo uma impressionante marca de mais de 790 mil empreendimentos no país, sendo o segundo setor com mais estabelecimentos ativos no Brasil. É importante lembrar que essa categoria inclui os serviços estéticos diversos: cuidados com as unhas, limpeza de pele, maquiagem e depilação.
Segundo o Grand View Research, o mercado global de estética deve atingir US$ 124,7 bilhões até 2028, com previsão de aumento de 9,8 % em taxa de crescimento anual composta (CAGR) entre 2021 até 2028. O Brasil é o terceiro maior mercado desse setor no mundo, seguindo-se apenas os Estados Unidos e a China. Conforme relatado pela Associação Brasileira da Indústria Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – ABIHPEC -, o setor movimentou mais de R$ 47,5 bilhões e as perspectivas para os próximos anos são altamente positivas.
O mercado de estética, em todo o mundo, não para de crescer. Sendo, em geral, um mercado concentrado em cerca de 94% em mulheres, observamos os Estados Unidos como primeiro no ranking quantitativo de procedimentos cirúrgicos em 2020, seguido do Brasil, Rússia, México e Alemanha.
Os hospitais são a principal instalação de ocorrência de procedimentos estéticos, com 43,8%. Nos Estados Unidos, entretanto, os consultórios e centros cirúrgicos independentes são utilizados com maior frequência.
INDICE
Panorama Brasil X Mundo
Expansão do Setor
Índices do Setor
Fusões e Aquisições
Análise dos Players
Perfil do Consumidor
Subnichos
Covid x Setor
Investimentos no Setor
imp X Exp
Big Picture
5 Forças de Porter
Oportunidades
Ameaças
Tendências
Highlights
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Com crescimento expressivo para os próximos anos, podemos observar a grande expansão de mercado, tanto do setor de estética, quanto do mercado de injetáveis:
O Brasil é o 2º país com maior quantidade de procedimentos estéticos realizados, sendo, em 2020, um número total de 1.929.359. Destes, 1.306.962 foram cirúrgicos, o que representa 67,7%, com os demais relacionados à procedimentos não cirúrgicos. Os procedimentos mais comuns de serem realizados são:
De acordo com o relatório “Perspectivas de Mercado de Estética no Brasil 2021”, publicado em agosto de 2020 pela empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International, o relatório prevê que o setor deve crescer a um ritmo mais lento de 2021 a 2025, devido à deterioração da economia brasileira causada pela pandemia de COVID-19. No entanto, devido ao aumento da demanda por tratamentos estéticos, o mercado deve crescer a um CAGR (taxa composta de crescimento anual) de 4,7%.
O segmento de tratamentos não invasivos de estética deve continuar a impulsionar o crescimento do mercado de estética no Brasil nos próximos anos. A demanda por tratamentos minimamente invasivos como preenchimento facial, laser, dermoabrasão e luz pulsada deve continuar a crescer. O relatório também destaca a tendência crescente da automedicação estética, que deve impulsionar o mercado de produtos de cuidados pessoais de estética. Devido às mudanças nos hábitos de consumo, as empresas de estética também estão oferecendo serviços online, como consultas online e kits de cuidados pessoais.
De acordo com a Associação Brasileira de Estética (ABRE), o mercado de estética no Brasil deve crescer cerca de 5,9% ao ano entre 2021 e 2022, resultando em um faturamento anual de R$ 11,3 bilhões. Em 2022, a indústria de estética abrangerá aproximadamente 370 mil estabelecimentos, incluindo salões de beleza, clínicas de estética e serviços de saúde estética.
O setor de beleza e cuidados com a pele está entre as principais áreas de atuação da indústria de estética brasileira, com uma fatia de mercado de 48,5% em 2022. Os serviços de manicure e pedicure ocupam o segundo lugar, com uma participação de mercado de 24,3%, seguidos por maquiagem (7,1%) e tratamentos estéticos faciais (6,9%).
Os valores cobrados por serviços de estética no Brasil variam de acordo com o serviço e o local de realização. Um estudo da Associação Brasileira de Estética e Cosmética (ABEC) mostrou que, em média, um tratamento de limpeza de pele custa R$ 95,00, enquanto o peeling custa R$ 150,00. Os procedimentos de maior custo são os de cirurgia plástica, como a lipoaspiração, que pode chegar a custar R$ 20.000,00. Além disso, a massagem terapêutica custa, em média, R$ 150,00.
