Cosméticos

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ANÁLISE MACROECONÔMICA

NÚMEROS DO BRASIL

O mercado de beleza e cuidados pessoais tem sido bastante agitado no Brasil e no mundo nas grandes empresas consolidadas. Junto a isso, existe também uma atividade iminente de pequenas marcas que se posicionam em nichos e contam com o ambiente digital para se posicionar com o público. As duas, as gigantes e as pequenas, se engajam para acompanhar transformações na sociedade que se refletem no consumo, como a busca por produtos mais naturais, personalizados e que comuniquem valores. O mercado chegou a atingir a marca de 29,62 bilhões de dólares em 2019 e hoje é o terceiro maior mercado mundial de cosméticos e cuidados pessoais.

  • Segundo dados do último relatório divulgado em 2021, o Brasil é o terceiro país no ranking de consumo de cosméticos do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e China. A pesquisa trouxe as considerações mais importantes dos hábitos de consumo do brasileiro quando diz respeito à higiene e cuidados pessoais que vem crescendo a cada dia. Principalmente com a infinidade de novas marcas que surgem, dia após dia na área de cuidados pessoais e que abrangem todos os gostos e bolsos também.

INDICE

1. ANÁLISE MACROECONÔMICA

Brasil

Market Share
Pandemia
Investimento no Setor
Fusões e Aquisições
Perfil de Consumo
Número de Empresas
Big Picture
2. ANÁLISE INTERNA
5 Forças de Porter
Oportunidades e Ameaças
3. TENDÊNCIAS
Consumidores
Beleza
Representatividade
Experiência Prática
Big datas
Inovações Tecnológicas

MARKET SHARE E PANORAMA FUTURO

Segundo relatório, cinco empresas respondem por 47,8% do mercado brasileiro: Natura & Co, Grupo Boticário, Grupo Unilever, Grupo L’Oréal e Colgate-Palmolive Co. De 2013 a 2018, houve um aumento de 24,5% nas vendas do varejo, apesar de um decréscimo de 0,3% em Valor de 2014 a 2015.

  • Para 2023, a Euromonitor International prevê um aumento de 20,6% e ainda prevê três grandes tendências globais que impulsionarão o mercado de beleza e cuidados pessoais nos próximos cinco anos: engajamento digital, posicionamentos éticos e atributos orgânicos e naturais.

    De acordo com o British Beauty Council, o mercado global de cosméticos naturais deve chegar a 122 bilhões de reais até 2024. A BioBrazil Fair afirma que o mercado brasileiro de cosméticos naturais cresce 20% ao ano e já vale 3 bilhões de reais.

Digitalização

Na área de digitalização, as multinacionais estão investindo em sua presença nas redes sociais, além de inteligência artificial, realidade virtual e aplicativos de beleza usados por 39% dos consumidores em todo o mundo em 2019. Um exemplo é a L’Oréal, que adquiriu a Modiface, uma empresa especializada em realidade aumentada, e introduziu ferramentas como Vichy Skin Consult e provadores virtuais de maquiagem.

No Brasil, marcas como O Boticário e Natura também possuem espelhos virtuais próprios para testes de produtos.

Canais de vendas

Em seu caderno de tendências para 2019 e 2020, a Abihpec destacou que o comércio eletrônico era o canal de distribuição com crescimento mais rápido no setor, especialmente as vendas pelo celular.

Mas a grande maioria das vendas, cerca de 90%, ainda era feita por meio de quatro canais: farmácias e drogarias, venda direta, hiper e supermercados e lojas especializadas.

Cosméticos Veganos

Um dos primeiros e que mais cresce neste segmento é o de produtos naturais e veganos. De acordo com um estudo publicado pela Technavio, o mercado de cosméticos veganos está estimado em cerca de R$ 18 bilhões até 2024, crescendo a uma taxa de crescimento anual composta de 4%.

