Consultoria Q4 2022

ANÁLISE MACROECONÔMICA

VISÃO GERAL

Dentro do tópico de análise macroeconômica, serão abordados diversos pontos, a respeito do mercado, seu tamanho, características e peculiaridades, além de pormenores que venham a ser apresentados mais adiante.

Em reflexo da pandemia, o setor que só vinha a crescer apresentou certo período de recessão, indicando uma perspectiva de incerteza quanto à sua velocidade de recuperação. Com isso, um estudo redigido em 2021 pela KPMG, realizado com 500 CEOs, indicou que somente 45% dos gestores acreditavam que o mercado voltaria ao normal em 2022 e 24% acreditam que o modelo de negócio foi alterado para sempre em função da pandemia. Dessa maneira, o mercado de consultoria é um mercado bastante promissor, tendo em vista que se recuperou mais rápido que as expectativas, mas ainda possui uma grande influência por eventos externos como a pandemia, apresentando certo risco para o segmento.

 

INDICE

1. ANÁLISE MACROECONÔMICA

Tamanho do Brasil X USA

Perfil do Consumidor
Covid X Setor
Adaptações ao Novo Mercado
Players de Mercado
Mudanças de Cenário e Ambiente
Impacto nos Setores em Geral
Cenário Pós 2020
Prioridades do Mercado
Diversificações na Atuação
Big Picture
2. ANÁLISE INTERNA
5 Forças de Porter
Oportunidades e Ameaças
3. TENDÊNCIAS
Necessidades do Segmento
Perspectivas para 2022
Highlights

Tamanho do Brasil X USA

Em 2019, os Estados Unidos foi o país com a maior participação do mercado, movimentando cerca de US$ 71 Bilhões, representando aproximadamente 44,5% do total. Já o Brasil representou cerca de 0,8% do cenário mundial, que soma US$ 1,28 Bilhão. Já em 2020, com os impactos decorrentes da pandemia do Covid-19 estima-se um recuo de 19% em relação ao ano anterior, caindo para o valor de US$ 132 Bilhões. Em contrapartida, o Brasil prevê um crescimento para no PIB de 0,37% para o segmento de consultoria no ano 2023 enquanto em boa parte dos setores o mundo como um todo entra em recessão.

Realidade do Brasil e América do Sul

Na América do Sul é possível se constatar que ao analisar as empresas por tipo e dar enfoque ao segmento de consultoria de gestão e consultoria estratégica é notável o destaque de ambas no setor para o ano de 2018, atestando assim o valor estimado de 1 Bilhão e 790 Milhões respectivamente. Para o Brasil, existem duas principais atividades utilizadas para enquadrar as empresas de consultoria na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), sendo elas: 7020-4/00 (Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica) e 6204-0/00 (Consultoria em Tecnologia da Informação). 

Empresas de Consultoria no Brasil

Considerando o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) de consultorias de gestão é possível se evidenciar uma quantidade total próxima de 90 mil, onde o estado que mais apresenta tal classificação de empresa é São Paulo, que conta com pouco mais de 35 mil consultorias. Vale-se ressaltar que das empresas visualizadas pouco mais de 50 mil são micro empresas.

PERFIL DO CONSUMIDOR

Primeiramente, os serviços são majoritariamente ofertados a outras empresas as quais agregam a necessidade de receber algum tipo de auxílio em determinada área e com isso as consultorias aplicam suas metodologias para sanar tal problemática. De maneira, geral o público agrega empresas que não possuem profissionais com conhecimento técnico para executar determinadas manobras na empresa, ou seja, muitas vezes uma empresa de menor porte. Ademais, para as grandes empresas, tal serviço é adquirido pelo alto nível de especificação da execução da atividade, nível o qual mesmo com conhecimento técnico é mais eficiente solicitar ajuda de um especialista, assim necessitando do auxílio de terceiros para solucionar a situação.

