ANÁLISE MACROECONÔMICA
PANORAMA BRASIL
O faturamento do mercado pet no Brasil em 2021 foi de R$ 51,7 bilhões, com crescimento de 27% em relação a 2020 (R$ 40,9 bilhões). Segundo a estimativa do Instituto Pet Brasil (IPB) para o terceiro trimestre de 2022, o faturamento do setor deve aumentar 15,8%, chegando a R$ 59,9 bilhões, o que supera a projeção anterior de 14,7% (R$ 59,2 bilhões) baseada nos dados do primeiro semestre.
De acordo com a projeção atualizada no período de janeiro a setembro, o segmento de Pet Food, que vende alimentos industrializados para animais de estimação, deverá fechar o ano com faturamento de R$ 33,5 bilhões, representando 56% do total do mercado pet. Haverá um aumento de 18% em relação ao valor consolidado do ano anterior, se a previsão se confirmar.
Em segundo lugar, a venda direta de animais de estimação dos criadores deve movimentar R$ 6,3 bilhões, representando 10,5% do faturamento total e uma alta de 11,3% em relação a 2021. Em terceiro lugar, está o segmento Pet Vet, que vende medicamentos veterinários, com projeção de R$ 5,9 bilhões, 9,9% do faturamento do mercado e uma projeção de alta de 12,5%.
Os demais segmentos incluem serviços veterinários (R$ 5,5 bilhões, 15,6% de alta e 9,3% do mercado), serviços gerais (R$ 5,3 bilhões, 9,8% e 8,8%), e Pet Care, que vende produtos de higiene e bem-estar animal (R$ 3,3 bilhões, 19,3% e 5,5%).
Especificando para a indústria pet no Brasil, a mesma tem experimentado um crescimento constante nos últimos anos. Segundo a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), o faturamento do segmento cresceu mais, atingindo 35,8 bilhões de reais em 2021.
O brasileiro tem demonstrado seu amor por animais cada vez mais, o que incentiva a indústria a oferecer produtos e serviços de cuidados para os pets. Esses serviços incluem cuidados de higiene e beleza, locação de brinquedos e acessórios, hotéis, etc. O faturamento do pet care representa 7% da receita total da indústria pet no Brasil.
Outro destaque é o aumento do faturamento com alimentação animal, que já ultrapassaram os gastos com ração tradicional. O subnicho da indústria de pet food corresponde a 79% do faturamento do ramo, registrando um crescimento de 33% no ano de 2021.
Por fim, ainda segundo os dados fornecidos pela Abinpet, outro destaque é a indústria veterinária, compondo 7% do faturamento do ramo em 2021 e mostrando um crescimento de 11% ao longo do ano.
Outro dado importante a ser ressaltado é a distribuição das lojas físicas no país, mesmo com os avanços do e-commerce, não se podem desconsiderar os pontos de venda físicos, já que ainda são (e devem permanecer) como uma parcela importante e central do mercado.
Baseando-se nos dados do IPB em conjunto com a CFMV, RAIS e ABRAS, ainda existem poucas megastores, ainda somando as de patamar nacional com as regionais, não somam nem 2% do mercado, com menos de 1000 lojas (744 no total), entretanto são modelos que vêm em crescente, registrando uma variação de 11,83% nas nacionais sendo o modelo com maior mudança.
INDICE
Expansão do Setor
Fusões e Aquisições
Análise dos Players
Perfil do Consumidor
Subnichos
Covid x Setor
Investimentos no Setor
Imp x Exp
Big Picture
5 Forças de Porter
Oportunidades
Ameaças
Tendências
Highlights
Adicione o texto do seu título aqui
PANORAMA MUNDIAL
Segundo um forecast realizado pela research and markets o mercado pet global deve ser avaliado em US$ 232,5 bilhões e crescerá a um CAGR de 7,4% até 2026, atingindo um faturamento de US$ 332.9 bilhões. A estimativa se baseia nos US$ 223,54 bilhões faturados em 2020 e no relevante aumento (que deve se manter crescente) da taxa de adoções de animais nos países mais populosos do mundo, como China e Índia.
Os cães seguem como o animal preferido para ser adotado. com iniciativas estratégicas por parte dos principais players do mercado, a humanização crescente e a preferência dos fabricantes pelo e-commerce, vem favorecendo o desenvolvimento mundial do mercado.
