Odontologia

ANÁLISE MACROECONÔMICA

De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Brasil conta atualmente com 336.160 dentistas. Apesar de um número significativo de especialistas, sua distribuição é muito concentrada na região sudeste. São Paulo tem o maior número de dentistas com um total de 97.604 dentistas, enquanto no Acre são apenas 842.

Relacionado com o número de dentistas, a região Sudeste concentra-se no maior número de empresas que atuam no setor odontológico, incluindo: clínicas, laboratórios odontológicos e empresas de produtos odontológicos. Por exemplo, só o estado de São Paulo tem atualmente 16.244 clínicas, ou 31,22% do total de 52.026 clínicas do país.

INDICE

1. ANÁLISE MACROECONÔMICA

Concentração

Mundo
Investimento
Plano de Saúde
Expansão do Mercado
Franquias
Covid x Setor
Procedimentos Estéticos
Análise dos Players
Big Picture
2. ANÁLISE INTERNA
5 Forças de Porter
Oportunidades e Ameaças
3. TENDÊNCIAS
Panorama dos próximos anos
Prontuários digitais
Realidade Aumentada e Virtual
Sistema de Gestão Integrada

CONCENTRAÇÃO

Região Sudeste:

Os números do CFO mostram que as unidades profissionais e atuantes estão concentradas na região sudeste, centrada no estado de São Paulo. O desequilíbrio na distribuição dos serviços odontológicos no país leva a um gargalo de atendimento para toda a população brasileira.

Média de dentistas por população:

Em fevereiro de 2020, quando havia 331.502 dentistas no Brasil, Fernando August, especialista em business intelligence odontológico, fez uma análise muito sólida usando dados do CFO então atualizados. Ele analisou o número médio de dentistas por estado, levando em consideração o tamanho de cada população. No geral, Augusto constatou que o número médio de residentes no Brasil era de 634 por dentista.

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NÚMEROS NO MUNDO

O mercado odontológico mundial deve movimentar nada menos que US$ 35,7 bilhões em 2023. O que representa um crescimento médio anual de 5,59%, de 2018 para cá. Os números são da companhia irlandesa ‘Research and Markets’, conceituada player de pesquisa de mercado do mundo. O estudo aponta ainda que a alta se deve a diversos fatores como aumento dos cuidados com saúde bucal, envelhecimento da população e avanços tecnológicos da indústria do setor. Analisando a indústria de saúde como um todo, há dez anos o mercado de odontologia se destaca por ser o único com superávit na balança comercial.

Fonte: CNN, economia.ig

INVESTIMENTO EM TRATAMENTO ODONTOLÓGICO NO BRASIL

Segundo a Coordenação de Higiene Bucal do Ministério da Saúde, o valor destinado aos serviços odontológicos no Brasil em 2020 foi de R$ 1,4 bilhão. Já a Odontologia Suplementar (Planos Odontológicos), investiu R$ 3,1 bilhões para atender mais de 26 milhões de beneficiários. Ou seja, seu valor é mais que o dobro da contribuição do sistema público.

“Especialistas dizem que o setor público tem maior tempo de espera e pode ficar sem oferta, mas isso não acontece na Odontologia Suplementar.”

“Especialistas dizem que o setor público tem maior tempo de espera e pode ficar sem oferta, mas isso não acontece na Odontologia Suplementar.”

PLANO DE SAÚDE ODONTOLÓGICO

Aproximadamente 1,28 milhão de brasileiros passaram a contar com planos exclusivamente odontológicos nos 12 meses encerrados em janeiro de 2021, conforme aponta a Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB), do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). Com o crescimento de 4,9% no número de beneficiários, o setor passa a atender 27,2 milhões de pessoas no Brasil.

Uma pesquisa do CFO mostrou que nove a cada dez brasileiros acredita ser muito importante ir ao dentista com regularidade e 72% vão ao menos anualmente.

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% da população ainda vai menos de uma vez ao ano no dentista

EXPANSÃO DO MERCADO

Alguns fatores justificam as grandes mudanças da odontologia, trazendo novos panoramas e desdobramentos significativos para a viabilização da expansão do segmento odontológico e de todos os demais segmentos da saúde.