Relatório divulgado pela consultoria de mercado Grand View Research indica que o mercado global de cosméticos veganos deve atingir US$ 20,8 bilhões até 2025, uma taxa de crescimento anual de 6,3%. Para os produtos cruelty free (livre de crueldade animal), a previsão é de alta de 6% entre 2017 e 2023, segundo análise da Market Research Future.

IMPACTO DA PANDEMIA

A pandemia de Covid-19 mudou os hábitos brasileiros e afetou a economia como um todo. Enquanto isso, a indústria de cosméticos permaneceu quase intacta e isso se deve aos muitos que encontraram o autocuidado como forma de superar essa crise.

Assim, é estimado que atualmente 1,5% do orçamento do brasileiro seja destinado ao consumo de produtos cosméticos e serviços relacionados à estética, como cosmetologia e manicure. Pesquisa da Technavio afirma que 70% dos entrevistados admitiram mudar seus hábitos de saúde e higiene pessoal após a pandemia.

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INVESTIMENTO NO SETOR

A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Fragrâncias e Cosméticos (ABIHPEC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) assinaram um acordo para promover, facilitar e acelerar a internacionalização da indústria de HPPC e suas empresas associadas. A parceria deverá investir mais de R$ 24 milhões, dos quais 56,5% virão da ApexBrasil e 43,5% de pares da ABIHPEC e empresas participantes do Beautycare Brasil.

Para este novo contrato, o projeto selecionou 19 mercados-alvo para abordar o foco comercial e a promoção da imagem, bem como a pesquisa e análise de oportunidades e expansão dos negócios. São eles: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Austrália, Canadá, Colômbia, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Japão, México, Panamá, Peru, Reino Unido, Rússia e Turquia.

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Com essa análise do balanço comercial do mercado de cosméticos que possui como Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) 3304, é possível perceber que até Junho de 2022, o Brasil importou muito mais do que exportou produtos cosméticos. O saldo até o momento fica no negativo, com um déficit de -$45.558.036,00.

POR QUE INVESTIR NO SETOR?

São produtos que demandam reposição

Cosméticos são produtos que são utilizados em um curto período de tempo, então os consumidores precisam comprá-los novamente. Isso cria um ciclo de vendas eficaz que permite que as vendas cresçam rapidamente no mercado.

Diversidade de produtos e público segmentado

As linhas de produtos cosméticos podem se ramificar e se tornar muito diversificadas, o que é um ponto muito positivo. As opções nesse mercado são amplas e o público é segmentado, então é possível focar na venda de produtos específicos.

Alta demanda

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o brasileiro se preocupa tanto com a aparência que gasta mais com beleza do que com comida, isso, também, porque 66% da população brasileira acreditam que gasto com beleza é necessidade e não luxo.

Além disso, esse segmento inclui mulheres e homens de todas as idades e perfis, e um mercado que abrange um público que, além de grande, possuem o desejo em investir na própria aparência, definitivamente é um mercado promissor e não é à toa que cresce cada vez mais.

Excelentes margens de lucro para revendedores

Qualquer tipo de vendedor, seja ele autônomo, distribuidor, revendedor ou dono de loja, apresenta ter margens líquidas de lucro (cerca de 30%) bem promissoras.

A internet está a favor do mercado de cosméticos

As lojas virtuais estão em alta atualmente, e não é diferente no ramo de cosméticos. Além da facilidade das compras online e da divulgação assertiva que a internet possibilita, a maioria dos produtos desse ramo são compactos, em peso e volume, favorecendo e possibilitando o seu envio para inúmeras localidades espalhadas pelo Brasil.

Disponibilidade de fornecedores de alta qualidade

É notável a quantidade de fornecedores que trabalham com produtos da beleza. Ao investir em cosméticos, esse volume é uma boa oportunidade, visto que existirá um mar de opções para um negócio.

FUSÕES E AQUISIÇÕES

Fusões e aquisições na categoria de beleza têm aumentado nos últimos anos e 2019 foi um ano fortíssimo nesse mercado. Em 21 de novembro de 2019, a receita do varejo de beleza já era superior a 19% em relação a 2018, de acordo com Capstone Headwaters do Investment Bank.