Liderada pelos Estados Unidos e em conjunto principalmente com o Canadá, a América do Norte detêm a maior participação do mercado, a crescente adoção de animais de estimação na região, especialmente nos Estados Unidos, é o principal fator impulsionador do crescimento.
Espera-se ainda que o segmento de produtos para cuidados dos animais passe a montar a maior parte do mercado pet. Incluindo principalmente os diferentes tipos de produtos disponíveis no mercado devido aos numerosos benefícios ligados às atividades diárias dos animais, preocupações relacionadas à saúde, entre outras coisas.
Segundo dados da Abinpet, a indústria vem mostrando um crescimento, registrando uma marca de 5,4% em 2021 e atingindo quase 140 bilhões no ano.
Os Estados Unidos seguem liderando o mercado global, sendo responsáveis por 44,8% do faturamento mundial. A China vem em segundo lugar, seguida respectivamente pela Alemanha, Reino Unido e Japão. Em 2018, o Brasil chegou a atingir a terceira posição, mas caiu para a quarta em 2019 e a sétima em 2020. Uma das principais causas foi a valorização do dólar. Entretanto, esse cenário vem sendo revertido, em 2021, o Brasil alcançou a 6ª posição no ranking, ultrapassando a França e igualando os 4,5% faturados pelo Japão.
Em comparação com outras potências do mercado pet, o Brasil obtém um valor muito baixo de dinheiro gasto por animal, compensado pelo enorme e constantemente crescente mercado do país, se evidenciando como uma dor, mas também como uma forte oportunidade de expansão do setor, que deve ambicionar o aumento do ticket médio por pet.
EXPANSÃO DO SETOR
Considerando o grande aumento no número de animais de estimação ao longo de todo o país, e o constante crescimento no faturamento do setor e nas exportações, bem como a cada vez maior normalização dos cuidados com os pets, é possível prever uma evolução no mercado ao longo dos próximos anos em todos os âmbitos do setor.
Segundo dados da Euromonitor, existem quase 150 milhões de pets no Brasil, sendo consolidado como o 3º maior mercado do mundo em número de bichos de estimação, e é possível ver um aumento em todos os tipos de animais de 2020 para 2021, mantendo uma média geral de 3,6% de aumento, superando em mais de 4 vezes a média do crescimento populacional do mesmo ano (0,7%), seguindo esse ritmo, a estimativa é que eventualmente, o número de pets, supere o de pessoas no país.
Desta forma, com uma quantidade tão elevada de animais (3º maior do mundo), o mercado evidencia um grande potencial de expansão para os próximos anos, como citado anteriormente, com todo o espaço de crescimento do ticket médio do setor, todos os seus subnichos em desenvolvimento e inovações a serem exploradas, é seguro dizer que o país tem todo o necessário para continuar expandindo e alavancar ainda mais o faturamento.
FUSÕES E AQUISIÇÕES
Biogénesis Bagó adquire o laboratório argentino Mayors
A empresa de biotecnologia focada em saúde animal, adquiriu o laboratório Mayors, que oferece soluções farmacêuticas para cães e gatos. A aquisição complementará o portfólio da empresa, que inclui vacinas para animais de estimação, com protetores antiartríticos, antiparasitários, gástricos e soluções dermatológicas. Além disso, permitirá a Biogénesis Bagó acessar novos mercados, pois os produtos serão vendidos em 16 países da América Latina e do Oriente Médio. Esta aquisição é parte da estratégia de diversificação de produtos e expansão global da empresa, com o objetivo de se posicionar entre as 20 maiores empresas de saúde animal do mundo.
Petz compra a Zee.dog
A Petz anunciou a compra da Zee.dog, empresa de acessórios para cães e gatos, por R$ 715 milhões. A Zee.dog prevê um faturamento de R$ 230 milhões em 2021 e traz expertise do mercado internacional, pois já vende seus produtos em 45 países.
Porto Seguro compra participação na Petlove
A Porto Seguro comprou a participação de 13,5% na Petlove, e-commerce de produtos para animais. Agora, a Health for Pet, seguro saúde para este segmento, foi transferido para a Petlove. A varejista especializada viu sua receita crescer 65% em 2020, chegando em R$ 500 milhões – fator decisivo para a compra de participação pela Porto Seguro.