Esses diversos fatores são responsáveis pela criação de inúmeras inovações em higiene bucal que promovem um crescimento mais sustentável da prática odontológica e do mercado como um todo. A seguir, alguns motivos para o mercado de odontologia estar em franca expansão:

Baixa inadimplência

A taxa de inadimplência do paciente (cliente) é muito baixa, não só gerando bons lucros, mas também representando um investimento seguro em odontologia. Esse número é em média 5%, com o maior percentual de clientes em atraso na região Sudeste (cerca de 8%).

A preocupação com a saúde bucal aumentou

O Ministério da Saúde realizou uma pesquisa nacional de higiene bucal mostrando que os brasileiros estão mais interessados ​​em sua saúde bucal. Este estudo mostrou uma diminuição acentuada da cárie em todas as faixas etárias. Além disso, segundo a pesquisa, a demanda por tratamento odontológico aumentou 30%.

O Brasil é atualmente um dos destaques da assistência odontológica no mundo, segundo pesquisa do IBGE. Esses números vão dinamizar o mercado odontológico e criar mais oportunidades para quem quer atuar nessa área.

Serviço público ineficiente

O governo não tem recursos para prestar assistência médica de qualidade a toda a população, e sua abrangência é ainda mais restrita na odontologia. Esta é uma oportunidade para os dentistas atenderem a essa demanda e absorverem aqueles que não podem pagar por um tratamento caro

Popularização dos planos odontológicos

A proliferação de planos de tratamento odontológico é outro fator que impacta diretamente no crescimento do mercado odontológico. De acordo com o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), o número de brasileiros planejando tratamentos odontológicos é crescente, ultrapassando 22 milhões de beneficiários em 2016, um aumento de 2,4%.

Ainda, segundo o mesmo instituto, foram 4.444 pessoas entre 2016 e 2017, mas mais de 900 mil beneficiários foram perdidos no plano médico, além de quase 2 milhões novos no plano somente odontológico. Esses planos aumentaram 8,5% e já contam com 22,5 milhões de usuários.

Franchising

O setor de franquias é um segmento que vem crescendo amplamente, hoje já somam mais de 1000 unidades distribuídas em mais de 20 redes, as quais atendem mais de 5 mil cirurgiões-dentistas, produzindo no total um expressivo faturamento de mais de R$50 milhões por mês.

CRESCIMENTO DAS FRANQUIAS ODONTOLÓGICAS

Aumento das unidades franqueadas

Uma das provas do crescimento das franquias é o aumento do número de unidades franqueadas no mercado odontológico. Segundo a ABF, existem cerca de 40 redes de franquias distribuídos por todo o Brasil, representando múltiplas redes em cada estado.

Aumento do alcance

A maioria da população há muito não tem acesso aos serviços odontológicos, dificultando o acesso. O aumento da divulgação nos serviços odontológicos é outro fator que explica o crescimento das franquias odontológicas.

Gestão descomplicada

Contar com um plano de negócios integrado a uma marca já reconhecida, as chances de sucesso aumentam drasticamente.

Fonte: Fecomercio, FGV

IMPORTÂNCIA E QUALIDADE DE VIDA

De acordo com o estudo Percepções Latino-Americanas sobre Perda de Dentes e Autoconfiança, idealizado pela Edelman Insights, a perda de dentes é o segundo fator mais prejudicial à qualidade de vida de indivíduos entre 45 e 70 anos.

Já segundo a ABIMO (Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar) aproximadamente 2,4 milhões próteses dentárias e 800 mil implantes são implantadas todo o país. Quanto à ortodontia, 12 milhões de brasileiros consultam um cirurgião-dentista para corrigir a posição dos dentes na arcada dentária.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ibope, 39 milhões de pessoas usam prótese total no Brasil. Além disso, os números mostram que 16 milhões de brasileiros vivem sem dentes, e 41,5% dos brasileiros com mais de 60 anos já perderam todos os dentes.

Uma Pesquisa Nacional de Saúde Bucal promovida pelo Ministério da Saúde apontou que os brasileiros se preocupam cada vez mais com a saúde dos dentes. De acordo com o estudo, houve um aumento de 30% na procura por tratamento dentário e uma redução significativa de cáries dentárias.