Compradores estratégicos, firmas de capital de risco e firmas de private equity estão ativos e novos entrantes estão no mercado de cosméticos. As empresas unicórnio de beleza surgiram, houve vários acordos de bilhões de dólares e apostas foram feitas na próxima safra de indies com aumentos de capital na faixa de US $ 5 a US $ 10 milhões.

De acordo com uma pesquisa do banco de investimentos americano Intrepid, houveram 26 negócios de M&A no mercado de beleza no primeiro trimestre de 2020. Esse resultado é 7% inferior ao primeiro trimestre de 2019 e 13% inferior ao forte desempenho visto no final trimestre do ano anterior.

Principais fusões e aquisições:

Natura e Avon: A compra da Avon pela Natura, anunciada em maio, forma a quarta maior empresa de cosméticos do mundo, com faturamento anual superior a 10 bilhões de dólares, mais de 40 mil colaboradores e presença em cem países. Juntas, as empresas terão a liderança na venda por relações, com mais de 6,3 milhões de representantes e consultoras, e presença global com 3,2 mil lojas.

Colgate-Palmolive e Hello Products: A Colgate-Palmolive anunciou a compra da marca premium de produtos de higiene bucal Hello Products. Entre os itens produzidos pela empresa estão creme dental, enxaguatório bucal, escova e fio dental. O valor da transação não foi informado.

Beiersdorf (Nívea) e Stop The Water While Using Me!: Os dois parceiros com sede em Hamburgo pretendem intensificar em conjunto o impacto de cuidados com a pele sustentáveis ​​e promover seu compromisso com a proteção do clima e dos recursos.  O valor da transação não foi informado.

PERFIL DE CONSUMO

A pesquisa Datafolha/ICTQ traçou o perfil socioeconômico dos consumidores de produtos de beleza em farmácias e drogarias no Brasil. Foi possível observar que as mulheres são as que mais consomem nesses estabelecimentos. E dentre os consumidores, a faixa etária que mais se destaca é a de 26 a 40 anos. Ainda de acordo com o estudo, a classe C é a campeã nesse tipo de consumo, sendo a maioria com escolaridade de nível superior.

Gênero

IDADE

CLASSIFICAÇÃO ECONÔMICA

ESCOLARIDADE

NÚMERO DE EMPRESAS NO SETOR

Em dados atualizados em Agosto/2022, existem no total 207.699 de empresas ativas no setor de cosméticos no Brasil.

Big Picture


É a colocação do brasil no ranking mundial de consumo de cosméticos.

66%
É a porcentagem da população que acredita que o consumo de cosméticos é uma necessidade

R$122bi
É a previsão do mercado global até 2024.

$29,62bi
É o faturamento do setor de cosméticos em 2019.

1,5%
É a porcentagem estimada que mensura quanto do orçamento do brasileiro é gasto com cosméticos.

5,8%
Foi a porcentagem de crescimento do setor em 2020, ano do início da pandemia.

ANÁLISE INTERNA DO SETOR

5 FORÇAS DE PORTER

Entrantes Potenciais – Média

O ramo de cosméticos e beleza é relativamente trabalhoso em uma perspectivas de produtos tecnológicos. Em contrapartida, existe a possibilidade de produtos naturais e artesanais.

Produtos Substitutos – Alta

O mercado de cosméticos é bastante abrangente e extremamente competitivo. Nesse sentido, existem diversas opções disponíveis de cosméticos para os consumidores que se substituem.

Poder dos Fornecedores – Baixa

Poder de barganha dos fornecedores tendo em vista a grande quantidade de players similares (difícil diferenciação).

Poder dos Compradores – Baixo

Poder dos compradores, tendo em vista que os mais variados produtos que se tem no mercado possuem os mais diversos preços, desde os mais acessíveis até os mais caros.

