O mercado de consultorias no Brasil tem se tornado cada vez mais relevante e seu tamanho tem aumentado substancialmente nos últimos anos. O setor de consultoria representa cerca de 30% do faturamento total do setor de serviços, cerca de R$ 66,4 bilhões.
No Brasil, ainda existe um déficit de profissionais qualificados para atender às necessidades do mercado. Por esse motivo, as consultorias têm se tornado cada vez mais relevantes, trazendo profissionais qualificados para atender às demandas específicas.
A consultoria pode ser classificada em consultorias estratégicas, técnicas, de gestão de projetos, de tecnologia da informação, de RH e de marketing.
De acordo com o último levantamento do IBGE, as consultorias representam cerca de 5,3% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. A região Sudeste concentra cerca de 70% deste mercado, com destaque para o Estado de São Paulo.
O mercado de consultorias também tem se destacado na internacionalização, exportando serviços para outros países e gerando cerca de R$ 8 bilhões em negócios por ano.
Em relação às empresas de consultoria, a maioria delas são de menor porte, com cerca de 30% das empresas com até 5 funcionários. Cerca de 13% das empresas possuem mais de 100 funcionários.