Cade analisará fusão entre a Cobasi e a Mundo Pet
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) anunciou que vai avaliar a fusão da Cobasi e da Mundo Pet. A aquisição de ações da Mundo Pet por parte da Cobasi permitirá a unificação das duas empresas, com a Cobasi sendo a controladora. A fusão foi publicada no Diário Oficial da União em 5 de janeiro.
A Cobasi é uma empresa especializada no mercado pet, conhecida por suas lojas de grande porte. Além de vender produtos, também comercializa animais vivos, plantas e flores. Já a Mundo Pet é uma empresa de varejo de produtos para animais de estimação, com foco em alimentos, medicamentos veterinários, produtos de higiene e brinquedos, além de oferecer serviços de estética e veterinários.
Segundo o formulário apresentado ao Cade pelas empresas, a Cobasi pretende expandir suas operações nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, incorporando as lojas e o fundo de comércio da Mundo Pet. Para a Mundo Pet, a fusão com a Cobasi significa acesso à sua logística e expertise em compras e gerenciamento de categorias.
ANÁLISE DOS PLAYERS
Petz
Petland
Petlove
Cobasi
A Petz é a maior rede de pet shops do Brasil, fundada em 2002, especializada em produtos e serviços para animais de estimação e animais exóticos domesticáveis. Com mais de 165 lojas em 18 estados, a Petz oferece uma ampla presença geográfica e uma ampla gama de serviços, incluindo lojas, centros veterinários e banho e tosa. Além disso, a empresa está listada na Bolsa de Valores (B3) e busca oferecer uma experiência premium e confiável aos proprietários de animais de estimação.
Faturamento US$ 388.84M
A Petland é uma rede de lojas pet que oferece produtos e serviços para seu animal de estimação. A rede altamente treinada é focada em oferecer o melhor atendimento e o melhor cuidado para os pets, com serviços de banho e tosa e muito mais. Com eventos de adoção e também filhotes de canis cadastrados. Faturamento US$ 4.76M
A Petlove é um dos grandes players do mercado de pets no Brasil, fornecendo uma ampla gama de produtos e serviços tanto online quanto presencialmente para os donos de animais de estimação. Com uma proposta de valor única, a empresa tem experimentado um crescimento impressionante. Fundada por um médico veterinário em 1988, a Petlove ampliou sua oferta de soluções para o mercado de pets, principalmente através de sua presença no e-commerce. Isso chamou a atenção de outras empresas e investidores que buscam conhecer mais sobre a incrível startup de pets. Faturamento US$ 81.74M
Fundada em 1985, a Cobasi revolucionou a indústria de pets no Brasil com sua visão inovadora de investir em amplas lojas e proporcionar aos clientes uma ampla gama de mimos para seus animais de estimação. Ao oferecer uma experiência de compra premium e um amplo portfólio de produtos e serviços, a Cobasi rapidamente conquistou a lealdade dos clientes e tornou-se uma referência no mercado de pets no Brasil. Hoje, a empresa conta com mais de 190 lojas espalhadas pelo país, com produtos e serviços de Pet Food e Pet Care.
Faturamento US$ 315.12M
PERFIL DO CONSUMIDOR
Os hábitos de consumo desse mercado variam de acordo com os tipos de pet possuídos, por exemplo, um cachorro não tem as mesmas necessidades de um peixe, por isso, as dores, necessidades, gastos e interesses são diferentes.
Isto posto, a princípio deve-se analisar a disposição das diferentes espécies de pets, no Brasil e no mundo, existe uma clara preferência por cães, em solo nacional, os caninos constituem mais de um terço de todos os animais de estimação do país e ainda teve o terceiro maior crescimento em número de animais de 2020 para 2021 (último levantamento feito até o momento de realização da análise), ficando atrás dos peixes e dos gatos, que representam o maior aumento (5,9%), atingindo a marca de 27,1 milhões e ficando atrás em número absoluto dos cães e das aves (que cresceram em apenas 1,5%).