Embora o setor apresente números favoráveis, o mercado ainda está em expansão. A estimativa é que 50% dos brasileiros ainda precisem fazer algum tipo de tratamento odontológico. Essa informação é muito animadora e agrada profissionais e empresários do segmento.

POR QUE INVESTIR NO MERCADO ODONTOLÓGICO?

Pesquisa realizada pelo IBGE aponta que o Brasil se destaca no tratamento dentário no mercado mundial. A necessidade e procura das pessoas por esses serviços agrada os investidores desse setor, visto que, as chances de retorno são reais. Acrescentando a ineficiência do serviço público no que se refere a oferta de serviço odontológico ao cidadão, a baixa taxa de inadimplência por parte dos pacientes e a possibilidade de aumento desses serviços.

Dessa forma, o setor torna-se uma importante oportunidade para o atendimento a esta demanda e por conta disso os investimentos no mercado odontológico podem ser uma importante estratégia para quem busca negócios rentáveis.

Além disso, uma análise do setor de saúde mostra que o setor odontológico apresenta estabilidade significativa e superávit constante, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos Médicos e Odontológicos (ABIMO).

A ACESSIBILIDADE DOS TRATAMENTOS

Um aspecto que faz com que o mercado odontológico no Brasil seja ainda mais promissor é a acessibilidade dos tratamentos. Vários deles antes eram inacessíveis pelo alto preço e pela forma de pagamento (que, na maioria dos casos, era feita apenas à vista). Como você deve imaginar, as duas realidades mudaram muito.

Os custos para os pacientes reduziram muito. Em parte isso aconteceu como reflexo do avanço tecnológico que acabamos de falar, tendo em vista que trouxe economias na compra de materiais e contratação de serviços.

Além disso, várias empresas nacionais começaram a investir na criação de produtos, materiais e softwares, aumentando assim a oferta de alta qualidade (e que representam possibilidades com um melhor custo-benefício).

Para fechar, as formas de pagamento também mudaram muito. A maioria das clínicas e dos consultórios de hoje oferecem a opção de parcelamento, um aspecto que facilitou a vida de muitos pacientes.

COVID X SETOR

Segundo pesquisa feita pelo Conselho Federal de Odontologia entre junho e julho, 82% dos cirurgiões-dentistas continuaram exercendo a odontologia durante a pandemia seguindo os cuidados de biossegurança recomendados pela entidade, como redução do horário de atendimento, redução no número de pacientes e o uso de todos os equipamentos de segurança, como máscaras, luvas, capote e face-shield.

Os profissionais da rede pública e privada sentiram uma queda considerável nos atendimentos. O Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) fez uma pesquisa onde constataram que as consultas odontológicas na rede pública de saúde caíram, em média, 83,5%, no período em que o Brasil era declarado o novo epicentro da pandemia do novo coronavírus e a curva epidêmica de contágio subia.

Na rede privada também houve queda nos atendimentos. Os maiores índices de queda dos atendimentos odontológicos na rede pública e privada foram no Nordeste, com 88,5% e 83,1%, respectivamente.

Segundo levantamento realizado pelo Ministério da Saúde e atualizado em julho de 2020 a pedido do CFO, especialistas como dentistas, auxiliares e técnicos da área de higiene bucal representaram o menor índice de contaminação entre os agentes de saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19. Além disso, a pesquisa constatou que o número de dentistas estava abaixo da média nacional da população.

Em um comunicado publicado em seu site, o CFO detalha os dados. “No total de pessoas infectadas no Brasil, 0,17% são Cirurgiões-Dentistas, o que representa 2.737 de profissionais contaminados, do total nacional de 1.603.055 pessoas infectadas. No caso de profissionais Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal o número é ainda menor, 0,12% de contaminados, do quantitativo de contaminados no Brasil – apenas 1.852 profissionais diagnosticados com Covid-19. De acordo com o Ministério da Saúde, dos 169 óbitos de profissionais de saúde, registrados entre os meses de março a junho, no Brasil, 5 são Cirurgiões-Dentistas.”

