Coworking – Q4 2022

ANÁLISE MACROECONÔMICA

NÚMEROS DO BRASIL

A ideia de espaços abertos não é nova no mundo, e há relatos históricos de ambientes de trabalho compartilhados antes mesmo do século 20. Entretanto, notícias apontam que o surgimento do coworking como conhecemos datam de meados da década de 1990 na Europa e do início dos anos 2000 nos Estados Unidos.
No Brasil, a primeira experiência que se teve com a palavra coworking é datada do ano de 2007, embora a Delta Business Coworking já disponibilizasse ambientes de trabalho compartilhados desde 2004, sob os nomes de “business center” ou “escritórios virtuais”.

A expansão do modelo no país só ocorreu a partir da década de 2010. De acordo com o Censo Coworking Brasil, o país passou de 238 espaços em 2015, para 1.497 em 2019, um crescimento de mais de seis vezes em quatro anos.

O número de pessoas por espaço compartilhado também aumentou: em 2015, havia cerca de 6.500 posições de trabalho, uma média de 27 pessoas por local; em 2019, esse número saltou para 39, totalizando 58.383 trabalhadores adeptos do modelo.

INDICE

1. ANÁLISE MACROECONÔMICA

Concentração

Mundo
Investimento
Plano de Saúde
Expansão do Mercado
Franquias
Covid x Setor
Procedimentos Estéticos
Análise dos Players
Big Picture
2. ANÁLISE INTERNA
5 Forças de Porter
Oportunidades e Ameaças
3. TENDÊNCIAS
Panorama dos próximos anos
Prontuários digitais
Realidade Aumentada e Virtual
Sistema de Gestão Integrada

EVOLUÇÃO DO COWORKING NO BRASIL

Depois da explosão de 2017, em 2018 o mercado começou a se organizar e amadurecer para continuar evoluindo de forma mais sustentável. Em 2017 teve um crescimento espantoso, com o mercado mais do que dobrando de tamanho. Já em 2018 essa taxa cai um pouco, como esperado, mas continua acelerada. O que foi visto em 2019, foi a continuidade de uma evolução importante no mercado. Com crescimento de 25% em relação a 2018, foi possível perceber novos players entrando no segmento, e cada vez mais empresas tentando otimizar espaços ociosos.

Segundo dados do Censo Coworking 2019 que realizou um estudo com todos os municípios com mais de 150 mil habitantes, existem cerca 1.497 espaços conhecidos de coworking, distribuídos entre 195 municípios do Brasil.

RANKING DOS MERCADOS BRASILEIROS

O coworking agora chega a 195 municípios brasileiros, mantendo Roraima como o único estado onde não foi registrado um espaço ativo.

NÚMEROS DO SETOR

ESTRUTURA E PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

É percebido uma grande pluralização do perfil dos espaços. Não existe “espaço ideal”. Cada um dos coworkings vem experimentando diferentes tipos de estrutura, com diferentes serviços e testando o que funciona. Ao passo que um pequeno espaço aposta na proximidade do fundador com os membros, shoppings espalhados pelo Brasil confiam na sua atratividade para inaugurar espaços de trabalho. Ainda segundo o Censo 2019 realizado pelo Coworking Brasil, obteve-se os seguintes números:

IMPACTO DA PANDEMIA

O mercado brasileiro de coworkings foi muito afetado ao longo do primeiro semestre de 2020, especialmente pela queda do faturamento com o fechamento de alguns espaços, em razão da pandemia provocada pela Covid-19.

Em julho, contudo, após ajustes em relação aos protocolos de segurança, foi percebida uma recuperação de 70% em relação ao mês anterior e que vem crescendo de maneira gradual.

Esse é um movimento que vem acontecendo no Brasil e no mundo, uma vez que empresas de diversos perfis e tamanhos buscam os espaços em virtude de um novo contexto que exige redução de custo, flexibilidade dos seus contratos e retenção dos colaboradores.

Apesar de muitos pontos negativos, a pandemia também trouxe impactos positivos, como a experiência do anywhere office, modelo de trabalho que permite que o trabalhador execute suas atividades de onde e como quiser.

Uma pesquisa divulgada recentemente pela empresa de consultoria norte-americana McKinsey, realizada com 100 executivos do país, revelou que no futuro pós-pandemia, nove em cada 10 organizações combinarão trabalho remoto com trabalho presencial.

Por fim, vale ressaltar que esta nova forma de trabalho se tornará cada vez mais comum, mas não será para todos. Há funções que necessitam do funcionário 100% na empresa. Já para as funções não essenciais de desempenho local, os executivos acreditam que seus colaboradores deverão estar presentes entre 20% e 80% do tempo.