O consumidor de consultoria espera em um primeiro contanto uma sensação de confiança sendo passada pela parte da empresa prestadora do serviço, através da demonstrações de gatilhos de venda como autoridade, para tornar evidente a experiência da empresa e todo o seu conhecimento, assim tranquilizando o cliente. Tal elo de confiança é fundamental, pois um motivo de negação a esse gênero de serviço por gestores é o sentimento de incerteza em abrir sua empresa para terceiros e não poder metrificar a eficácia do investimento.

Outro ponto relevante é a segmentação do público, ou seja, entender se o foco da consultoria é atender empresas de um porte grande, médio ou pequeno, entender se o público vem principalmente de algum segmento específico, entender se em determinado período do ano há mais demanda e se há por que tipo de serviço. Esses fatores tendem a variar dentre os vários nichos de consultoria, portanto devem ser visualizados separadamente.

COVID X SETOR

Indústria Global de Consultoria

Adaptações ao Novo Mercado

Para o segmento de consultoria se recuperar da situação gerada pela pandemia do Covid-19 foi necessário traçar novas estratégias de negócio. Nesse contexto, surgiram cada vez mais demandas de serviços voltados à consultoria em gestão devido ao alto crescimento econômico no mercado europeu, investimentos públicos, a terceirização de operações de back-end para economias de baixo custo e as reformas regulatórias no setor financeiro. Dessa maneira, é esperado que o crescimento econômico mais rápido, venha em conjunto da consultoria digital e a ascensão da globalização impulsionando ainda mais o crescimento.

Ainda no contexto da pandemia, muitas empresas estão constantemente tentando reduzir custos e aumentar sua eficiência para assim transferir os custos economizados para os clientes e assim amenizar o impacto gerado pela grande concorrência que as consultorias tendem a enfrentar. Tal realidade está levando a um aumento da demanda por improvisação de processos voltados aos negócios e consultorias ligadas a eficiência operacional.

ANÁLISE DOS PLAYERS

Ernst Young

N° de funcionários: 366.114

Trata-se da líder global em auditoria, impostos, transações e consultoria.

Deloitte.

N° de funcionários: 460.372

Presta serviços de auditoria, consultoria fiscal, financial advisory, risk advisory, consultoria fiscal.

PWC

N° de funcionários: 270.308

Presta serviços de auditoria e asseguração, consultoria tributária e societária, consultoria de negócios e assessoria em transações.

KPMG

N° de funcionários: 238.036

A KPMG é uma organização global de firmas independentes que prestam serviços profissionais nas áreas de Audit, Tax e Advisory.

Mudança de Cenário e de Ambiente

 

As empresas de consultoria enfrentam um macroambiente com um nível de complexidade cada vez maior no qual devem continuar a prestar a melhor assessoria. Com isso, são as próprias características do setor que tendem a gerar esse tipo de problema. Dessa maneira, tais empresas estão entregando cada vez mais projetos no exterior e até trabalhando como subcontratados de empresas parceiras e independentes. Ademais, entregar projetos de maneira rápida com assertividade e eficácia, juntamente com prazos apertados, orçamentos e preocupações em garantir a satisfação do cliente, é o que torna o mercado e a própria execução do serviço complexa.

Impacto nos Setores em Geral

Apesar de a pandemia ter impactado negativamente vários setores, é esperado que algumas empresas de consultoria aproveitem a onda de alta demanda e cresçam bastante. A partir disso, a tendência é que empresas maiores contratam consultorias para analisar cenários futuros do mercado, entender a viabilidade de novos produtos ou mapear estratégias a serem usadas pela própria contratante Outras empresas podem precisar também de auxílio para digitalizar sua operação que é uma demanda que existe internamente no mercado de consultorias, exibindo assim um leque de possibilidades a serem exploradas pelo segmento.