COVID-19 E PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS

Procedimentos estéticos não pararam com a presença da COVID-19, a verdade é que existe um movimento mundial de crescimento da procura por esse tipo de intervenção. Procedimentos estéticos, historicamente, são mais realizados durante os períodos de férias. É quando sempre vemos o maior aumento nos procedimentos, porque as pessoas não estão indo para o trabalho e faculdade e têm mais tempo para recuperação.

“Embora a pandemia dificilmente se qualifique como férias, ao exigir trabalho de casa, sem querer garantiu um período glorioso para a recuperação sem precisar de afastamento e sem que as pessoas saibam do procedimento”, aponta Paolo Rubez, membro da sociedade brasileira de cirurgia plástica.

CRESCE EM MAIS DE 140% O NÚMERO DE PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS EM JOVENS

O Brasil é líder mundial no ranking de cirurgias plásticas em jovens. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), dos quase 1,5 milhão de procedimentos estéticos feitos em 2016, 97 mil (6,6%) foram realizados em pessoas com até 18 anos de idade. Entre as justificativas para o quadro está a insatisfação com a própria imagem.

Somente nos últimos dez anos, houve um aumento de 141% no número de procedimentos entre jovens de 13 a 18 anos, segundo a SBCP.

Para o cirurgião plástico Fernando de Nápole, os jovens não procuram as cirurgias plásticas somente devido à preocupação estética, mas sim por sofrimentos emocionais agravados por restrições sociais auto impostas podem justificar correção cirúrgica.

PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS

O Brasil é líder mundial no ranking de cirurgias plásticas em jovens. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), dos quase 1,5 milhão de procedimentos estéticos feitos em 2016, 97 mil (6,6%) foram realizados em pessoas com até 18 anos de idade. Entre as justificativas para o quadro está a insatisfação com a própria imagem.

Somente nos últimos dez anos, houve um aumento de 141% no número de procedimentos entre jovens de 13 a 18 anos, segundo a SBCP.

Para o cirurgião plástico Fernando de Nápole, os jovens não procuram as cirurgias plásticas somente devido à preocupação estética, mas sim por sofrimentos emocionais agravados por restrições sociais auto impostas podem justificar correção cirúrgica.

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NÚMERO DE EMPRESAS NO SETOR

Quantidade Geral de Profissionais e Entidades Ativas


ESTATÍSTICAS DO PROFISSIONAL DA ÁREA:

PERCENTUAL POR ESPECIALIDADE

PERCENTUAL POR SEXO DO PROFISSIONAL

TRANSFORMAÇÃO DIGITIAL NO MERCADO ODONTOLÓGICO

Antes da pandemia, o mundo dos negócios já estava profundamente enraizado no ambiente digital. No entanto, após a quarentena, o contato com especialistas de diversas disciplinas e procedimentos virtuais e softwares técnicos se tornaram pré-requisitos.

De acordo com uma análise da Digital Transformation Investment, as empresas estão passando por um processo de transformação digital. De acordo com uma pesquisa realizada em 2020, 70% dos gestores mantêm seus investimentos ou aumentam seus gastos com tecnologias específicas ao longo do ano.

As empresas de construção (75%) são as principais adotantes da transformação digital, seguidas pelas empresas de TI (58%) e manufatura (55%). Com isso, o mercado odontológico ainda está defasado na adoção de serviços digitais, um erro cometido por muitos gestores. As inovações na gestão odontológica não são apenas uma forma infalível de evitar uma crise e se manter competitivo, mas também uma boa opção para avançar no cenário pós-pandemia, onde será mais automatizado e digitalizado do que nunca.

Atendimento de qualidade

A consulta remota deve ajudar no exame de rotina do paciente e no monitoramento rigoroso. Portanto, a pergunta de cada indivíduo deve ser apoiada e ouvida, mesmo na ausência de presença física. Esse é um ponto ainda mais importante durante o teleatendimento, onde muitas pessoas se sentem vulneráveis ​​e não recebem atendimento odontológico adequado.