EXPANSÃO DO SETOR
Empresas de beleza chegam à bolsa de valores
A robustez do setor de beleza ficou em evidência quando a Espaçolaser (ESPA3) lançou recentemente seu IPO, levantando mais de R$2,5 bilhões com sua oferta inicial de ações.
A empresa estima que quase 70 milhões de pessoas no Brasil sejam adeptas de alguma forma de depilação, mas apenas 5% desse público opta pelo laser, mostrando como esse segmento pode crescer no país, haja vista que em outros países, como a Espanha, a depilação a laser já representa 50% do mercado.
O crescimento da Espaçolaser tem sido impulsionado pela abertura de franquias, que representam cerca de 34% das suas unidades. Dados divulgados até setembro do ano passado mostram que a rede faturou R$952 milhões.
Com os recursos levantados no IPO, a empresa pretende se expandir ainda mais por todas as regiões do país e melhorar sua relação com franqueados, oferecendo mais suporte, capacitação e tecnologia de ponta.
ÍNDICES DO SETOR
Saldo Empregatício
A quantidade de admissões e demissões, bem como seu saldo, são informações importantes que ajudam a entender a dinâmica do setor e seus resultados. No ano de 2021, o setor de “Atividades de estética e outros serviços de cuidado com a beleza” possuiu 39.143 admissões e 29.934, obtendo um salgo empregatício expressivo de 9.209 pessoas.
Já no ano de 2022, a diferença entre as admissões e desligamentos, ainda que positiva, foi um pouco menor:
Quantidade de Empresas
Analisando o CNAE de “Atividades de estética e outros serviços de cuidado com a beleza”, observamos a dinâmica dos players brasileiros:
Franquias
As franquias de saúde, beleza e bem estar, que incluem empresas como Espaço Laser, Emagrecentro e Sobrancelhas Design, é um dos segmentos mais impulsionadores do franchising brasileiro. Apenas dentro das franquias, o setor movimentou, em 2021, quase R$ 39 bilhões, com crescimento de 10,4% na quantidade de unidades de franquia, quando comparado ao ano de 2020.
Segundo o site da ABF, Associação Brasileira de Franchising, o faturamento acumulado dos últimos 12 meses do segmento foi:
FUSÕES E AQUISIÇÕES
Avon e Natura
A maior fusão e aquisição do ramo da estética e beleza, no Brasil, aconteceu em 2020, na incorporação da Avon à Natura&Co. Em 2019, a Natura, uma das maiores empresas brasileiras de cosméticos e produtos de beleza, adquiriu a Avon, a líder mundial em vendas diretas de cosméticos, por US$ 2,7 bilhões. Este acordo uniu duas das maiores empresas de beleza do mundo e permitiu à Natura acesso a novos mercados, além de fortalecer sua posição na América Latina.
L’oreal e Skinbetter Science
Em Setembro de 2022, a L’oreal concluiu a aquisição da Skinbetter Science, marca norte-americana de cuidados com a pele que é conhecida por formular produtos inovadores com ingredientes ativos para combater o envelhecimento, hidratar, limpar, esfoliar e proteger do sol.
ANÁLISE DOS PLAYERS
Cinco empresas concentram 47,8% do mercado brasileiro, de acordo com o mesmo relatório: Natura & Co, seguida por grupo Boticário, grupo Unilever, grupo L’Oréal e Colgate-Palmolive Co. Já o número de empresas registradas na Anvisa em 2018 era de 2.794, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).
No que tange os players, é importante salientar o grande crescimento do setor de estética dentro do franchising brasileiro, com diversas filiais de modalidades como emagrecimento, procedimentos estéticos e depilação a laser. O setor de saúde, beleza e bem estar teve crescimento de 20,1% na quantidade de franquias quando comparamos o 2º trimestre de 2021 e a mesma época de 2022.
PERFIL DO CONSUMIDOR
O perfil do consumidor de estética é definido por:
Idade
O perfil do consumidor em estética pode variar amplamente, abrangendo todos os grupos etários. No entanto, o maior grupo de consumidores é composto por mulheres entre 25 e 44 anos.
Gênero
Mulheres são os principais consumidores de serviços de estética.
Renda
O consumidor de estética é geralmente de classe média alta ou alta.