Cenário Pós 2020

Em 2021 o segmento iniciou uma rápida recuperação e já apresentou melhoras, tendo como sua principal razão a vocação empreendedora no país. Dessa maneira, o Laboratório da Consultoria atestou que 76,7% das novas contratações virão do setor privado, sendo a maior parte taxa de empresas de serviços, correspondendo assim a um acréscimo de 74%.

Tal informação também indica que apesar do bom resultado em quantidade de empreendedores, não há uma condição semelhante quando a realidade é voltada a resultado financeiro, muitas vezes por conta da falta de produtividade e competitividade, assim abrindo margem para a necessidade de ajuda de terceiros, como consultorias.

Prioridades do Mercado

A decorrência das solicitações de empresas por serviços de consultoria, é reflexo do aumento do padrão de qualidade exigido pelo mercado, no consumo de bens ou serviços no geral. Além das pessoas estarem mais conscientes quanto a realização de uma seleção natural das empresas, ou seja, aquelas que não se adaptarem às mudanças serão colocadas de lado e perderão o ritmo de jogo. Com isso, a prioridade para empresas do nicho é procurar maneiras de se reinventar em razão da alta quantidade de concorrentes que foram geradas em razão de toda a demanda, podendo dar foco a efetividade de seus processos, diferenciação de seus serviços e sua estrutura de empresa como um todo.

Diversificações na Atuação

No intuito de se adaptar às novas demandas, tendo em vista a realidade atual, se faz extremamente relevante que ocorra um investimento na digitalização das empresas de consultoria, para assim conseguir competir com mais efetividade em relação aos grandes players. Dessa forma, o mercado brasileiro em geral tende a perder muito caso a digitalização tardia das pequenas consultorias continue acontecendo, em função da dependência das pequenas e médias empresas que por falta de dinheiro para investimento, tendem a recorrer a pequenas consultorias. Ademais, como alternativa para essa situação, se torna uma saída bem mais viável adquirir uma franquia do ramo, com um modelo de negócio e processos já estruturados e validados. O momento atual é uma grande oportunidade para adequação às necessidades do mercado, abrindo margem para crescimento de várias empresas.

Big Picture

Os tópicos listados a seguir apontam os principais dados do mercado de consultoria dos próximos anos, apontando assim o rumo que o mercado vai seguir, indicando de modo geral o seu crescimento.

ANÁLISES INTERNAS DO SETOR

5 FORÇAS DE PORTER

Entrantes Potenciais – Alta

Para o mercado de consultorias focadas em pequenas empresas existem poucas barreiras de entradas considerando que exista o mínimo de know-how, sendo assim de fácil entrada;

Produtos Substitutos – Baixa

Tratando do mercado de consultorias diretamente, não há produto ou serviço que o substitua integralmente de modo geral, então a substituição não é tão impactante;

Poder dos Fornecedores – Baixo

Tratando os fornecedores como os softwares que auxiliam o monitoramento e execução dos serviços de consultorias, existem muitas opções, não sendo uma real dificuldade.

Poder dos Compradores – Alto

Para a realidade dos compradores, existe uma infinidade de consultorias que realizam o básico em relação a gestão e termos ligados a ela, aumentando a cartela de opções do público.

Rivalidade entre players – Alta

Indo de paralelo ao poder dos compradores, a rivalidade entre os players é um fator frequente, já que devido a alta quantidade de players o mercado se torna disputado.

OPORTUNIDADES

No tocante à oportunidades de mercado o mercado de e Consultoria, traz consigo excelentes oportunidades e cabe ao gestor estar atento e preparado para elas.

Demanda em Larga Escala

Com a pandemia surgiram muitos problemas internos nas consultorias em relação a adaptação com a nova realidade. Porém, também surgiram muitas empresas que precisavam de auxílio com questões semelhantes e muitas outras questões que aumentavam a necessidade da contratação profissional para tal resolução. Assim, a demanda por consultorias aumentou e tende a permanecer em alta.