Marketing odontológico

Outro aspecto relevante de como digitalizar o mercado odontológico é o marketing da clínica. Mais do que nunca, integrar a presença de clínicas e serviços profissionais na internet é um passo importante para expandir e conquistar clientes diversos. É preciso se cadastrar nas redes sociais que os clientes utilizam e se afirmar como uma valiosa fonte de informações sobre odontologia.

Gestão odontológica automatizada

Por fim, a transformação digital também é uma ferramenta de apoio ao trabalho diário dos dentistas de todo o país. Um exemplo de investimento que tem se mostrado cada vez mais importante é a locação de software de gestão odontológica.

Por isso, muitos dentistas contam com alternativas, principalmente em tempos de crise, quando os orçamentos são baixos e mais organizações e planos são necessários. Investir em tecnologia, digitalizar e automatizar atividades e processos odontológicos são formas de inovar o mercado e conquistar espaço.

ANÁLISE DOS PLAYERS

Essas 12 redes odontológicas atendem juntas, aproximadamente 21,47 milhões de pessoas e todo o Brasil, que representa 74,6% dos 28,7 milhões  de clientes de planos odontológicos privados.

Foram consideradas apenas as seguradoras classificadas como Odontologia de Grupo e Seguradoras. Cisões, aquisições e fusões das empresas ou carteiras foram detalhadas nas páginas a seguir.

OdontoPrev

A rede odontológica líder do Brasil, Odonto Prev, atende 6,73 milhões de pessoas, superando em muito outras operadoras.

O Grupo Odonto Prev, agora de propriedade da Bradesco Seguros, também possui outras marcas como Bradesco Dental, Prívian, Odonto Serv, Prontodente, DentalCorp, Rede Dental e Sepao. Além dessas marcas, é sócio do BB Dental do Banco do Brasil.

Como empresa de capital aberto, opera na Bolsa de Valores de São Paulo B3 sob o código ODPV3. A rede credenciada é bastante difundida e atende todos os estados do Brasil.


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Milhões de beneficitários
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Interodonto

A segunda maior rede odontológica no Brasil, a Interodonto, possuí cerca de 3,17 milhões de beneficiários e pertence ao Grupo NotreDame Intermédica (GNDI). Combinado com assistência médica, oferece aos clientes uma solução completa de saúde.

Em 2012, o GNDI passou a fazer parte da Bain Capital, grupo americano com forte atuação na área da saúde.

É uma empresa de capital aberto em em 2018 e é operada na Bolsa de Valores de São Paulo B3 sob o código GNDI3. Em 2019, adquiriram a operadora mineira Belo Dente. Oferecem uma extensa rede de certificação em todas as regiões do Brasil.


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Milhões de beneficitários
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SulAmérica

A tradicional seguradora brasileira SulAmérica está em terceiro lugar com 2,82 milhões de beneficiários de planos odontológicos. O grupo segurador atua em diversos segmentos, incluindo seguro saúde, o quinto maior provedor do país.

Como empresa de capital aberto, opera na Bolsa de Valores de São Paulo B3 sob os códigos SULA11 e SULA4. Em 2018, a Sul América adquiriu a operadora Prodent e passou a fazer parte do mesmo grupo.

A rede credenciada é nacional, com dois terços dos beneficiários nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.


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Hapvida +odonto

A operadora cearense, líder em planos de saúde no Norte e Nordeste do Brasil, também mostra força no plano odonto em que possui 2,76 milhões de beneficiários, e é a 4º no ranking.

Empresa de capital aberto em 2018, opera na bolsa de valores B3 de São Paulo sob o código HAPV3.

Em 2019 a Hapvida adquiriu a São Francisco Odontologia, empresa do Grupo São Francisco, com sede no interior de São Paulo. A operadora contava com cerca de 604 mil vidas nos estados de SP, MG, MT, MS e GO.


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Amil dental

A Amil ocupa a 5ª posição em seguros odontológicos, fornecendo produtos Amil Dental para 2,18 milhões de pessoas e oferecendo soluções abrangentes de saúde aos seus clientes.

Com uma história de mais de 30 anos, é um dos mais tradicionais do mercado. Em 2012, a Amil passou a fazer parte do United Health Group, grupo americano especializado em saúde.

Em 2013, encerrou sua participação na Bolsa de Valores de São Paulo e se tornou uma empresa privada. Oferecem uma extensa rede de certificação e serviços em todos os estados brasileiros.