Rivalidade entre players – Alta

O mercado é bastante robusto e diverso. Nesse sentido, diversos players se dividem no setor com posicionamento bastante forte e efetivos.

OPORTUNIDADES

Expansão do mercado

Conforme citado anteriormente, o ramo de cosméticos é bastante abrangente, está presente e em constante crescimento em todo o mundo. Ainda assim, as possibilidades de expansão são incalculáveis. Um dos caminhos são as aquisições de novas marcas para o aumento de portfólio e assim, atingir novos consumidores.

Investimento em novos produtos

O mercado está se renovando constantemente e isso se potencializa ramo de cosméticos. Empresas do setor estão buscando a todo momento renovar seu portfólio e se diferenciar no mercado.  Inclusive, o Brasil é o terceiro mercado mundial de cosméticos, que pode ser visto como fator crucial para o investimento em novos produtos.

AMEAÇAS

Ainda que existam diversas oportunidades, como em todos os setores, ameaças que podem comprometer a evolução da área também existem. Sendo assim, é importante estar atento às possíveis mudanças relacionadas a estes tópicos para manter o sucesso na área.

Forte concorrência

Conquistar espaço nas prateleira está exigindo cada vez mais das empresas no disputado mercado de cosméticos no Brasil. Com um mercado tão dinâmico quanto o de tecnologia, as empresas de cosméticos estão tendo de se reinventar e criar oportunidades para quem é de fora do segmento para não perder território. 

Potencial de novos entrantes

A atratividade do setor e o crescimento do mercado faz com que o ramo de cosméticos sempre haja novos entrantes, sejam eles nacionais ou internacionais, em todos os canais de vendas: varejo, franquia e vendas diretas. No entanto, vale a ressalva que mesmo com esse dinamismo, poucas empresas detém o market share do mercado total. 

TENDÊNCIAS

Consumidores são leais as suas marcas favoritas na Indústria de Cosméticos

Uma pesquisa feita pela Ipsos constata que a maioria das pessoas está satisfeita com os produtos que elas usam atualmente e estão disponíveis hoje.

Mais de 80% concordaram com a afirmação “Minhas necessidades pessoais de beleza e higiene são atendidas por produtos que posso comprar hoje”. Além disso, a maioria (55%) provavelmente “Escolherá uma marca confiável que conheço em detrimento de uma nova marca que não tenho ou não usei antes”, com a mesma porcentagem (55%) dizendo “Sou leal aos itens de cuidados com o rosto, corpo, cabelo ou beleza que uso”.

A preferência dos consumidores por marcas que eles conhecem e confiam coloca desafios para que as novas marcas de beleza avancem. Novas marcas devem oferecer algo realmente novo e diferente para abocanhar seu espaço no mercado.

Beleza limpa, natural e sustentável

Quando se trata de características do produto que atraem consumidores para novas marcas, basicamente são: limpos, naturais e sustentáveis.

Dois terços da pesquisa da Ipsos disseram: “Eu estaria interessado em experimentar novos produtos de outras marcas, se forem naturais” e 59% concordaram: “Eu estaria interessado em experimentar novos produtos de outras marcas, se eles forem limpos”.

Novas marcas sustentáveis ​​também atraem o interesse de 55% dos pesquisados. Fabricar esses produtos para atender a um ou todos esses critérios é um desafio particular para as principais marcas devido à sua escala.


Representatividade

O mundo tem vivido um momento de transição, e as novas gerações estão muito mais ligadas a temas como individualidade, amor próprio, intolerância e aceitação.

Antes eram os “peixes grandes” que ditavam o que estaria mais tarde nas prateleiras. Hoje são eles que precisam investir milhões em pesquisas sobre comportamento social, tendências das ruas e hábitos de compra.

Essa mudança de perspectiva alterou a forma como as pessoas compram — e o consumidor não aceita mais qualquer oferta. É essencial que cada um se enxergue e se identifique naquilo que olha.