Segundo uma pesquisa realizada pelo site Opinionbox, 25% dos respondentes afirmam ter dois bichos de estimação em casa e 14% chegam a 4 ou mais animais. Outro ponto importante, é que 77% afirmam que gastariam o quanto for necessário pela saúde e segurança dos seus pets, o que aliado a um serviço de qualidade, pode se mostrar como uma grande oportunidade para o setor de PetVet
Ademais, a pesquisa procurou investigar como os donos de animais estão gastando seu dinheiro com seus pets. Como esperado, a alimentação liderou como o produto mais comprado, com 90% dos entrevistados relataram ter comprado ração para seus animais de estimação nos últimos três meses. Produtos de higiene, incluindo shampoos, vieram em segundo lugar, sendo adquiridos por 54% dos proprietários de animais, seguidos por brinquedos (43%) e coleiras ou focinheiras (34%). Em termos de gastos médios com a alimentação dos animais, 47% gastam até R$100. Quando se trata de higiene e estética, a porcentagem de pessoas que gastam até R$100 aumenta para 57%.
SUBNICHOS
Pet Food
O subsetor de alimentos para animais de estimação não só já é o que mais fatura e mais consolidado no país, como também é o que apresenta uma maior porcentagem de crescimento nos últimos anos.
E mesmo com a queda na margem de lucro devido ao aumento das matérias primas, o nicho ainda segue fortíssimo, registrando uma média relevante de crescimento tanto na indústria, como no mercado em geral, chancelando a evolução do setor pet no Brasil.
Pet Vet
O ramo veterinário tem mostrado uma expansão interessante, após uma quase estagnação em 2016, o mercado tem entrado em constante aumento de faturamento e de crescimento, estipulando um cenário realista, ainda em 2022 o setor provavelmente deve superar a marca de R$ 10 bilhões faturados, isso se apenas manter o crescimento registrado em 2021.
Pet Care
O foco em Pet Care desse ramo é dividido em higiene e beleza, produtos não alimentares, como brinquedos, roupas e acessórios e outros serviços como hotéis e adestramento.
O nicho tem apresentado uma evolução incrível e a estimativa para o futuro é de que principalmente no Brasil é de um crescimento gigantesco de mais de 140% até 2026 e acelerando cada vez mais ao longo dos próximos anos.
Uma tendência desse setor é a adesão de grandes players de outros mercados, entrando agora no ramo de pet care, como é o caso da Unilever. A gigante britânica inaugurou a marca Cafuné no Brasil, com 17 produtos focados em higiene, cuidados e limpeza.
COVID X SETOR
A pandemia mudou muito do estilo de vida das pessoas, com a necessidade de passar tanto tempo em casa, várias pessoas decidiram adotar animais de estimação, segundo uma pesquisa realizada pela COMAC, 30% de todos os pets dos respondentes, foram adquiridos na pandemia, tendo uma taxa ainda maior entre os gatos (50%).
Ademais, o estudo ainda aponta vários hábitos que surgiram durante a crise mundial, como por exemplo, o hábito de comprar online, hábito declarado por 74% das pessoas, e entre essas, 90% afirmam que permanecerão com o costume, outro fator interessante dessa parte do estudo é o interesse em aproveitar mais a companhia dos pets, ressaltando o aumento da importância com a qual as pessoas vêem seus animais.
Além das mudanças nos hábitos dos consumidores, a pandemia da COVID-19 teve um grande impacto no mercado pet no Brasil. Devido ao aumento da demanda por animais de estimação durante o período de isolamento social, houve uma grande procura por pets e, consequentemente, um aumento nos preços de rações, acessórios e até mesmo de animais de estimação.
E mesmo com o fechamento de vários PetShops e clínicas veterinárias, em geral, o setor se saiu muito bem, segundo estimativas do IPB, o setor registrou um crescimento médio de 35% durante a crise sanitária mundial, com aumento principalmente no mercado de Pet Food e Pet Care.
INVESTIMENTOS NO SETOR
Os investimentos no mercado pet vem aumentando ao longo dos anos, o setor que é cada vez mais mais atrativo graças ao seu elevado faturamento e potencial de expansão, também o torna chamativo para investidores, como é o caso da Capri Venture que possui um projeto de uma startup pioneira em produtos veganos, com liderança 100% feminina. Outro projeto da Capri Venture é o da Pet Angels, que tem o propósito de ser a primeira linha de investimento do mercado no país, podendo destinar até R$ 400 mil para empresas com soluções disruptivas.
