Introdução
INDICE
Consumo Alimentar
Pandemia
Academias
Alimentos Saudáveis
2. ANÁLISE DO SETOR
Oportunidades
Ameaças
3. TENDÊNCIAS
Treinamentos Híbridos
Flexibilidade de Horários
Aulas e Metodologias Digitais
Treinamentos ao Ar-livre
Ambientes Híbridos e Completos
Highlights
ANÁLISE MACROECONÔMICA
HÁBITOS SAUDÁVEIS
Para entendermos inicialmente o mercado Fitness nacional, é necessário compreender o perfil da nossa sociedade quanto a hábitos saudáveis. Os principais indicadores que são utilizados para saber se uma sociedade esta mais saudável ou não, são: Tabagismo, Excesso de peso e obesidade, consumo alimentar e atividade física. Os dados usam como base a Pesquisa ‘Vigilância De Fatores De Risco E Proteção Para Doenças Crônicas Por Inquérito Telefônico’ (VIGITEL), feita pelo Ministério da Saúde anualmente, os dados mais recentes são referentes ao ano de 2019, ainda não liberada a pesquisa de 2020.
Tabagismo
Os índices de consumo de tabagismo tem caído constantemente ano a ano, desde 2006, ano que a primeira pesquisa foi realizada, a porcentagem da população que era considerada fumante era de 15,7%, enquanto em 2019, ano da ultima pesquisa liberada, a porcentagem estava em 9,8%, representando uma queda de 37,5%.
% de fumantes no Brasil
Fonte: Ministério da Saúde brasileiro
Ao mesmo tempo que se fuma menos, a população brasileira tem cada vez mais buscado se exercitar e levar uma vida mais ativa. Ainda de acordo com os dados da VIGITEL 2019, a população total inativa (aquela que pratica nenhuma ou menos de 150min de atividade semanal) tem diminuído constantemente desde 2009, ano que a pesquisa começou a medir tal indicador, em 2009 15,9% da população era sedentária, hoje este valor está em 13,9%. Os indicadores de pessoas ativas também tem crescido, sendo as pessoas ativas no lazer (no mínimo 150 minutos de atividade semanal) 39% da população em 2019, contra 30% em 2009. As pessoas ativas no deslocamento também cresceram de maneira significativa nos últimos anos, passando de 10,8% para 14,1%.
CONSUMO ALIMENTAR
Consumo de frutas e hortaliças
O consumo de alimentos saudáveis tem crescido nos últimos anos, apontando uma tendência de consciência do povo quanto a sua alimentação, de acordo com a VIGITEL, de 2008 até 2015 o consumo cresceu constantemente e de 2015 para 2019 teve sutis quedas.
Fonte: VIGITEL
Consumo de refrigerantes com frequência
A porcentagem de pessoas que consomem refrigerantes também vem caindo ano a ano, chegando a uma queda significativa de 50%, caindo de 30% da população em 2006 para 15% em 2019.
Especificamente quanto ao consumo alimentar, existem alguns outros dados externos ao do ministério da saúde que são válidos serem ressaltados. Primeiramente é que não somente nossa sociedade esta mais saudável, mas como ela tem feito mais esforços tem a intenção de se cuidar mais, mesmo quando esse esforço não é concretizado. É o que revela o dado do Instituto Qualibest, que fez uma pesquisa com o público e chegou ao dado de que 73% dos entrevistados fazem esforços no dia a dia para se alimentarem melhor, 35% diz ter uma dieta equilibrada e somente 14% procuram ter uma dieta baseada em produtos naturais. Além destes dados, o relatório da QualiBest (Empresa especializada em aplicar questionário com pessoas físicas de maneira digital) trás outros insights, dentre eles a que as pessoas mais saudáveis são mais felizes e que também tem mais tendência de cozinhar seus próprios alimentos.
Excesso de peso e obesidade
Quanto aos indicadores de obesidade e excesso de peso, em contramão dos demais indicadores, ele tem demonstrado uma “piora”, onde houve um crescimento de 72%, onde em 2006 11,8% da população tinha o IMC acima de 30kg/m², em 2019, mais de 20% da população estava obesa. Entendendo um pouco mais este indicador, vemos que o principal motivo de aumento do indicador é o consumo de alimento ultra processados, que tem se comportado como uma constante ano a ano. Os dados de sobrepeso também são alarmantes, onde atualmente mais da metade da população (55,4%) esta acima do peso ideal (IMC >= 25kg/m²), este número era 23% menor em 2006, sendo 42,6%.
Um ponto válido a ser discutido é porque esses indicadores só crescem enquanto os demais apresentam melhora. Esse comportamento pode ser justificado pelo consumo de alimentos ultra processados e pelo comportamento de estresse da nossa sociedade, que devido ao excesso de trabalho, tem se mantido constantes ao longo dos anos, assim como o consumo de álcool, que também obteve um aumento significativo.