Localização
A maioria dos consumidores de estética está localizada em grandes centros urbanos.
Motivação
Os consumidores de estética são motivados por um desejo de melhorar a aparência e a autoestima. Eles também buscam relaxamento, bem-estar e saúde.
Busca por depilação a laser aumenta entre público masculino
Segundo a Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), o segmento de beleza masculina brasileiro é considerado um dos mais inovadores do mundo. E como uma das responsáveis por uma grande parcela da demanda por procedimentos estéticos, está a depilação a laser, dentro de um mercado que movimenta R$ 32 bilhões por ano, segundo a Associação Brasileira de Franchising, ABF.
Já em pesquisa de mercado realizada pela Espaçolaser em 2021, a procura pelo procedimento cresceu para 5,0%, frente aos 69 milhões de brasileiros que realizam o procedimento de depilação, e não apenas entre o público feminino.
O movimento, percebido também pela Espaçolaser – maior empresa de depilação a laser do mundo -, teve um aumento significativo nos últimos três anos, com crescimento expressivo: cerca de 40 mil homens passaram a realizar o tratamento na rede, registrando uma variação de mais de 3%. Mesmo com a alta procura pelo procedimento por mulheres, hoje os homens já ocupam quase 10% da base total de clientes da companhia.
Além do aumento da demanda pelo público masculino, a mudança de comportamento do consumidor também é perceptível ao longo dos anos, uma vez que os homens entenderem que já realizam a depilação ao tirar pelos do nariz, orelha e barba, com frequência. Em 2018, as áreas mais procuradas por homens eram barba, tórax e costas. Contudo, após perceberem a eficácia e praticidade do procedimento, foi identificado um aumento pela procura do procedimento nas regiões da virilha (com a maior variação, registrando um aumento de 7,44%), abdômen, ânus, costas e tórax.
Buyer Personas
Para melhor entendimento dos vários perfis dos consumidores, exemplificaremos com diferentes buyer personas, já que o público do setor é extremamente amplo e está sempre em expansão, atingindo novos públicos.
As personas representam diversos perfis de consumo, em busca de compreender vários tipos de público diferentes entre si e com interesses também distintos, dessa forma, fica visível que o mercado é extremamente amplo e possibilita diferentes abordagens de produtos e procedimentos.
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SUBNICHOS
Maquiagem
No 1º semestre de 2021, a categoria de maquiagens foi destaque, registrando um crescimento de 20% nas vendas ex-factory. Vendas de produtos de maquiagem como unhas, lábios, rosto, olhos e outros tiveram um aumento significativo.
Cuidados com a pele
O setor de skincare de janeiro a outubro de 2020 teve um crescimento significativo de mais de 160% nas vendas, de acordo com a ABIHPEC. Comparando com os números do mesmo período em 2019, o setor trouxe resultados expressivos ao início da pandemia, reforçando seu potencial de crescimento no mercado.
Estilismo
Os brasileiros investem cada vez mais em cuidados com os cabelos e isso se reflete nas vendas: enquanto a alta nos shampoos foi menos de 1%, os produtos de tratamento capilar cresceram 5,8% em 2021.
Manicure e Pedicure
A indústria da beleza tem crescido rapidamente no Brasil, com mais de 11 mil novos estabelecimentos abertos desde junho de 2020, incluindo salões de beleza com manicures, pedicures e cabeleireiros. Isso representa um aumento de 28,5% no período de um ano, sendo 4,4% maior que o mesmo período do ano anterior. Desde 2020, foram abertos mais de 343 mil estabelecimentos, tornando o regime brasileiro o quarto maior mercado de beleza do mundo.
Depilação
Durante a pandemia, os serviços de depilação a laser energizaram o setor de franquias, liderando o crescimento de 8,8% no 1º trimestre de 2022, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising. A depilação a laser pode ser considerada o método de se livrar dos pelos de forma duradoura e segura, o que explica o seu sucesso no período de reativação do setor.
Tratamentos corporais
Os gastos dos consumidores em serviços de salão de beleza, spa, massagens e outros procedimentos de bem-estar em 2021 tiveram um aumento de 47,2% em comparação com o ano de 2020. Segundo a Credicard, o aumento de faturamento em dezembro de 2021 foi o mais expressivo do ano, atingindo o mesmo valor de crescimento em relação ao mesmo mês em 2020. Estes investimentos refletem a preocupação dos brasileiros com relação ao cuidado pessoal.