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MetLife

O seguro da MetLife ocupa o 6º lugar com 1,25 milhão de segurados odontológicos. Essa tradicional empresa americana atua em mais de 40 países, incluindo seguros de vida e previdência.

Atendendo em todo o Brasil, tem presença mais forte na região Sudeste, onde se concentram 76% dos beneficiários. Com uma linha odontológica diversificada, atende clientes com diferentes perfis.


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BIG PICTURE

330 mil
É o número aproximado de profissionais da área no país.

72%
Das pessoas relatam ir ao menos uma vez no ano ao dentista.

20%
É a porcentagem do número de dentistas do mundo que estão localizados no Brasil.

2,4 milhões e 800mil
É o número de próteses dentárias e implantes realizados por ano no país, respectivamente.

R$38,7bi
Foi o faturamento do setor no ano de 2019

>1000
Franquias distribuídas em todo o país

ANÁLISE INTERNA DO SETOR

5 FORÇAS DE PORTER

Entrantes Potenciais – Alta

Existem quase 400 cursos de odontologia no país, então por ano, uma “enxurrada” de dentistas entram no mercado.

Produtos Substitutos – Caso a caso

Devido a uma possível solução alternativa.

Poder dos Fornecedores – Baixa

Poder de barganha dos fornecedores tendo em vista a grande quantidade de players similares (difícil diferenciação).

Poder dos Compradores – Média

Poder dos compradores, tendo em vista que certos tipos de especialidades e atendimentos são específicos e escassos.

Rivalidade entre players – ´Alta

Disputa por eficiência (Custo e tecnologia, pouca diferenciação); Posicionamento dos players encontra-se ainda bastante forte e cada vez mais crescente (plano de comunicação pouco efetivo).

OPORTUNIDADES

O mercado Odontológico, traz consigo uma grande taxa de crescimento em toda parte do globo. Com isso, conseguimos observar diversas oportunidades no setor, que podem por vezes serem utilizadas como estratégias de penetração de determinado mercado.

– Maior conscientização da população quanto a saúde bucal.

– Altos Investimentos na área de saúde.

– Facilidade de compra de equipamentos.

– Alta demanda pós pandemia.

Clube de assinaturas

No ramo da odontologia, por exemplo, a novidade funciona por meio de conhecimento prévio das necessidades do paciente. A partir daí, os dentistas podem dispor de kits de serviços que possam ser utilizados pelos pacientes periodicamente. O profissional também pode fazer parcerias com marcas de produtos odontológicos, como escovas, cremes e fios dentais, para que eles patrocinem esses kits.

Por exemplo, o dentista pode enviar aos pacientes caixas com produtos para serem utilizados durante seis meses. Com um convite lembrete para o paciente retornar ao consultório em seis meses para receber seu novo kit, no mesmo dia em que fizer sua limpeza semestral e check-up da saúde bucal.

Coworking odontológico

O conceito de coworking como um ambiente de espaço compartilhado de trabalho está se ampliando. Em vez de várias pessoas sentadas lado a lado, trabalhando em seus laptops, o coworking ganha novo sentido, em espaços ainda maiores e equipados. Uma clínica odontológica compartilhada é um bom exemplo desse novo tipo de espaço, gerando menos custos de manutenção do empreendimento.

AMEAÇAS

Ainda que existam diversas oportunidades, como em todos os setores, ameaças que podem comprometer a evolução da área também existem. Sendo assim, é importante estar atento às possíveis mudanças relacionadas a estes tópicos para manter o sucesso na área.

Forte concorrência

Sendo o país mais populoso quando se toca na parte de profissionais da odontologia, o fator concorrência não poderia ficar para trás como uma grande ameaça para os profissionais da área.

Aumento dos preços dos materiais

O aumento desproporcional e abusivo de preços, que vem se arrastando há meses, potencializa a fragilização do serviço prestado pelos profissionais de Odontologia e demais profissionais da saúde.