PANDEMIA
Com a pandemia e o isolamento social a população brasileira alterou significativamente seu comportamento, hábitos sociais, trabalho e saúde foram modificados, em alguns casos, para pior. Uma pesquisa feita pelo FIOCRUZ em parceria com a UFMG, a “ConVid – Pesquisa de Comportamentos”, trás alguns insights sobre os efeitos da pandemia em alguns dos indicadores da saúde citados abaixo:
De maneira geral, todos os hábitos de alimentação foram prejudicados com a pandemia: o consumo de legumes e verduras caiu 11% entre os respondentes; o consumo de alimentos ultra processados aumentou em média 35% e doces e chocolates foram em média 11% mais consumidos. Tais dados comprovam que o isolamento social foi extremamente prejudicial para os hábitos de alimentação saudável da população em geral.
Um dos hábitos mais afetados foi a atividade física, diminuindo drasticamente o percentual de pessoas que realizam no mínimo 150min de atividade mensal, tal queda é justificada devido ao fechamento das academias;
Hábitos negativos também foram potencializados no momento da pandemia. Foi registrado um aumento no volume de cigarros fumados por quem já é fumante e 17,6% da amostra afirmou aumentar o consumo de álcool.
ACADEMIAS
Outro fator chave para o entendimento do ‘fitness’, é o segmento de academias. Ele acompanha o comportamento da sociedade e demonstra bem como anda todo o setor no país! Os principais dados do setor são da International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA).
Número de academias
O Brasil é o segundo maior mercado de academias do mundo. De acordo com o relatório da IHRSA, o volume de academias no Brasil só fica atrás do estados unidos. Em 2019, ano do ultimo relatório disponível, o número de academias era de 29.525, este número representou uma queda de 15% em relação ao valor de 2018. Isso pode ser justificado pela ascensão das academias de franquias de baixo custo, que minaram as pequenas academias de bairro que eram grande parte do mercado até então. Tal queda não foi o suficiente para retirar o Brasil do Top 2 global em número de academias, visto que o terceiro colocado ainda é o México com 12,871 academias.
Faturamento
Mesmo o número de academias diminuindo, o faturamento do setor cresceu em 2019, depois de uma singela queda em 2018 quando comparado com 2017.
Número de membros
Enquanto o faturamento e o número de clientes vem oscilando, o número de membros das academias só cresce com o passar dos anos, mostrando a tendência de crescimento do setor.
Taxa de penetração da população
Um indicador relevante para entender o comportamento do mercado é a taxa de penetração da população em academias, o Brasil é um país que tem atualmente uma taxa de penetração de aproximadamente 4,6% da população. Comparado aos demais países da américa latina, o Brasil fica abaixo somente da Argentina, que tem 6,6% de penetração. Porém, quando analisado uma perspectiva global, o brasil tem uma taxa pequena quando comparado a países mais desenvolvidos como EUA, Canadá e toda a Europa, nesses países a taxa varia entre 15% e 20%. Esse valor mais abaixo se dá pelo fato do valor das academias representar uma alta porcentagem do salário mínimo nacional, restringindo as academias a um público de classes mais altas, que representam somente 5% da nossa população (quem ganha mais de 5mil reais).
Outros dados relevantes (2018)
Expansão das academias em rede
Um modelo de negócios que veio para ficar no mercado fitness foi o de academias de rede. Um preço mais acessível, menos profissionais de educação física no espaço de treino e maior amplitude de horários são alguns dos diferenciais desse tipo de academia que está dominando o mercado. Nos últimos anos, o crescimento das academias de rede foi gigantesco, o maior case é a rede de academias SmartFit, que de 2012 até 2019 instalou mais de 600 academias espalhadas pelo país, contando em todas essas unidades com mais de 2 milhões de clientes. entrando assim no Top 5 de academias de rede do mundo (todas as demais são internacionais).
ALIMENTOS SAUDÁVEIS
O setor de alimentos é um dos setores base para a economia fitness. Pegando o barco do varejo alimentício como um todo, a venda de produtos saudáveis vem crescendo ano a ano no país, é estimado pela Organis – Associação de Promoção dos Orgânicos que o mercado de orgânicos quadruplicou de faturamento de 2013 até 2017, além de em 2019 ter crescido cerca de 15% e em 2020 ter chegado a grande marca de 30%, acompanhando a grande alta do varejo alimentício no ano da pandemia e movimentando cerca de R$ 5,8 bilhões. Além de faturamento, o setor cresceu em produção, de acordo com o Ministério da Agricultura o número de unidades de produção orgânica cresceu 5,4% ano passado, atingindo a marca de 22.427 unidades.No aspecto geral de Alimentos Saudáveis o mercado também tem crescido bem. De acordo com o Euromonitor Internacional (consultoria), o mercado movimentou em 2019 cerca de US$ 35 bilhões e apresenta um crescimento médio de 12,5% ao ano. Ainda segundo o Euromonitor, o setor cresceu, de 2009 até 2014 cerca de 98%, número expressivo e extremamente positivo para o setor.Além disso, o nicho de marmitas também tem crescido significativamente. Esse segmento que é repleto de MEIs (representam 94% das empresas) cresceu mais de 150% de 2014-2019 em número de empresas, atingindo o valor de 239,8 mil em 2019.