AS ESTRATÉGIAS PARA SOBREVIVÊNCIA

De descontos para manter os membros antigos até vouchers promocionais para captar o público do home-office, foram algumas das estratégias que os gestores utilizam para manter as contas girando.

Um dado relevante foi encontrado, quando comparada a média de dias fechados com número de contratos cancelados. O resultado: os espaços que ficaram mais de 77 dias fechados, perderam mais de 70%, enquanto os que pararam apenas por 47 dias tiveram uma redução com menos de 30%.

CONSOLIDAÇÃO NO MERCADO

Mudanças na rotina – 60% dos brasileiros ouvidos por uma pesquisa global da consultoria Accenture disseram que o empregador mudou ou vai mudar funções ou estrutura da equipe para se adaptar a novos modelos de trabalho. No total, a pesquisa entrevistou 9,6 mil pessoas em todo o mundo, sendo 512 do Brasil.

Preferência pelo híbrido – Entre 2 mil profissionais ouvidos pela JLL, empresa especializada em serviços imobiliários, 66% disseram querer um modelo híbrido de trabalho, tendo o coworking como local de trabalho associado ao escritório e ao home office. Já 24% querem trabalhar remotamente e apenas 10% deseja retornar ao escritório em tempo integral.

POR QUE INVESTIR NO SETOR?

A grande vantagem é que os custos da infraestrutura são diluídos por todos os participantes. Por isso, o espaço compartilhado é muito procurado por empreendedores individuais, freelancers e microempresas.

No entanto, a estrutura fornecida pela administradora atrai empresas de grande porte. Salas privativas, salas de reunião e auditórios são alguns dos espaços preferidos desse público, uma vez que é possível atender uma quantidade maior de clientes e manter a equipe unida e focada em um ambiente com maior privacidade.

Segundo o mesmo censo da Coworking Brasil, somente em 2018, a receita média anual foi de R$ 319 mil, sendo R$ 107 mil de lucro — representando uma margem de lucro em torno dos 33%.

OS PRINCIPAIS CUSTOS

O investimento inicial consiste principalmente no imóvel onde você vai montar a estrutura. A partir daí, e preciso avaliar as condições do lugar para definir quais são as obras necessárias para abrir o espaço.

Os demais custos que impactam bastante o orçamento são o mobiliário, a climatização e o cabeamento estruturado. Embora o Wi-Fi possa ser um bom recurso no início, à medida que o número de coworkers aumenta, a rede sem fio fica sobrecarregada. Assim, um cabeamento estruturado de qualidade é essencial.

O Coworking Brasil chegou a um valor médio de R$ 277 mil como investimento inicial. O valor pode chegar a  R$ 1000 por m². No entanto, com uma boa negociação com fornecedores, é possível deixar esse valor ainda mais barato.

Fonte: Coworking Brasil; Bruna Lofego.

NÚMERO DE EMPRESAS NO SETOR

PERFIL DE CONSUMO

De acordo com o Censo 2019 realizado pelo Coworking Brasil, foi possível observar um salto na média de coworkers residentes por espaço, subindo de 21 para 39. Os contratos mensais também assumem a liderança com larga vantagem, representando 73% de todos os coworkers.

Com um mercado tão novo, era natural que o tempo de turnover nos estudos anteriores fosse relativamente baixo. Agora, com espaços há mais tempo no jogo, os números começam a fazer mais sentido. Mais da metade dos coworkers já permanece ao menos 6 meses nos espaços. Em 2019, os contratos acima de 12 meses cresceram 30% em relação a 2018. As buscas orgânicas no Google permanece como um dos métodos mais efetivos para encontrar novos coworkers, e os espaços continuam alimentando uma competição saudável, com 77% dos founders indicando clientes para espaços vizinhos.

ANÁLISE DOS PLAYERS

o número de coworkings tem aumentado cada vez mais, em vários países. Estima-se, atualmente, mais de 6 mil espaços de coworking no mundo. Eles atendem aos mais variados nichos, com estilos, formatos e inovações que atraem cada vez mais profissionais. Existe quem faz uma assinatura mensal, semanal ou até diária para usufruir do serviço de acordo com a sua demanda. Os espaços de coworking oferecem serviços de escritório com qualidade e sob a demanda do cliente. O atendimento é personalizado para garantir que o profissional se sinta confortável, seguro e com o bem-estar garantido para exercer seu trabalho em alto nível.

Casa Vermelha Coworking

Coworking Casa Vermelha foi fundado em 2015 com o intuito de proporcionar aos empresários e microempreendedores um ambiente descontraído e agradável para que possam sediar suas empresas. A casa possui 4 salas principais, almoço caseiro, opções de bebidas e sneakers, além do conforto, é ofertado serviço de limpeza, recepção, copa – café, chá e água à vontade- sistema de segurança, sistema dual balance (internet 200Mb/ 60Mb), impressão e endereço Fiscal.


