ANÁLISE MACROECONÔMICA
VISÃO GERAL
O setor de franchising no Brasil se mostra extremamente maduro, atualmente no país são mais de 3 mil marcas no país, com um faturamento total de R$ 167.187 Bilhões no ano de 2020 e um ecossistema muito sólido e desenvolvido.
O setor como um todo foi impactado pela crise do novo coronavírus, apresentando uma queda de faturamento de 10,5% no ano de 2020 em relação ano de 2019, entretanto o setor apresentou um forte aquecimento no segundo semestre de 2020 (22% de crescimento em relação ao terceiro semestre do mesmo ano).
INDICE
Plano de saúde
Pandemia
Emprego
Consumidor
Fusões e Aquisições
Imp x Exp
Investimentos no setor
Expansão
Top 5 empresas
Número de empresas
Tendências
Aplicativos
Highlights
Fim
IMPACTO DA CRISE
O setor de franquias foi bastante afetado pela crise do novo coronavírus, isso se refletiu no faturamento total do setor, que registrou uma queda de 10,5% em relação ao ano de 2019 (a queda foi tão grande que chegou a apresentar número menores do que 2018).
Dentro desse impacto os setores mais impactados foram Alimentício (-15,5%), entretenimento e lazer (-29,0%), hotelaria e turismo (-49,8%) e moda (20,9%), entretanto alguns setores vieram a apresentar um crescimento relevante durante a pandemia, Casa e construção (+12,8%) e saúde e bem estar (+3,1%). O saldo final do setor foi de 6,6% de unidades abertas e 9,2% de unidades fechadas, trazendo um saldo negativo de 2,6%, além de um taxa de 2,5% de repasse de unidades de franquias, a quantidade total de unidades no ano de 2020 foi de 156,798.
As pequenas redes foram muito impactadas durante esse período e as redes de maior musculatura passaram por esse período com um maior fôlego, de 2019 para 2020 a média de unidades por rede de franquias subiu 6,5%, totalizando 58,8 unidades por rede.
Modelo de Negócio
O modelo de negócios de uma franquia se mostra extremamente interessante no que tange expansão da rede e reconhecimento de marca.
O modelo consiste na liberação do uso da marca e do repasse de know how dentro da gestão do negócio, atrelado a isso é cobrada uma taxa de franquia, que permite o uso da marca pelo franqueado, cobrança de royalties, que são cobrados normalmente com base na performance da unidade e taxa de marketing, para o investimento em campanhas publicitárias e de marketing envolvendo a rede.
Desse modo a marca franqueadora consegue imprimir um crescimento acelerado e altamente rentável ao mesmo passo em que o franqueador inicia um negócio com todo o know how repassado pela franqueadora, diminuindo drasticamente os riscos da operação.
MODELO DE COBRANÇA
Taxa de franquias
A taxa de franquia normalmente é cobrada no momento da venda da unidade ao franqueador, esses valores podem variar bastante de acordo com a empresa, tipo de estabelecimento, tamanho da operação, localização e etc.
Royalties
Os royalties são remunerações pagas às franqueadoras pelo uso da marca e podem ser cobrados de diversos modos, a depender da rede em questão, em geral existe os modelos de cobrança de royalties mais comuns são: Sell in (Onde é cobrada uma porcentagem em cima do valor pago pela empresa, geralmente em estoque) muito comum em franquias de moda e vestuário, Sell out (Onde é cobrada uma porcentagem sobre o valor vendido pela franqueadoras) comum em franquias alimentícias, e por fim, taxa fixa (Onde é cobrada uma taxa fixa e pré definida ao franqueador) muito comum em micro franquias.
Fundo de marketing
O fundo de marketing é cobrado por algumas franqueadoras e tem como objetivo final reservar uma parte do valor arrecadado pela rede para a elaboração de ações que visem melhorar o posicionamento da marca no mercado.
Internacionalização
No que tange internacionalização do setor de franchising brasileiro serão analisadas as marcas brasileiras no exterior e as marcas estrangeiras com atuação no Brasil.
Redes Brasileiras com atuação internacional
163 marcas, com atuação em 106 países
Segmentos destaque:
- Moda (36)
- Saúde e bem estar (34)
- Alimentício (27)
- Redes estrangeiras com atuação nacional
205 marcas, de 30 países
Segmentos destaque:
- Alimentício (53)
- Saúde e bem estar (35)
- Moda (28)
ANÁLISE DE PLAYERS
O setor de franquias brasileiro é composto por grandes marcas, com reconhecimento nacional e internacional, para auxiliar na compreensão do segmento como um todo serão analisados alguns players desse mercado, são eles:
- O Boticário;
- Cacau Show;
- Chili beans;
- Pit stop Skol.
O Boticário
A maior rede de franquias do Brasil com 3620 unidades, a rede boticário oferece uma série de produtos relacionados cosméticos e perfumaria dentro e fora do Brasil, o valor para abrir uma unidade da marca gira entre R$ 110.00,00 e R$ 500.00,00, segundo pesquisas.
Cacau Show
Com fundação no ano de 1988, a Cacau show é uma marca de chocolates do estado de São Paulo, a marca tem atuação em todo o Brasil e um total de , 3620 unidades, segundo pesquisas o valor para adquirir uma franquia da marca gira entre R$ 165 mil a R$ 238,7 mil.
Chilli Beans
A maior empresa de pós venda de relógios e óculos de sol e acessórios da América Latina e sem dúvidas uma das marcas mais icônicas do Brasil, a Chilli beans possui hoje 847 unidades ao redor do país, o valor pesquisado para se tornar um franqueado gira em torno de R$ 160.00,00 para uma loja compacta.