ANÁLISE DO SETOR
Oportunidades
1.Hábitos saudáveis em crescimento: Quanto mais saudável nossa população fica mais ela tende a consumir produtos fitness e todo seu ecossistema, com a ascensão de hábitos saudáveis por longos anos, podemos afirmar que os próximos anos é esperado cada vez mais pessoas nas academias e movimentando o mercado alimentício fitness.
2.Novas perspectivas e métodos de exercício: Com a demanda do públicos por novos métodos de treinamento diferentes da academia, existe uma grande oportunidade de mercado para ser explorada, grande exemplo disso foi o ‘boom’ de academias de cross training visto nos últimos anos.
3.Mercado multifacetado: Com o crescimento do fitness outros setores periféricos são aquecidos, como o de marmitas (como já falado), o de moda fitness, aplicativos e oportunidades em TI, dentre outros. Com tal ecossistema aquecido existem mais possibilidades para empreendimento.
Ameaças
1.Grande concorrência: Com um mercado repleto de médios players, tanto em academias quanto em alimentação, a concorrência fica acirrada e podem haver efeitos negativos para um negócio que não sabe aproveitar a oportunidade;
2.Academias de rede: As academias e rede já vem a alguns anos alterando a dinâmica do mercado fitness, elas são a grande ameaça para quem pensa em empreender no setor.
TENDÊNCIAS
Entendendo os dados propostos do setor fitness, podemos afirmar que a expectativa para o setor é de crescimento. Com as academias em plena expansão, um público que busca cada dia mais se alimentar melhor e tem menos hábitos não saudáveis a perspectiva para o segmento fitness como um todo é de expansão. Considerando que temos menos de 5% da população em academias, que somente 35% das pessoas afirmam ter uma dieta saudável e que temos somente 40% da população nacional minimamente ativa, o tamanho do espaço a ser explorado ainda é gigantesco.
Treinamentos híbridos
Uma grande aposta do mercado fitness para os próximos anos são exercícios menos convencionais, com propostas mais dinâmicas e inclusivas do que academias, promovendo não somente um exercício mas também um momento muitas vezes em grupo de relaxamento. O treinamento funcional surgiu nos últimos anos como a grande aposta para essa modalidade, porém, nos últimos anos tipo de treino como o Cross training tem ganhado cada vez mais espaço no meio fitness.
Flexibilidade de horários
Um comportamento da nossa sociedade que veio para ficar foi o de trabalho em excesso. Com rotinas cada vez mais apertadas e atarefadas, ter disponibilidade para ir a academia em horários menos convenientes como a madrugada é uma tendência para o futuro do fitness.
Aulas e metodologias digitais
Com a pandemia, as academias precisaram ser adaptar para ensinar e manter seus alunos ativos mesmo de casa. Essa barreira criada em 2020 foi superada através de aulas online e até mesmo planos de treinamentos pagos na internet onde se pode fazer um treino rápido, eficiente e dinâmico dentro da própria casa com nada mais que um telefone.
Treinamentos ao ar-livre
Atualmente a maioria das pessoas já se movimenta em lugares aberto, parques, praias e até mesmo ruas estão repletas de pessoas correndo e fazendo exercícios funcionais, cerca de 41% das pessoas que se afirmam ativas dizem se exercitas majoritariamente fora de casa, apenas 28% estão na academia ou afins. Porém, com a pandemia essa tendência foi intensificada, com pessoas passando cada vez menos tempo em espaços de academia tradicionais.
Ambientes híbridos e completos
Estamos na era da experiência, ter um ambiente que proporcione um pouco de tudo para o cliente pode ser de fato um grande diferencial competitivo. Espaço para academia, Cross Training, treinamento funcional, restaurante, loja de roupa… Quando reunidos todos essas variações dentro de um único local a experiencia do cliente sobe para outro patamar, permitindo uma maior retenção e utilização dos serviços.
Highlights
“O setor fitness é promissor em nível mundo. A pandemia acelerou o processo de cuidados com a saúde, tendo vários de seus subnichos com resultados positivos nos últimos 2 anos.
Além disso, observamos modernização do segmento através do meio digital, que demonstra adaptação aos novos tempos de aulas online, dentre outras temáticas, que transforam o segmento também pensamento no futuro.
– Vinícius Ribeiro, analista de mercado sênior
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