Outra empresa que angariou investimentos em 2022 foi a PetLove, o maior e-commerce de produtos para cães e gatos do país (agora figital) abriu uma rodada de investimentos, visando a realização de campanhas de marketing na televisão
Ainda vale-se ressaltar que o mercado de alimentação para animais domésticos tem atraído investimentos significativos, chegando a R$ 2,5 bilhões desde o ano passado. A Mars, conhecida por marcas como Pedigree, Whiskas e Cesar, está entre as empresas que estão investindo na expansão do setor e planeja investir R$ 200 milhões para modernizar sua fábrica, instalando equipamentos de automação e maquinários especializados na produção de ração úmida para cães e gatos.
Não é possível calcular exatamente quanto dinheiro vem sendo investido no setor, mas com a movimentação dos grandes players e as várias startups que têm surgido, é seguro dizer que as aplicações financeiras nesse ramo vem aquecendo e tendem a aumentar cada vez mais.
IMPORTAÇÕES X EXPORTAÇÕES
Em geral, a balança comercial do mercado pet brasileiro é extremamente positiva, com as exportações superando em mais de 30 vezes as importações, mesmo assim, vale-se atentar ao enorme aumento nas importações registradas no último ano, chegando em 58,7% em 2021, se tornando o maior valor nos últimos dez anos.
Mas nem tudo é ruim, as exportações ainda superam por muito esse número, atingindo uma marca de 33% de crescimento, pulando de US$ 310,5 milhões para US$ 412,5 milhões, tornando-se o melhor nos últimos 7 anos e o 3º melhor dos últimos 10 anos. Segundo uma matéria publicada no site do Instituto Pet Brasil (IPB), O Brasil exporta, principalmente para seus vizinhos do continente americano, que ocupam as nove primeiras posições. Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Estados Unidos, Uruguai, Bolívia, Peru e México são, nesta ordem, os países que mais compram do mercado pet brasileiro.
Neste prisma, cabe-se analisar também, o market share das exportações divididas entre pet vet, pet care, pet food e animais vivos, e como em todo o mercado, a venda de produtos alimentícios, se sobressai e gera a principal renda do setor com 95% de todo o mercado (quase US$ 392 milhões faturados só em 2021).
Big Picture
Brasil tem a 3ª maior população de pets do mundo
Crescimento de 33% nas exportações em 2021
Expectativa de um aumento de mais de 140% no nicho de Pet Care
Previsão de R$ 59,9 bilhões de faturamento para o terceiro semestre de 2022
Quase 150 milhões de animais de estimação no país em 2021
Brasil ocupa o 6º lugar no ranking de faturamento do setor no mundo
ANÁLISE INTERNA DO SETOR
5 FORÇAS DE PORTER
Entrantes Potenciais – Alta
A entrada de novos concorrentes no mercado de pets no Brasil pode ser relativamente fácil devido à baixa exigência de capital inicial e ao grande número de clientes potenciais. No entanto, é importante destacar que a concorrência intensa e a presença de players estabelecidos podem dificultar a entrada de novos concorrentes.
Produtos Substitutos – Alta
Existe uma ampla gama de produtos substitutos disponíveis para pets, como alimentos de baixo custo, serviços de cuidados de pets e brinquedos feitos em casa. Esses produtos substitutos podem oferecer uma alternativa mais acessível para os clientes, o que pode afetar a demanda por produtos mais caros.
Poder dos Fornecedores- Média
O número de fornecedores de produtos e serviços para pets no Brasil é elevado, incluindo fabricantes de alimentos, medicamentos, acessórios e outros produtos. No entanto, alguns desses fornecedores são de grande porte e possuem uma posição dominante no mercado, o que pode dificultar a negociação de preços para os outros players do mercado.
Poder dos Compradores – Baixa
Os compradores no mercado de pets no Brasil são compostos principalmente por proprietários de animais de estimação e por empresas que oferecem serviços de cuidados de pets. Esses compradores têm poder de barganha limitado, pois a maioria dos produtos e serviços para pets são considerados itens de consumo rotineiro.