COVID X SETOR
Com a chegada da Covid-19 e, consequentemente, o isolamento social, o setor de estética foi afetado de duas maneiras diferentes: Por um lado, pelo distanciamento, empresas como salões de beleza obtiveram grande perda no faturamento, e, por outro, a diminuição de outros tipos de gastos (como de transporte), possibilitou o investimento das pessoas de se cuidarem de casa, visto que se incomodaram mais com aspectos de pele e rosto.
Segundo o SEBRAE, nove em cada dez micro e pequenas empresas do setor de serviços para beleza afirmam ter perdido faturamento por conta das medidas de isolamento social, com média de perda de faturamento de 57%.
Apesar da retração, as estratégias de paralização de atividades e descontos agressivos, bem como a demanda reprimida após o isolamento social, foram fundamentais para elevar os números do setor, de maneira geral.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o ano de 2020 obteve crescimento de 5,8%, mostrando que, apesar da grande crise econômica e social advinda da pandemia, o mercado de estética se mantém como um dos mais promissores do Brasil, uma vez que o consumidor brasileiro considera os produtos e serviços de estética são indispensáveis.
INVESTIMENTOS NO SETOR
Empresas de beleza chegam à bolsa de valores. A Espaço Laser vem registrando um crescimento exponencial ano a ano, alcançando a incrível marca de 3,6 milhões de clientes, com cada vez mais lojas e faturamento, como mostra o gráfico abaixo:
IMPORTAÇÕES X EXPORTAÇÕES
Importações
Segundo o relatório de “Estética: Perfil do mercado brasileiro” da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o Brasil importou US$ 2,35 bilhões em produtos de beleza em 2019. O número de importações aumentou 13,2% em relação a 2018.
Os principais fornecedores de produtos de estética para o Brasil foram a França (22,8% do total importado), os Estados Unidos (13,3%), a Alemanha (11,3%), a Itália (8,7%) e a Espanha (7,9%). Os principais produtos importados foram cosméticos, perfumes, artigos de toalete, produtos de higiene pessoal e produtos de cuidados com a pele.
O relatório também destaca que a maior parte do valor das importações brasileiras de produtos de estética (cerca de 70%) foi destinado ao abastecimento de empresas do setor, enquanto o restante foi destinado à venda de produtos para o consumidor final.
Exportações
De acordo com os dados da Abihpec, a exportação de produtos de estética no Brasil cresceu 16,8% em comparação ao ano anterior, alcançando um valor de US$ 731 milhões em 2020.
Os principais destinos para os produtos brasileiros de estética foram os Estados Unidos, com US$ 244 milhões, seguido de Argentina, com US$ 111 milhões, e do Chile, com US$ 97 milhões. O setor de cosméticos foi o maior contribuinte para as exportações do setor, com US$ 623 milhões, seguido dos produtos de higiene pessoal, com US$ 108 milhões.
Os dados da Abihpec também mostram que o setor de estética brasileiro experimentou um aumento significativo na exportação nos últimos cinco anos, com um crescimento de 122,3%, de US$ 325 milhões, em 2015, para US$ 731 milhões, em 2020.
Big Picture
Mercado mundial concentrado em cerca de 94% em mulheres
Cinco empresas concentram 47,8% do mercado brasileiro
O Brasil é o 2º país com maior quantidade de procedimentos estéticos realizados
Brasil importou US$ 2,35 bilhões em produtos de beleza em 2019
O mercado de estética no Brasil deve crescer 5,9% entre 2021 e 2022
Os principais destinos para os produtos brasileiros foram os EUA, Argentina e Chile
ANÁLISE INTERNA DO SETOR
5 FORÇAS DE PORTER
Entrantes Potenciais – Média
Existem algumas barreiras de entrada para o mercado de estética: é necessário ter uma licença para atuar como profissional de estética. Além disso, é preciso investir em equipamentos e materiais de qualidade e em publicidade para se destacar da concorrência.
Produtos Substitutos – Alta
Existem inúmeros produtos substitutos disponíveis para os clientes que desejam adquirir serviços de estética, como salões, spas, clínicas de estética, entre outros.
Poder dos Fornecedores- Baixa
Os fornecedores têm pouco poder no mercado de estética devido à elevada disponibilidade de materiais e serviços necessários para o funcionamento de um negócio de estética.