Amplitude no Espaço de Atuação

Com a pandemia houve a necessidade de se adaptar à nova realidade presente e com isso muitas empresas investiram na sua digitalização, ajudando com a nova necessidade, mas também amplificando muitos os resultados por atender uma demanda maior de clientes, tendo em vista as novas formas de contato.

AMEAÇAS

Não somente de oportunidades vive um negócio, e por esse motivo, cabe ao gestor estar atento também às ameaças que o mercado carrega, para que seja possível se prepara e se antecipar a eventuais problemas futuros.

Alta Concorrência

Com o período de instabilidade gerado pela pandemia, surgiu a oportunidade de auxiliar quem precisava de direcionamento em sua empresa. Contudo, isso gerou uma intensificação na quantidade de empresas que realizavam tal tipo de serviço, em reflexo da criação de mais empresas do segmento, assim aumentando a concorrência.

Falta de Diferenciação

Considerando a alta no número de concorrentes para o segmento, é fundamental que haja diferenciação no modo de trabalho da empresa, em seus processos, e na sua área de atuação. Empresas que não se diferenciam acabam por ser substituídas por outras com uma proposta semelhante e uma proposta com valor mais interessante.

TENDÊNCIAS

Em momentos de mudanças no mercado e instabilidade de outras empresas é onde se abrem as portas para guiar os clientes de consultorias para uma saída mais oportuna, já que nesse momento é onde há mais demanda e oportunidade de inovar. Ainda em reflexo do período difícil gerado pela pandemia do Covid-19, as evoluções geradas pela adaptação ao novo mercado contribuíram para a digitalização de método de trabalho, ajudando assim no avanço do segmento e o colocando numa crescente ainda maior

Necessidades do Segmento

Segundo um estudo realizado pelo MIT Technology Review em 2021, foi constatado que 45,7% da empresas brasileiras já estão implementando o processo de transformação digital, 30,5% estão focadas na fase de desenvolvimento e método de abordagem e apenas 1,9% das empresas como um todo não apresentam nenhum plano real de mudança. Contudo, os consultores autônomos e as pequenas consultorias ainda enfrentam alguns desafios ligados a essa realidade, tendo em vista que eles somam 83% do mercado de consultores e conforme indicado pelo Laboratório de consultoria, ainda não estão adequados à nova realidade.

Perspectivas para 2022

Para traçar uma métrica de evolução, ao analisar o grande player de mercado AdopTI, é perceptível que seu resultado em 2021 foi muito promissor, faturando cerca de 35 Milhões de reais em vendas, 90% de crescimento em relação ao ano anterior. Além de que para 2022 as projeções também são bem otimistas, assim mantendo a perspectiva de faturar 45 Milhões, tendo em vista a ampliação da empresa em portfólio e espaço físico.

Expansão do Setor

Através de várias pesquisas realizadas por Robert Half, pelo Fórum Econômico Mundial e Comissão Europeia, foi constatada uma crescente muito grande para o segmento, a qual era previsto que o mercado de consultoria tende a crescer 50% até o ano de 2025. Tal crescimento significativo aborda o cenário apenas do Brasil, ou seja, em uma escala mundial pode crescer um pouco mais ou menos. Com isso, para assegurar a permanência em um mercado tão competitivo que tende a ficar ainda mais disputado após o crescimento, deve-se investir na capacitação dos consultores para poder agregar mais serviços com mais qualidade aos clientes, já que, 85% dos consultores já estão buscando esse tipo de aprimoramento e treinamentos para suas competências. 

Panorama dos Próximos Anos

Acredita-se que no período de 2021 até 2026 o mercado de consultoria expanda a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 4,3%. Com isso, se abriu margem para exibir uma maior taxa de crescimento no setor da consultoria financeira, onde são prestados serviços de auditoria, contabilidade, tributação, regulamentação, dentre outros. Além de auxiliar diretamente os clientes a implementar gestão de riscos, transformar as finanças e gerir seu compliance, influem diretamente no planejamento financeiro de projetos, questões fiscais, fusões, aquisições e até financiamentos.