Rivalidade entre players – Alta
A concorrência no mercado de pets no Brasil é intensa, com muitos players de diferentes tamanhos e tipos, incluindo grandes redes de lojas, pequenas lojas especializadas e lojas on-line. A concorrência é intensificada pelo fato de que muitos produtos para pets são considerados itens de consumo rotineiro, o que leva os clientes a comparar preços e buscar as melhores ofertas.
OPORTUNIDADES
O mercado de pets no Brasil tem visto um crescimento constante nos últimos anos, com um aumento na demanda por produtos e serviços para animais de estimação. Aqui estão algumas das principais oportunidades deste mercado:
Novos Serviços
Com o crescimento do mercado e os aumentos nos cuidados com os pets, novos serviços vêm surgindo no ramo, como é o caso dos pet sitters, e até serviços já bem conhecidos receberam um impulso enorme nos últimos anos devido à pandemia, segundo o app GetNinjas, a busca por profissionais da categoria pet cresceram 306%, apenas a procura por pet sitters 167% em 2021, além disso, também vale ressaltar os aumentos em vários outros segmentos do setor pet como exemplo: 50% nos serviços de hospedagem, 23% para os adestradores e 11% em banho e tosa.
A exemplo dos pet sitters (amplamente conhecidos como “babás de pets”), que são contratados para cuidar dos animais domésticos e recebem por hora, atualmente já com aplicativos responsáveis por conectar os donos de pets com os cuidadores, como o Dog Hero, que durante o primeiro semestre de 2021, a plataforma registrou um aumento de de 120%.
Alta e Crescente Demanda
Como já citado anteriormente na análise, o mercado Pet no Brasil é o terceiro maior do mundo, contando com quase 160 milhões de animais de estimação espalhados pelo país e uma média geral de crescimento de 3,6%, o que representa uma enorme demanda de serviços, que deve continuar aumentando ao longo dos próximos anos.
Maior Importância dada aos Pets
Segundo um estudo realizado pela COMAC, comparando a forma como as pessoas viam seus animais de estimação em 2019 e 2021, é possível perceber um grande aumento na relevância que os pets passaram a ter nas vidas de seus donos, registrando uma enorme queda na quantidade de pessoas que os tratam apenas como animais de estimação e a maior parte dos respondentes, os vendo membros da família e até como os próprios filhos.
AMEAÇAS
Alta Carga Tributária
Mesmo com o grande crescimento do setor ano após ano, uma grande dor geral do setor é a quantidade absurda de impostos no Brasil, principalmente quando comparado a outros países e regiões do mundo.
Aumento nos Custos das Matérias Primas
A maior parte da indústria pet no Brasil é do nicho de “Pet Food”, ou seja, produção de comidas para os animais, entretanto, nos últimos anos, vêm sendo registrados diversos aumentos no preço da soja e do milho, que são as principais matérias primas das rações, o que prejudica a margem de lucro deste ramo.
Alta Concorrência
Por se tratar de um setor tão promissor com números cada vez maiores, o mercado em expansão e uma baixa barreira de entrada, ele é visto como um prato cheio para novos empreendedores, e não só isso, como também grandes players de outros mercados que vêm fazendo suas entradas no ramo, como já mencionado anteriormente é o caso da Unilever com a Cafuné, uma marca com linhas voltadas ao Pet Care.
TENDÊNCIAS
Diversificação no Meio de Obter Informações
É possível notar uma mudança significativa na forma com que os donos se informam sobre seus animais de estimação, o que antes ficava extremamente restrito aos veterinários, hoje, por mais que ainda sejam a principal fonte, já dividem espaço principalmente com plataformas online como Google, Youtube e Instagram.
Outro fator interessante de se notar é o aumento das informações obtidas por funcionários de Pet Shop, o que reforça a importância de que as lojas capacitem suas equipes para que possam passar informações de qualidade ao cliente, deixando-os ainda mais satisfeitos com o atendimento.
Seguros para Pets
A crise econômica global causada pela pandemia e outros fatores têm sido um impulso para o mercado de seguros para animais de estimação. Isso porque, os proprietários estão buscando esses serviços para reduzir o risco financeiro e lidar com os elevados custos de cuidados veterinários. De acordo com um relatório da consultoria Grand View Research, o setor foi avaliado em US$ 8,3 bilhões em 2021 e espera-se que atinja US$ 32,7 bilhões a nível mundial até 2030, com uma taxa de crescimento anual de 16,7%.