Pit stop Skol
A maior micro franquia do Brasil, com 1866 unidades, a marca criada pela Ambev vem sendo o grande destaque entre as micro franquias do país, com um valor de investimento de R$ 70.000,00 a marca vem chamando atenção pelo seu forte e acelerado crescimento.
ANÁLISE INTERNA DO SETOR
5 FORÇAS DE PORTER
Entrantes Potenciais – Média
O ideal para expandir seu negócio via franquias é ter pelo menos mais de uma unidade do seu negócio, embora de fato não seja impossível expandir via franquia um negócio desde a sua primeira unidade, é interessante ter o apoio de uma consultoria especializada para modelar o negócio porém esse trabalho também pode ser realizado de outras maneiras.
Produtos Substitutos – X
É impossível responder essa pergunta para o mercado como um todo, sendo necessário definir qual segmento ou produto está sendo analisado e a partir daí elaborar a análise.
Poder dos Fornecedores – Média
Analisando o fornecedor como a rede franqueadora, em geral o pedir de barganha é mediano variando de acordo com o porte da empresa, local onde a unidade será aberta e modelo de loja. Em geral quanto maior o porte da marca, maior o seu poder de barganha.
Poder dos Compradores – Média
Analisando o cliente como sendo o franqueado, o poder de barganha também é visto como intermediário, sendo maior para marcas menores e menor para marcas maiores.
Rivalidade entre players – X
A rivalidade entre os players deve ser analisada mediante o segmento em questão, no ramo alimentício por exemplo a rivalidade é bem alta, porém para garantir a assertividade da análise é necessário identificar o ramo de atuação da franquia em questão.
OPORTUNIDADES
O mercado de franquias como um todo carrega consigo grandes oportunidades de negócio, seja para o franqueador ou para o franqueado, cabe ao bom gestor estar atento para conseguir surfar nas ondas de crescimento do mercado.
Expansão rápida
A oportunidade mais clara que esse modelo de negócios oferece é o de expansão rápida e com custo baixo, o modelo de expansão por franquias demanda do capital de terceiros e não somente do capital da franqueadora, o que torna essa expansão rápida e rentável.
Repasse de franquias
O repasse de franquias é um modo de conseguir adquirir franquias de grandes marcas à um baixo custo, é importante que o repasse seja feito via intermédio da franqueadora.
Mercado de fornecedores
Se tornar fornecedor de uma rede de franquias é uma excelente oportunidade de negócios e é interessante para empresas fornecedoras de matérias prima e de serviços, é uma forma de crescer em escala, essa oportunidade é mais latente em redes ainda em seu início, onde a fornecedora irá poder aproveitar a onda de crescimento da rede.
Microfranquias
As microfranquias nada mais são do que franquias com o valor de investimento inferior à R$ 80.000,00 e vem ganhando muito espaço no Brasil, se mostrando negócios extremamente aderentes e lucrativos.
AMEAÇAS
É de extrema importância estar atento para as ameaças que o setor de franquias traz consigo e se preparar para evitar eventuais intempéries.
Escolha do ponto
fator chave e decisivo para a vida útil de qualquer franquia é a escolha do ponto, esse fator é diferencial para o sucesso da empresa, e é importante que essa decisão seja tomada em conjunto entre franqueadora e franqueado.
Escolha do franqueado
O perfil do franqueado é totalmente relacionado ao sucesso da empreitada e para isso é importante que seja realizado um processo seletivo completo e bem elaborado, que garanta um match entre o franqueado e a marca.
Erro de precificação
A precificação das taxas cobradas pela franquia podem ser fator decisivo entre o sucesso e o fracasso do negócio, uma precificação muito agressiva pode sufocar o franqueado e uma precificação equivocada pode tornar impossível o trabalho da franqueadora.
Despadronização
Um dos pontos mais importantes no que tange experiência do cliente e difusão da marca, a despadronização do negócio desde o produto até os processos internos podem acabar por limitar o faturamento da rede e dificultar a operação do franqueado.
TENDÊNCIAS
Para o ano de 2021 é projetado um crescimento no que tange faturamento, unidade de lojas e geração de empregos para o setor, segundo a ABF (associação brasileira de franquias) o segundo trimestre de 2021 saltou de 27.720 milhões de reais em 2020 para 41.140 milhões no segundo trimestre de 2021.
Além desse número animador o avanço da vacinação no país e o aumento da confiança do consumidor nas empresas tende a alavancar ainda mais esse reaquecimento e trazer boas perspectivas ao ecossistema como um todo.
Microfranquias
Uma forte tendência para o mercado de franquias como um todo é o de microfranquias, toda franquia com taxa de franquias inferior à R$ 80.000,00 se enquadra nessa classificação, atualmente o Pit stop Skol é a maior microfranquia do Brasil, porém existem outras grandes marcas como a Premiapão, Kumon e Solar prime.
Feira de Franquias
As feiras de franquias sempre foram um dos principais meios para venda de unidades e divulgação da marca, durante o período de pandemia esses eventos não vieram a ocorrer, entretanto, com o avanço da vacinação no Brasil é possível que as feiras voltem a ocorrer e sirva novamente como um bom meio de posicionamento institucional das marcas.
Modelos de Venda Digital
Usar as técnicas de marketing digital para a expansão do negócio nunca foi tão necessário, algumas marcas como a Premiapão são grandes cases de sucesso para esse tipo de posicionamento e se as estratégias forem utilizadas da maneira correta as chances de sucesso para o negócio são exponencializadas.
Repasse de Franquias
O repasse de franquias é uma forma de negociação de unidades que ocorre entre o franqueador e um comprador final, é importante que esse momento ocorra sob mediação da franqueadora.
O interessante nesse caso é que o comprador final pode adquirir os direitos de uso da marca por um valor muito abaixo do valor de mercado da franquia.
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