Consultoria Financeira

Ao longo dos anos, a consultoria financeira apresentou um desempenho relativamente estável em consideração aos anos de crise e suas consequências, sendo impulsionadas por um grupo de fatores. Em razão das instabilidades econômicas a demanda por turnarounds e gerenciamento de crises cresceu bastante, além de um pouco depois a demanda de serviços de consultoria contábil e gerenciamento de riscos também entrou em um período de alta, principalmente no setor de serviços financeiros.

Indicativos do Mercado

O  maior mercado identificado do setor foi o Norte Americano e o que cresce mais rápido é o Pacifico-Asiatico, indicando mercados fortes que tendem a evoluir daqui para frente. Apesar de que, em 2020 foi observado uma enorme contração, transformações digitais e projetos não discricionários em torno de risco continuaram razoáveis, enquanto áreas mais discricionárias foram fortemente atingidas. Contudo, nos próximos anos a tendência desses impactos é ser reduzida e que o setor se recupere, em virtude da mobilização dos governos para que sejam feitas reformas rigorosas de auditoria e regulamentações como o GDPR

Impacto dos EUA no mercado

Os Estados Unidos correspondem ao maior mercado de serviços de consultoria de geração de resultado no mundo, integrando as principais empresas globais do ramo. Ademais, em virtude da alta volatilidade do mercado norte americano, acompanhado de reformas voltadas a regulamentações governamentais, é gerada uma grande demanda de um auxílio externo para solucionar essa questão, tendo em vista a necessidade de assistência em suas operações financeiras em todo o país.

Indústria de Consultoria nos EUA

Os Estados Unidos são pioneiros no mercado e têm um papel significativo em trazer  avanços para o mercado global. Exemplos deles são os players citados anteriormente, como: Deloitte, Ey, KPMG e PWC. A indústria de serviços de consultoria no país se expandiu ao decorrer dos últimos anos, justamente devido ao aumento de pessoas empregadas no segmento, crescendo anualmente nos últimos cinco anos. Contudo, a questão mais complicada na visão dos especialistas na indústria regional é atrair e desenvolver novos negócios, com 40% dos gerentes seniores citando isso como um dos problemas que mais afetam.

Cenário Competitivo

O mercado de consultoria é bastante competitivo em função de seu número significativo de players regionais e globais. Tais players representam uma parcela de mercado considerável, assim concentrando-se na sua expansão para uma perspectiva mundial. Eles visam investir cada vez mais em pesquisa e desenvolvimento, alianças estratégicas e seu planejamento de crescimento inorgânico e orgânico, visando se manter com um bom posicionamento no mercado.

Inovações do Setor

Considerando a grande quantidade de empresas de consultoria que desempenham os mesmos serviços, para realizar uma inovação quanto ao próprio modelo de negócio e se diferenciar das demais, uma saída é afunilar a área de atuação, assim segmentando o serviço ou produto vendido. Exemplos desses segmentos são o contábil, jurídico, comunicação, engenharia, ambiental, dentre muitos outros.

Sigilo e disclaimer

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A Ray Consulting não se responsabiliza por ações tomadas por parte do assinante, sendo o intuito do documento servir como um material informativo e não uma sugestão para plano de ação.

Overview do consultor

(Tiago Garcéa)

“O mercado de consultoria tende a desempenhar um crescimento expressivo a longo prazo, considerando principalmente a realidade do Brasil que se destaca não apenas no mercado como também no desempenho econômico como um todo.

De maneira geral, as empresas que possuírem como intuito demonstrar uma curva de crescimento maior, devem se especializar ainda mais para agregar algum diferencial de mercado, porque da mesma maneira que o mercado cresce aumentam as empresas de consultoria que realizam o básico em grande quantidade.”


RAY MARKET SOUND

Equipe Ray Market Sound
rms@rayconsulting.com.br

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