Cervejas Artesanais

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ANÁLISE MACROECONÔMICA

VISÃO GERAL

Se tratando da distribuição de cervejarias pelo território continental do Brasil temos uma extensão de 8.516.045 km² e com 1.209 cervejarias.

INDICE

Introdução

Padrão

Plano de saúde
Pandemia
Emprego
Consumidor
Fusões e Aquisições
Imp x Exp
Investimentos no setor
Expansão
Top 5 empresas
Número de empresas
Tendências
Aplicativos
Highlights
Fim
  • A relação território/cervejarias demonstra a proximidade que a população tem em relação aos locais de produção, neste ponto o Rio de Janeiro tem a maior concentração de cervejaria, com uma a cada 561 km².

    Destacam-se também os estados de Santa Catarina e o Distrito Federal.

    A cerveja continua sendo o produto mais registrado no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) alcançando o número de 9.950 registros, bem a frente do segundo lugar, polpa de fruta, com 2.535, e dos demais.

    A cerveja, em 2017, alcançou a marca de 5 mil novos registros, em 2018 o número chegou perto de 6.700 e a quase 10 mil em 2019.

Avaliando os ambientes interno e externo, conclui-se que a entrada no mercado cervejeiro, desde que planejada, há mais oportunidades e pontos fortes, do que barreiras e dificuldades. O mercado é promissor, a busca pelo produto vem crescendo gradativamente, a valorização do processo artesanal tem chamado a atenção dos apreciadores da bebida, justamente pela possibilidade de especificação do seu sabor.

Já como pontos negativos, existe a possibilidade do consumidor optar por um produto substituto, por não poder pagar pela bebida artesanal que apresenta um valor mais elevado do que as tradicionais, por exemplo. Além da concorrência acirrada, por ser um produto fácil de produzir, há uma grande diversidade de sabores especiais e novas descobertas a cada dia. Mesmo assim, a qualidade do produto oferecido é a maior estratégia.

O Estado de São Paulo tem alto potencial de crescimento de produção, porém ainda se faz necessário elevar o consumo da bebida por habitante, e uma das apostas feitas para que isso ocorra, é a expansão do mercado da cerveja artesanal.

De acordo com o IBGE, o Brasil conta hoje com uma frota aproximada de 107.948.371 veículos automotivos distribuídos por todo o território nacional. A expectativa, segundo dados da ANFAVEA, é de que o país tenha um aumento significativo de:

Distribuição do número de cervejarias por município:

Número de cervejarias por ano:

Fontes: CerveBrasil; Abrab; Sindicerv; Abracerva.

Número de cervejarias por estado:

Fontes: CerveBrasil; Abrab; Sindicerv; Abracerva.

Número de cervejarias por estado:

Fontes: CerveBrasil; Abrab; Sindicerv; Abracerva.

Registro de produto para cerveja por ano:

Fontes: CerveBrasil; Abrab; Sindicerv; Abracerva.

Fontes: CerveBrasil; Abrab; Sindicerv; Abracerva.

Ano de fundação da sua cervejaria

Fontes: CerveBrasil; Abrab; Sindicerv; Abracerva.

Big Picture

1.209
cervejarias
com fábricas próprias.

1,2
Milhões de pontos de venda por todo país

1,6%
Do PIB nacional.

99%
Dos lares são atendidos pela indústria cervejeira

14,1
Bilhões de litros no ano.

R$107
Bilhões de faturamento ao ano (base de 2017)

ANÁLISE INTERNA DO SETOR

5 FORÇAS DE PORTER

Entrantes Potenciais – Alta

Apesar de ser um segmento com players grandes, o mercado de cerveja não é fechado devido ao custo inicial ser acessível, tendo um grande potencial de entrantes.

Produtos Substitutos – Alta

Produtos novos podem surgir a qualquer momento e impactar seriamente no produto que está no mercado.

Poder dos Fornecedores- Média

Tendo em vista a grande quantidade de players similares e a alta capacidade de diferenciação entre os produtos.

Poder dos Compradores – Alta

Devido à variedade de opções, fazendo com que, muitas vezes, a variável preço seja mais importante.

Rivalidade entre players – Alta

Considerando a grande quantidade de estabelecimentos e a constante busca pela diferenciação, podemos considerar que há grande rivalidade entre os players.

OPORTUNIDADES

O mercado de Cervejas Artesanais, traz consigo uma grande taxa de crescimento em toda parte do globo. Com isso, conseguimos observar diversas oportunidades no setor, que podem por vezes serem utilizadas como estratégias de penetração no mercado.

Marca atrelada à cidade da produção

Por ser um setor em crescimento durante os últimos anos porém com pequena taxa de exportação para outas unidades federativas, as cervejas artesanais tende a ser mais consumidas e atreladas  seu local de origem.

Estrutura pequena, montada para expansão

Os estabelecimentos de cervejarias artesanais se iniciam com estrutura pequena por serem, usualmente, empresas familiares, com instalações mais simples e volumes reduzidos.

Produção sob encomenda

Com as cervejarias artesanais, há a possibilidade de produção sob encomenda para seus clientes como, por exemplo, com seu nome próprio, rótulo único e sabor exclusivo, agregando valor para o consumidor no ato da compra.