Poder dos Compradores – Alta
Os compradores do mercado de estética têm muito poder, pois existem muitos fornecedores que oferecem serviços similares, o que permite que os compradores possam comparar preços e escolher o fornecedor que melhor atenda às suas necessidades.
Rivalidade entre players – Alta
A concorrência é intensa pois há inúmeros estabelecimentos oferecendo serviços similares. Os preços praticados são um dos fatores mais importantes para que os clientes escolham um estabelecimento em detrimento de outro.
OPORTUNIDADES
O estética é marcado por grandes oportunidades, mesmo com todas as perdas causadas pela pandemia. A pandemia obrigou o segmento a evoluir, o que abre portas para desafios e oportunidades.
Expansão do mercado internacional
O Brasil é o terceiro maior em produtos lançados no mercado global, depois de Estados Unidos e China. As criações brasileiras são exportadas para 174 países, segundo o Ministério da Economia e a Secretaria de Comércio Exterior, sendo a Argentina responsável por quase um quarto (24,8%) do valor exportado em 2020.
Aumento da demanda
A demanda por produtos e serviços vêm crescendo cada vez mais, sendo observado crescimento expressivo de 73% no ano de 2021, o que mostra grande reaquecimento do mercado, acompanhado, também, do crescimento de empregos durante o período.
Disponibilidade de novas tecnologias
Novas técnicas construtivas, materiais e tecnologias estão sendo usadas no mercado residencial com objetivo de reduzir custos e tempo nas obras. Com isso, as construtoras podem trabalhar mais rapidamente e com maior precisão, garantindo menor retrabalho e um resultado final melhor.
AMEAÇAS
Apesar dos avanços em tecnologia de construção e soluções de inovação, o setor de construção civil ainda enfrenta algumas ameaças para sua saúde a longo prazo. Estas ameaças incluem a desaceleração do crescimento econômico global, o aumento dos custos de matérias-primas e a rápida mudança nas regulamentações ambientais.
Crescimento do mercado informal
O crescimento do mercado informal representa uma grande ameaça para o mercado de estética, pois os profissionais desse setor não oferecem serviços de qualidade garantida. Isso significa que os clientes podem estar expostos a diversos riscos como infecções, danos a pele ou ainda resultados insatisfatórios, prejudicando a experiência deles e a imagem da estética. Além disso, a prática do mercado informal também pode prejudicar diretamente os profissionais formais, pois ela gera prejuízos econômicos a eles, fazendo com que parte desse mercado não seja tão lucrativo.
Desrregulação
O setor de estética enfrenta o risco de ser aberto a práticas desonestas e não éticas, pois não existem leis ou regulamentos para regular o setor. Isso significa que os serviços oferecidos podem não ser seguros ou eficazes e, portanto, não oferecer os resultados desejados.
Aumento da concorrência
A aumento da concorrência no mercado de estética é um grande desafio para as empresas estabelecidas. É importante que elas identifiquem formas de se diferenciar, a fim de atrair e reter clientes. As empresas devem se esforçar para oferecer serviços de qualidade superior e garantir que os pacotes oferecidos sejam competitivos em relação aos preços praticados pelos concorrentes. Além disso, é importante que as empresas se preocupem com a satisfação dos clientes, oferecendo serviços de atendimento ao cliente de qualidade. Outra estratégia importante para enfrentar a concorrência no mercado de estética é investir em publicidade eficaz. A publicidade tem o poder de ajudar a criar marcas fortes e promover os serviços oferecidos. Além disso, as empresas devem sempre estar atentas às tendências do mercado e aos novos produtos, a fim de manter-se competitivas.
TENDÊNCIAS
Iniciando com as tendências quantitativas, observamos um crescimento expressivo do mercado de estética em todo o mundo. Segundo a Brandessence Market Research, o mercado possui taxa de crescimento anual (CAGR) de 10,8% até o ano de 2027, chegando a um total de US$ 19,01 bilhões.
Com o crescimento contínuo do setor de estética, assim como sua demanda e o lucro das empresas, um movimento de cirurgias e procedimentos realizados em locais sem a qualificação necessária também aumentou.
