O varejo alimentício de, basicamente, todo o mundo, foi beneficiado pela pandemia do COVID-19, à medida que viram suas vendas aumentarem pelos maiores gastos com alimentos, estocagem de produtos pelas incertezas da pandemia e necessidade de realização de refeições em casa.
Nos EUA, os supermercados tiveram crescimento de 50% na demanda em 2020, o que representa 15,8% de aumento de vendas nas redes varejistas.
Além disso, o varejo alimentício viu aumentos significativos de demanda para produtos como aves, carne e enlatados, com um aumento de 10,9%, 7,9% e 5,7% respectivamente.
Isso foi impulsionado por novas tendências de comportamento, como o aumento na realização de refeições em casa e o aumento no hábito de estocar alimentos.
No entanto, o varejo alimentício também enfrentou alguns desafios, como o aumento dos custos de transporte, a incapacidade de manter o nível de serviço devido à falta de mão de obra e a necessidade de implementar novos protocolos de limpeza e segurança.