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Mil US$ de faturamento

Nós Coworking

O Nós Coworking, considerado um dos melhores coworkings da América Latina, possui uma rede de mais de 600 coworkers e uma super estrutura para hospedar empreendedores de alto impacto. Sua sede fica localizada em um prédio histórico quase no centro de Porto Alegre, onde antigamente funcionava a cervejaria Brahma.


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Mil US$ de faturamento

Spaces Vila Madalena

O Spaces foi criado em Amsterdam, com a proposta de ser um local de trabalho onde “sucesso gera mais sucesso”. A rede está presente em mais de 20 países e, na América do Sul, tem dois coworkings, ambos em São Paulo – o da Vila Madalena e o da Vila Olímpia. Na Vila Madalena, o prédio é exclusivamente para o Spaces, com cinco andares e 5 mil m² de escritórios.


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Mil US$ de faturamento

Tropos — Ambiente Colaborativo

A Tropos oferece espaços para atividades diversas: estações de trabalho compartilhadas (coworking) em área interna e externa, espaços para reunião, cursos, treinamento, sala privativa e escritório virtual. Ao ar livre, a casa dispõe ainda de serviços de gastronomia , jardinagem e programação artística de música, artes visuais, cinema e literatura.


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Mil US$ de faturamento

Big Picture

1497
É o número de espaços conhecidos até 2019.

388
É o número de espaços compartilhados somente em São Paulo.

R$ 277 mil
É o investimento médio inicial para abertura de um coworking.

R$ 130 Milhões
É o faturamento do setor de coworking em 2019

33%
É a porcentagem estimada da margem de lucro de um coworking

88%
Dos espaços de coworkings são multidisciplinar, sem segmento específico.

ANÁLISE INTERNA DO SETOR

5 FORÇAS DE PORTER

Entrantes Potenciais – Média

O investimento inicial para abertura de um coworking se torna um pouco alto. Entretanto, o retorno chama bastante atenção de possíveis empreendedores.

Produtos Substitutos – Média

O mercado de coworking vem como um suporte para grandes empresas que vem transformando o local de trabalho. Além disso, os grandes cafés podem se tornar substitutos desses locais.

Poder dos Fornecedores – Baixa

Poder de barganha dos fornecedores tendo em vista a grande quantidade de players similares (difícil diferenciação).

Poder dos Compradores – Média

Poder dos compradores, tendo em vista que os mais variados coworkings que se tem no mercado possuem os mais diversos preços, desde os mais acessíveis até os mais caros, a depender da estrutura oferecida.

Rivalidade entre players – Média

O mercado é bastante robusto e está em constante crescimento. Nesse sentido, surgem a cada dia diversos players que se dividem no setor.

Oportunidades

O mercado de Coworking, traz consigo uma grande taxa de crescimento em toda parte do globo. Com isso, conseguimos observar diversas oportunidades no setor, que podem por vezes serem utilizadas como estratégias de penetração de determinado mercado.

Localização

a localização do seu Coworking deve condizer com o público-alvo que ele quer atingir e tem que estar estrategicamente localizado dentro da região que escolher. Não adianta montar uma bela estrutura, numa linda casa num bairro nobre da cidade, se o seu público-alvo não se interessa por estar naquele bairro.

Serviços especiais

Assessoria, contabilidade e serviços financeiros são grandes diferenciais de um espaço de coworking. Isso permite que um cliente possa utilizar mais de um serviço da empresa, e unificar suas soluções em um só lugar. E o dono do coworking sai ganhando com isso, claro, por conseguir fidelizar melhor o cliente.

AMEAÇAS

Ainda que existam diversas oportunidades, como em todos os setores, ameaças que podem comprometer a evolução da área também existem. Sendo assim, é importante estar atento às possíveis mudanças relacionadas a estes tópicos para manter o sucesso na área.

Forte concorrência de cafés

Muitas pessoas optam por trabalhar em cafeterias pela facilidade de encontrar uma e até pelo baixo custo. Juntando a possibilidade das cafeterias terem um portifólio de alimentação maior.

Falta De Segurança

Medidas de segurança devem fazer parte de toda infraestrutura do coworking. Nesse quesito, é importante investir em sistemas de alarme, câmera e contratação de profissional para esse fim.

A integridade física das pessoas que frequentam esse espaço também deve ser levada em consideração. Para isso, é necessário contar com extintores de incêndio, manutenção das redes elétrica e hidráulica e manutenção predial, a fim de evitar acidentes.