TENDÊNCIAS

PANORAMA DOS PRÓXIMOS ANOS

Dado o número de dentistas formados e a base profissional atual, não é exagero dizer que só o Brasil deverá ter mais de 500.000 dentistas até 2030. É uma tendência não apenas nessa profissão, mas em praticamente todas as outras.

Muito mais profissionais são formados do que antes, o que significa que há cada vez mais pessoas no mercado, portante mais oferta e, consequentemente, preços mais baixos para o tratamento.

Nesse momento, é importante se diferenciar para poder pedir mais. Então a onda da gourmetização, famosa em cada mercado, começará a crescer para se diferenciar como barbeiros, hamburguerias e confeitarias. Será uma tendência isso acontecer cada vez mais na odontologia, com clínicas e consultórios disputando quem consegue oferecer uma experiência melhor para os clientes. A seguir, serão listadas as principais tendências do setor odontológico.

PRONTUÁRIOS DIGITAIS

Registros odontológicos e documentos relacionados ao tipo de plano de tratamento odontológico solicitado como exames, prontuários, histórico médico, planos de tratamento, devem ser retidos por 5 anos após a prestação do serviço.

Pensando nisso, o Prontuário Eletrônico é uma ferramenta que armazena digitalmente todas essas informações em sistemas de computação em nuvem por meio de computadores e dispositivos móveis com auxílio de logins e senhas.

Essa ferramenta não apenas reduz custos, mas também agiliza os serviços, facilita a absorção de novas informações, melhora a organização dos dados e torna os serviços mais precisos e satisfatórios.


USO DA REALIDADE AUMENTADA

A realidade aumentada é uma tecnologia que permite sobrepor elementos virtuais à nossa visão da realidade. Ou seja, é possível que possamos visualizar objetos em determinados contextos, mesmo que eles não estejam ali presentes.

Na odontologia, a realidade aumentada poderá ser usada pelos dentistas para simular implantes ou analisar com clareza as arcadas dentárias dos pacientes, mesmo que eles não estejam fisicamente no consultório.

Parece coisa de filme de ficção científica? Pode até parecer, mas isso já é real e será impulsionado com o avanço do 5G na odontologia.

USO DA REALIDADE VIRTUAL

Nesse caso, é preciso usar um óculos VR para simular que está vivenciando um novo cenário.

A realidade virtual já vem sendo muito usada, principalmente para o lazer, tendo em vista que são muitos os jogos com essa modalidade.

No entanto, o uso da realidade virtual também deve se desenvolver para o uso nos tratamentos odontológicos. Já existem programas que estimulam a mente do paciente a não sentir dor, por exemplo.


CHAMADAS EM VÍDEO PARA ATENDIMENTO REMOTO

É claro que ainda não é possível examinar pacientes ou efetuar análises mais complexas por meio de chamada de vídeo, porém consultas de acompanhamento e pós-operatórias são facilmente adaptáveis a essa modalidade e podem facilitar tanto para o paciente quanto para o profissional.

As novas tecnologias na Odontologia prometem melhorar ainda mais o atendimento aos pacientes. Por isso, é importante que os dentistas estejam atentos e levem essas tendências aos seus consultórios.

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA

O software de gerenciamento é uma plataforma que permite centralizar todas as informações do escritório em um único dispositivo.

 Assim, é possível gerenciar, analisar e produzir relatórios sobre a utilização dos mais diversos setores, incluindo:

  • Estoque;
  • Financeiro;
  • Agendamento de consultas;
  • Armazenamento de exames;
  • Lista de contato dos pacientes, entre outros.
  •  

Isso possibilita um atendimento mais completo, satisfatório, ágil e muito mais econômico. Por fim, este dispositivo simplifica todo o processo de gestão e permite uma tomada de decisão mais agressiva e assertiva.

Exemplos de sistemas de gerenciamento:

  • Processos unificados;
  • Armazenamento seguro de dados;
  • Otimização do tempo e lucratividade.

  • CRM integrado;
  • Atendimento automatizado;
  • Gestão financeira integrada;
  • Gestão de marketing.

  • Odontograma;
  • Telemonitoramento;
  • Painel gerencial;
  • Relatórios de gestão;

Prescrição digital

RAY MARKET SOUND

Equipe Ray Market Sound
rms@rayconsulting.com.br

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