Por isso, órgãos regulatórios em todo o mundo estão em busca de limitar a realização de procedimentos, impondo restrições para as más práticas. Nos Estados Unidos, por exemplo, a OSHA (Administração de Segurança e Saúde Ocupacional) reprimiu o botox falso e barato, com multas de até US$ 125.000
Novos procedimentos
Observamos, durante os últimos anos, uma grande tendência para realização de procedimentos mais naturais e cada vez menos invasivos. Para 2023, alguns procedimentos, principalmente para rejuvenescimento, vêm sendo grandes apostas dos esteticistas:
Ultraformer: Aumento da produção de colágeno;
Laser Fotona: Atua como mini lifting para rejuvenescer a pele;
Fios de PDO: técnica de lifting facil;
Produtos destinados ao público masculino
Segundo a Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), o segmento de beleza masculina brasileiro é considerado um dos mais inovadores do mundo. E como uma das responsáveis por uma grande parcela da demanda por procedimentos estéticos, está a depilação a laser, dentro de um mercado que movimenta R$ 32 bilhões por ano, segundo a Associação Brasileira de Franchising, ABF.
Segundo uma pesquisa realizada pela agência de publicidade J. Walter Thompson, JWT, com americanos e ingleses, os cosméticos estão cada vez mais presentes na realidade masculina:
Cada vez mais homens investem em cuidados com a estética. Dados da ABIHPEC mostram que 54% dos brasileiros frequentam salões de beleza com frequência. O número de serviços oferecidos também vem crescendo, indo desde massagens à tratamentos capilares, faciais, depilação e cirurgias plásticas.
Os procedimentos estéticos direcionados ao público masculino ajudam não só a melhorar a autoestima, mas também a qualidade de vida. Além disso, eles são fundamentais para tratar questões como calvície, acne, flacidez e até melasma. A cirurgia plástica também está ganhando espaço nesse nicho, como lipoaspiração e lifting, mas destacando as terapias capilares, harmonização facial e depilação, que se mostram como os serviços mais procurados.
Dessa forma, os homens podem contar cada vez mais com alternativas que ofereçam segurança e uma ótima performance. É importante que os serviços sejam feitos por profissionais experientes para garantir resultados satisfatórios, influenciando diretamente no embelezamento do corpo e na melhora da saúde em geral.
Diversidade
O mercado de estética mudou sua abordagem, personalizando cada atendimento de acordo com as necessidades de cada cliente. A procura por profissionais especialistas em diversas áreas está crescendo, permitindo que eles se tornem referência em nichos antes negligenciados. Esta diversidade de nichos e atendimento individual, possibilitou uma visão mais aprofundada das necessidades estéticas.
Sem Rush
Para a análise de tendências é importante, também, entendermos quais as principais buscas na internet que estão relacionadas ao termo “procedimentos estéticos”, evidenciando as demandas dos consumidores que buscam por este tipo de setor. Analisando o SEM RUSH, plataforma de marketing digital, observamos as principais variações dessa palavra chave, bem como as principais perguntas:
Desenvolvimento de produtos de skincare
Durante a pandemia da Covid-19, o hábito de cuidar da pele ganhou força no mercado de estética brasileiro. Isso se deve ao distanciamento social, que exige conversas por vídeo, e ao uso contínuo de máscara, que pode causar irritação na pele. Os cuidados com a pele são associados com práticas relaxantes e de bem-estar.
A ABIHPEC observou um crescimento de 30,9% nas vendas de produtos de skincare entre janeiro e outubro de 2020, em comparação a 2019 (9,4%). Elas estão explorando o mercado online e apresentando produtos cruelty-free, veganos, com poucos componentes químicos e baseados em sustentabilidade.
HIGHLIGHTS
“O setor de estética é um mercado muito forte no país, com grande expansão nos últimos anos e perspectiva de crescimento acelerado para o futuro. A grande alavancada do setor nos últimos anos torna o Brasil como um dos principais polos mundiais de procedimentos estéticos, principalmente para os minimamente invasivos, possuindo forte influência, também, no comércio exterior e importação e exportação.
Apesar da concentração de quase 50% do mercado em 5 empresas, a grande quantidade de novas empresas no ramo, principalmente no ramo de franchising, mostram que o mercado está ficando cada vez mais pulverizado, sendo necessário estar buscando diferenciações frente aos seus concorrente, sempre se atualizando das principais tendências de mercado para se destacar.”
Luana Carvalho – Business Manager
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