TENDÊNCIAS

PANORAMA DOS PRÓXIMOS ANOS

Nos últimos anos, os espaços de cowork têm vindo a aumentar progressivamente. Estes espaços não subsistem por si só. Eles são feitos de pessoas e para pessoas. Por essa razão, quem os promove não pode deixar de ir ao encontro das necessidades atuais de quem os procura para ali se estabelecer, quer temporariamente ou com carácter mais permanente. Os coworkings estão sendo procurados para substituir o antigo modelo de escritório que conhecemos, principalmente pelas startups de tecnologia e empresas de pequeno porte. Segundo um levantamento do Censo Coworking Brasil, em 2016, o pais registrou um crescimento desse tipo de escritório acima dos 100% e a tendência é aumentar ainda mais. Os estados que estão mais adeptos a esse tipo de espaço são: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

FOCO NA EXPERIÊNCIA DO UTILIZADOR E NA FLEXIBILIDADE

Utilização da tecnologia para encontrar uma solução simples para que os clientes do coworking possam fazer as reservas dos espaços/postos de trabalho disponíveis, nomeadamente através de aplicações digitais para o efeito e da disponibilização das respetivas informações nos websites dos operadores/promotores.


TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E A AUTOMAÇÃO DOS ESPAÇOS

Transformação dos espaços de coworking em áreas dinâmicas inteligentes. Procurando a diferenciação, os operadores de coworking devem manter os espaços equipados com as tecnologias mais recentes, dotando-os com equipamentos modernos e de última geração, onde não poderá faltar a possibilidade de utilização de dispositivos eletrónicos sem fio. A implementação de soluções de inovação visa melhorar e simplificar significativamente a experiência do coworking.

Fonte: Empvision.

COWORKS PET FRIENDLY

Coworks em todo o mundo começam a oferecer áreas Pet Friendly, onde os clientes podem deixar os seus animais de estimação circular livremente. Estudos demonstram que estes espaços tendem a reduzir o stress e ansiedade, favorecendo a interação/ambiente criativo.

Fonte: Empvision.


CRIAÇÃO DE ESPAÇOS DE COWORK EM HÓTEIS, CENTROS COMERCIAIS E ESCRITÓRIOS

Hóteis, centros comerciais e escritórios já começam a servir de palco ao conceito de coworking, quer através da criação de novos espaços para o efeito, quer através da reafectação de espaços outrora subaproveitados, permitindo assim uma maior rentabilidade dos imóveis, ao mesmo tempo que proporcionam a junção de atividades de lazer com o (tele)trabalho.

Fonte: Empvision.

Fonte: Empvision.

SOFTWARE PARA COWORKING E ESCRITÓRIO VIRTUAL

Essa é uma ferramenta para facilitar a rotina de um coworking. No dia a dia de trabalho precisará cadastrar clientes, emitir boletos de cobranças, enviar notas fiscais e controlar guias de pagamentos. As ferramentas te ajudam nessas e outras atividades que fazem parte da gestão da empresa. A verdade é que boa parte do que você faz de forma manual pode ser facilitado com a tecnologia.

Com um sistema de gestão você consegue, inclusive, reduzir as perdas financeiras ao longo do ano. Por meio da ferramenta, é possível ter uma atuação mais eficiente, com controle do desempenho, planejamento de atividades e facilitação na tomada de decisão

PRINCIPAIS SOFTWARES

QuickBooks ZeroPaper

O software de armazenamento em nuvem é voltado para a área financeira de pequenas e médias empresas. A plataforma oferece ferramentas para o fluxo de caixa, relatórios, NF-E integrada, emissão de boletos, importação de informações bancárias, dentre outras atividades importantes.

Com o QuickBooks ZeroPaper é possível importar as informações de planilhas de excel para o programa. Isso é interessante para garantir que os dados ficarão reunidos em um único espaço, o que é recomendado para não perder nada. A versão gratuita ainda está na fase de teste, mas os planos pagos têm opções para todos os bolsos.

ConexaApp

Um bom software para coworking e escritório virtual deve ser pensado para resolver as principais questões. O ConexaApp é um desses recursos que ameniza os conflitos da rotina profissional e libera tempo na sua agenda.

Ele atua na parte de CRM, com os registros detalhados dos clientes, na parte operacional, em ações como controle de acesso, internet, impressão, telefonia, reserva de salas, faturamento, financeiro e facilita a emissão de relatórios. Todo o pacote de gerenciamento necessário.

OpenSev

Grande parte da evolução de uma empresa está relacionada com a sua capacidade de analisar os dados atuais, por isso, vale a pena ter um software para coworking e escritório virtual que ajude com essa tarefa.

O OpenSev é bastante útil para tarefas como: realização de cadastro de clientes, banco de dados de contadores e funcionários, administração de correspondências e telefonia, controle de vendas, cobranças e impressão de contratos. A emissão de boletos e notas fiscais também pode ser feita pela plataforma sem muito trabalho.

RAY MARKET SOUND

Equipe Ray Market Sound
rms@rayconsulting.com.br

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