O setor de distribuidoras de alimentos e bebidas no Brasil tem mostrado um bom desempenho nos últimos anos, apesar dos desafios impostos pela pandemia da Covid-19. De acordo com o levantamento da (ABRABE), o faturamento do setor em 2020 foi de R$ 235 bilhões, um aumento de 4,3% em relação ao ano anterior.
O mercado vem se mantendo aquecido em 2021, com previsão de crescimento de 4,5% em relação ao ano anterior. Segundo dados da ABRABE, as estimativas para 2021 são de um faturamento de R$ 245,6 bilhões, sendo que o segmento de alimentos representa cerca de 80% do total.
O setor tem sido impulsionado por tendências como a alta demanda por serviços de delivery, a crescente preocupação com alimentação saudável e a preferência de consumidores por produtos naturais. Neste sentido, as distribuidoras têm se destacado pela diversidade de produtos que oferecem, além de serem responsáveis pela conexão entre as marcas e os consumidores.
Além disso, a força de vendas e a logística também tem contribuído para o crescimento do setor, com o uso de plataformas digitais para maior agilidade e comodidade. Na logística, as distribuidoras têm investido em tecnologias de geolocalização para que a entrega seja mais ágil e precisa.
Em suma, o setor de distribuidoras de alimentos e bebidas no Brasil vem se destacando nos últimos anos, com crescimento em 2020 e previsão de crescimento em 2021. A alta demanda por serviços de delivery, a preocupação crescente com alimentação saudável e a preferência por produtos naturais tem impulsionado o setor, assim como a força de vendas e a logística.