Experiência prática

Enquanto as marcas de beleza veem o ambiente digital como a onda do futuro, uma porcentagem considerável de clientes (41%) declarou que não compraria nenhum produto de beleza apenas experimentado virtualmente.

Eles querem uma experiência prática antes de tomar qualquer decisão. Essa necessidade dá às marcas do varejo físico a vantagem na introdução de novos produtos.

No entanto, e-commerces podem superar a resistência de alguns consumidores oferecendo amostras grátis (36%), além de uma política de fácil devolução (20%).


Maquiagem para homens e mulheres

Já é possível perceber o crescimento da busca por produtos e tratamentos estéticos voltados para trazer uma aparência mais jovial, tanto para homens quanto para mulheres:

  • Produtos contra queda capilar;
  • Cremes hidratantes (facial e corporal);
  • Tinturas ou tonalizantes para fios brancos ou grisalhos;
  • Tratamentos para celulites e estrias;
  • Produtos com proteção solar.

Além destes citados, os produtos de higiene pessoal contras bactérias e vírus continuarão em alta. Os hábitos de higiene e limpeza como prevenção da contaminação do coronavírus se tornaram parte da rotina da população

Big Datas

A tecnologia está capacitando as marcas de cosméticos sobre o comportamento dos consumidores e seus desejos. O volume de Big Data e sua influência na indústria aumentaram notavelmente.

Algoritmos poderosos, que armazenam dados sobre cuidados com a pele, maquiagem e até o uso de perfumes e combinam enormes bancos de dados, analisando bilhões de formulações para criar um produto adaptado a um indivíduo.

Isso pode ser usado para criar e fornecer serviços de beleza e melhorar sua qualidade.

Inovações Tecnológicas em Cosméticos

Nas últimas décadas, a indústria cosmética passou por um processo de evolução que resultou em um salto tecnológico muito semelhante aos avanços digitais conquistados no mesmo período.

Muitas dessas tecnologias acompanharam também as mudanças observadas no mundo. O aumento da poluição, fenômenos climáticos, a alta incidência da radiação no planeta, além de hábitos cada vez mais arraigados, como tabagismo, má alimentação, sedentarismo, alcoolismo, enfim, todas essas alterações ambientais e culturais fizeram surgir ativos e produtos dermocosméticos epigenéticos – que tentam reverter os danos ambientais e de hábitos que aceleram o envelhecimento da pele.

Nanobiotecnologia

A Nanobiotecnologia tem como foco, principalmente, os produtos destinados à pele do rosto e do corpo. De forma geral, as vantagens das nanoemulsões estão relacionadas à penetração na pele já que, devido a suas dimensões reduzidas, as nanoemulsões podem adentrar na superfície, melhorando a penetração de ingredientes ativos.

Probióticos

Os probióticos passaram a ocupar espaços também nos potes de creme e são indicadas para tratamento da acne, rosácea e dermatite. Estudos demonstram sua eficácia na prevenção do fotoenvelhecimento, devido às suas atividades antioxidantes e imunomodulatórias, e eficácia significativa na cicatrização de feridas.

Biomiméticos

Fórmulas biomiméticas, que tem como foco principal a compreensão do fenômeno natural, minimiza a irritação e aumenta efetivamente a hidratação da pele. Nos produtos, a indústria pode utilizar peptídeos biomiméticos a fim de desempenharem funções semelhantes as do organismo.

HIGHLIGHTS

“O mercado de cosméticos no Brasil é o terceiro maior do mundo, além de se mostrar estável mesmo durante a pandemia, e ademais, segue em constante expansão e busca por inovação.

Em contraponto, é um mercado extremamente competitivo, com muitos players bem estabelecidos em um mercado que possui a tendência de clientes fiéis, além da enorme gama de produtos e públicos, cada um com suas especificidades. O que o torna extremamente delicado e difícil de entrar, porém, com enorme recompensa caso bem executado.”

Robson Duarte – Product Analyst I

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Equipe Ray Market Sound
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