Produção nichada

Pelo fato de as cervejas artesanais serem produzidas com menor volume comparado às cervejas industriais, torna-se mais fácil a produção para um nicho específico da população, à exemplo de cervejas com baixo teor de gordura, de álcool e também, de produção com novas técnicas de aplicação de lúpulo.

AMEAÇAS

Ainda que existam diversas oportunidades, como em todos os setores, ameaças que podem comprometer a evolução da área também existem. Sendo assim, é importante estar atento às possíveis mudanças relacionadas a estes tópicos para manter o sucesso na área.

Novos entrantes

Como mostrando nas 5 forças de Porter, existe um alto potencial de entrantes no setor de cervejas artesanais, uma vez que o preço de entrada é acessível. Assim, aumenta-se a quantidade de players e, consequentemente, a concorrência.

 

Concorrência regional e nacional

Relacionado com o tópico descrito acima, a concorrência regional e nacional de cervejarias artesanais pode ser considerada uma ameaça devido à quantidade de estabelecimentos dentro do setor.

Tributação alta

Na produção de cervejas, os insumos, normalmente, são provindos de outros países, à exemplo de Estados Unidos e Europa. Os impostos cobrados chegam até 60% do preço da garrafa que é vendida para o consumidor.

As cervejas artesanais custam, em média, 3 vezes mais cara do que as industriais, mas, por serem fábricas de bebidas alcóolicas, as cervejarias artesanais são consideradas macro cervejarias pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e, por isso, pagam os mesmos tributos de cervejarias industriais, mesmo produzindo em menor volume.

TENDÊNCIAS

Queda no consumo, sem paralisá-lo

Em pesquisa feita pelo aplicativo Annie com usuários do sistema Android, 71% das pessoas responderam que sua renda foi ou será impactada pela crise do coronavírus. A diminuição dos recursos entre os consumidores é um óbvio motivador para a queda de consumo.

Consumo mais engajado

Para muitos consumidores, a preferência por comprar de empresas que possuem atuação social, com ações de solidariedade e sustentabilidade, não é algo novo. Mas o número de pessoas que aderiram a marcas com esse engajamento cresceu exponencialmente durante a pandemia.

Uso da tecnologia para compras e consumo

Tecnologia para comprar produtos e serviços online não é novidade. Mas nunca houve antes uma demanda tão grande do consumidor por encontrar aquilo que precisa de maneira digital. Delivery – O sistema de entrega em domicílio chegou para ficar. De olho na qualidade desse serviço, as cervejarias passaram a dar mais atenção às questões de distribuição, transporte e armazenamento dos produtos, de forma que o produto chegue ao consumidor o mais fresco possível.

Mudança na definição de itens essenciais

Unindo as três tendências anteriores, surge uma quarta. O fato do consumidor ter menos dinheiro disponível, sofrer o impacto dos problemas sociais e precisar da tecnologia para pesquisar e comprar faz, assim, com que ele escolha muito bem quais produtos e serviços devem ser consumidos. Os itens essenciais se tornam o foco, muitas vezes, único.

Novos sabores

O mercado de cervejas tem buscado cada vez mais a utilização de novas matérias-primas, tecnologias e insumos, com o objetivo de trazer novos sabores e aromas à bebida. O Brasil está em posição de destaque como fornecedor de matéria-prima, pela grande variedade de frutas disponíveis no país, e também pelos tipos de madeira utilizados no envelhecimento das bebidas.

 

Novos microrganismos

A indústria cervejeira tem investido em novidades na produção. Bactérias e leveduras, antes tratadas como contaminantes, hoje fazem parte do processo de fabricação. Novos microrganismos têm sido testados, criando percepções sensoriais da bebida, que durante muito tempo primou pela tradição em sua fabricação.

As azedinhas vieram para ficar

Muitos especialistas estão cantando essa bola ano a ano. Mas foi em 2020 que as cervejas ácidas realmente despontaram na avaliação. Grande parte das cervejarias têm pelo menos uma opção de cervejas Sours. Na verdade, trata-se de uma grande categoria que engloba vários estilos com acidez elevada! Muitos deles são leves, refrescantes, adicionados de frutas e ideais para o calorão do verão brasileiro. Novidades nessa área são a Imperial ou Double Sours, feitas para ter maior teor alcoólico, e o crescimento das Sours mais complexas.

Saúde é o que interessa

Há alguns anos que o mercado global de cervejas vem enfrentando uma perda de volume. Em parte, por conta de uma preocupação crescente das pessoas com a saúde. O crescimento das cervejas sem álcool e sem glúten, por exemplo, são uma tentativa do mercado recuperar esse público. O sucesso estrondoso da Heineken 0.0% no Brasil deve trazer à tona em breve novas cervejas artesanais sem álcool.

Mercado fitness e nutrição

Cresce a produção de cervejas low carb e sem álcool, para atender a clientes mais conscientes de que o consumo da bebida pode estar atrelado ao conceito de uma vida saudável.

Automatização

O emprego de novos sistemas de produção e de níveis automatizados dos processos de fabricação garante a padronização da bebida, além de minimizar o risco de problemas que possam colocar em xeque a qualidade da cerveja e a saúde do consumidor.

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