Rações Diferenciadas
Num mercado tão competitivo quanto o de Pet Food, se faz imprescindível, a diferenciação a partir dos produtos, por isso, várias marcas têm apostado em diferentes tipos de ração para satisfazer vários públicos.
A ração para animais é classificada em 4 tipos principais: Ração Standard, Ração Premium, Ração Super Premium e Ração Natural. A Ração Standard é a mais simples, contendo proteínas simples que requerem grandes quantidades para que o animal absorva os nutrientes necessários. A Ração Premium é alimento completo, balanceado e puro, atendendo as necessidades do animal para uma dieta equilibrada. A Ração Super Premium é desenvolvida sob medida para o animal, com uma alta quantidade de proteína de origem animal e baixa ou até sem grãos. A Ração Natural é aquela que contém uma porcentagem significativa de ingredientes de origem animal, cereais integrais, frutas, vegetais, minerais e vitaminas.
Um fator que deve ser observado é a tendência brasileira de alimentar os pets com outros alimentos, que pode e deve ser mudada ao longo do tempo, com o aumento do acesso à informação.
Mercado Digital e Tecnologia
Atualmente, as lojas de animais de estimação detêm a maior participação de mercado na categoria de canais de distribuição, em comparação com o e-commerce, mas, nos próximos anos, se espera que o comércio eletrônico experimente um crescimento significativo no mercado de animais de estimação, reforçando o que já vem acontecendo no país.
Outro expoente do setor, são inovações tecnológicas, como por exemplo uma I.A que interpreta os gostos do pet para que ele mesmo “escolha”, os produtos a serem comprados, a tecnologia se baseia em reconhecimento facial e machine learning para funcionar e fornecer a melhor experiência possível para o consumidor (humano e animal).
Os Aplicativos dos principais players do mercado mostram uma qualidade elevada, mantendo altas notas dadas pelos usuários, indicando grande satisfação dos clientes, focados em melhorar ao máximo a experiência dos consumidores.
Humanização dos Pets e Serviços
Com a crescente na relação entre animais de estimação e os donos, a humanização se mostra como uma forte tendência que tende a se estabelecer no ramo. Isso pode ser visto no aumento do pet care e nos lançamentos de linhas para pets de grandes marcas como Louis Vuitton, Zara, Moschino entre outras.
Além de produtos que humanizem os bichos, os serviços também têm se vendido como cuidados humanizados, focando em brindes e no bem-estar dos pets, tendo como exemplo hotéis com rotina de brincadeiras e cuidados, até disponibilizando fotos e updates do dia do animal no estabelecimento, atendimentos à domicílio, visando um maior conforto tanto para o dono, quanto para o bicho.
Essa tendência também é percebida no âmbito veterinário, com empresas focadas especialmente nesse tipo de cuidado e atendimento, como é o caso da Nucleon que possui como propósito, segundo a fala da própria responsável pela empresa Sheila Kupka, afirma: ”Nosso compromisso é oferecer aos pacientes, tutores e clientes, o que existe de melhor para a saúde dos pets, seja nos exames preventivos ou no diagnóstico e cuidados intensivos de doenças, sempre com empatia e dedicação.”
HIGHLIGHTS
“O mercado pet no Brasil é um expoente da economia nacional, um setor com números impressionantes e ainda por cima demonstrando um horizonte enorme de expansão do ramo, considerando fatores como mesmo com um ticket médio e impostos tão altos, ainda se mantém como o 6º maior faturamento do mercado pet no mundo, isso só mostra o quanto o país tem uma força incrível para esse ramo.
Para investimentos, um mercado aquecido e em constante crescimento, sempre atrai aplicações, porém para empreendimentos, pode ser perigoso dada a concorrência exacerbada encontrada no setor, devido a isso, torna-se imprescindível um estudo detalhado da concorrência no lugar pretendido para abertura.”
Robson Duarte – Product Analyst I
Sigilo e disclaimer
Este documento é para uso exclusivo do assinante. Sua veiculação é terminantemente proibida.
A Ray Consulting não se responsabiliza por ações tomadas por parte do assinante, sendo o intuito do documento servir como um material informativo e não uma sugestão para plano de ação.
RAY MARKET SOUND
Equipe Ray Market Sound
rms@rayconsulting.com.br