Telecomunicações

ANÁLISE MACROECONÔMICA

Números do Brasil e mundo

O tamanho do mercado global de serviços de telecomunicações foi avaliado em US$ 1.657,7

bilhões em 2020 e deverá expandir a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 5,4% de 2021 a 2028. Aumento dos gastos com a implantação de infraestruturas 5G devido à mudança no cliente a inclinação para tecnologias de próxima geração e dispositivos de smartphone, é um dos principais fatores que impulsionam esse setor.

Número crescente de assinantes móveis, a crescente demanda por conectividade de dados de alta velocidade e a crescente demanda por serviços gerenciados de valor agregado são outros fatores potenciais que impulsionam o crescimento do mercado. A rede de comunicação global tem sido, sem dúvida, uma das áreas de destaque para os avanços tecnológicos contínuos nas últimas décadas.

Em 2020, o segmento de serviços de dados móveis detinha a maior participação de quase 33,0% e deve apresentar um CAGR significativo de 2021 a 2028. Isso é atribuído ao uso significativo e crescente de smartphones entre os consumidores.

0
% é a taxa de crescimento de 2021 a 2028

INDICE

1. ANÁLISE MACROECONÔMICA

Market Share
Telecomunicações nos Negócios
Informações Regionais
Principais Países
Players
Telefonia Móvel
Market Share
Fusões e Aquisições
Banda Larga Fixa
Empregos
Receita líquida
TV por Assinatura
Densidade dos Serviços Móveis
Telefonia Fixa
Perspectivas
Principais Tecnologias
Big Picture
2. ANÁLISE INTERNA DO SETOR
Oportunidades e Ameaças
3. TENDÊNCIAS
Highlight

Market Share

  • Em 2020, o segmento consumidor/residencial foi responsável pela maior participação na receita, com mais de 60,0% e a projeção é de manter a liderança ao longo do período de previsão. O crescimento significativo é atribuído à proliferação de smartphones em todo o mundo. Havia mais de 8 bilhões de assinantes móveis registrados globalmente em 2020, em que mais de 60% da população estava usando smartphones.

    As operadoras privadas de telecomunicações respondem por uma base de assinantes maior em comparação com as empresas estatais. Além disso, a crescente demanda por aplicativos, está contribuindo significativamente para a implantação de redes de comunicação em um nível mais amplo.


0
Mais de 8 bilhões de assinantes móveis

Telecomunicações nos negócios

A demanda por serviços de telecomunicações está aumentando em aplicativos de negócios com a implantação de redes de alta velocidade de próxima geração.

As empresas estão instalando redes de pequenas células 5G e redes LTE e 5G privadas para acessar largura de banda de dados mais rápida, a fim de evitar latência em sua rede. A conectividade de largura de banda aprimorada ajudaria as empresas a atender aos requisitos de seus clientes com tempo de espera mínimo e melhorar a experiência geral do cliente.

Além disso, as principais áreas de aplicação de negócios incluem serviços VoIP, conectividade de dados fixos e móveis, comunicação unificada e outros serviços. Para lidar com uma parcela cada vez maior dos conjuntos de dados dos clientes, seria necessária conectividade de rede unificada e rápida entre as empresas em todo o mundo. Isso, por sua vez, é estimado para alimentar o crescimento do segmento de 2021 a 2028.

Informações Regionais

Em 2020, a Ásia-Pacífico capturou a maior participação de mais de 32,0% e deve

testemunhar um crescimento significativo no período de 2021 a 2028. A região provavelmente atrairá mais da metade dos novos assinantes móveis até 2028. O mercado regional é impulsionado principalmente por plataformas de e-commerce e buy-in de varejo, onipresença de smartphones e investimentos em redes 5G. China, Japão e Índia surgiram como contribuintes significativos para o crescimento do mercado regional. De acordo com as estatísticas publicadas pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), a China e a Índia foram classificadas entre os principais usuários de Internet do mundo, com mais de 854 milhões e 560 milhões de usuários, respectivamente, em 2020.

Além disso, as crescentes iniciativas governamentais de integração digital por meio de Tecnologias de Comunicação da Informação (TIC) devem impulsionar o crescimento do mercado APAC. Por exemplo, o governo indiano gastou mais de US$ 600 milhões no desenvolvimento de 100 projetos de cidades inteligentes, onde  a IoT  desempenha um papel vital nas cidades que se qualificam como ‘cidades inteligentes’.



0
milhões de usuários
0
milhões de usuários

A América do Norte foi responsável por uma participação considerável na receita em 2020, devido aos altos gastos dos consumidores em telefones celulares, juntamente com a adoção antecipada de tecnologias digitalizadas.

O atual lançamento do 5G na Coreia do Sul, Austrália, Alemanha, Reino Unido e EUA deve impulsionar o mercado. Mais de 20,0% das conexões de comunicação em todo o mundo estão projetadas para incorporar redes 5G até 2028 com forte presença na América do Norte e Europa.

Principais Países no Mercado de Telecomunicações

A América do Norte foi responsável por uma participação considerável na receita em 2020, devido aos altos gastos dos consumidores em telefones celulares, juntamente com a adoção antecipada de tecnologias digitalizadas.

O atual lançamento do 5G na Coreia do Sul, Austrália, Alemanha, Reino Unido e EUA deve impulsionar o mercado. Mais de 20,0% das conexões de comunicação em todo o mundo estão projetadas para incorporar redes 5G até 2028 com forte presença na América do Norte e Europa.

  • CHINA
  • ÍNDIA
  • JAPÃO
  • COREIA DO SUL
  • ESTADOS UNIDOS
  • AUSTRÁLIA
  • ALEMANHA
  • REINO UNIDO

hdkyrj
djyjd

Fonte: Abras, Qualibest, SEBRAE

Principais empresas e insights de participação de mercado

Os principais participantes do mercado estão estrategicamente focados em fusões e aquisições para expandir sua presença geográfica e portfólios gerais de produtos. Por exemplo, em abril de 2020, a T-Mobile US, Inc. adquiriu a Sprint Corporation, uma empresa de telecomunicações com sede nos EUA. A fusão estratégica teve como objetivo construir uma infraestrutura de rede 5G robusta nos EUA, e capturar o máximo de mercado em áreas rurais e urbanas. A fusão fará um investimento proposto de quase US$ 40 bilhões em seus negócios, nas redes e outros nos próximos três anos.

Além disso, os principais players do mercado estão investindo uma quantia significativa na aquisição do espectro necessário para oferecer serviços de próxima geração. Ter um espectro adequado permitiria aos participantes do mercado fortalecer seus portfólios gerais e expandir sua base de assinantes em vários países. Por exemplo, em fevereiro de 2021, a AT&T Inc. e a Verizon Communications gastaram cerca de US$ 70 bilhões combinadas no espectro 5G para fornecer conectividade de rede aprimorada a seus clientes.

Além disso, várias outras operadoras de telecomunicações, como China Mobile Ltd., KT Corporation, BT Group plc (EE) e Vodafone Group plc, estão investindo significativamente na aquisição de espectro de ondas milimétricas (mmWave) para fornecer conectividade de largura de banda aprimorada para aplicativos comerciais e de consumo. Alguns players proeminentes no mercado global de serviços de telecomunicações incluem:

Alguns players proeminentes no mercado global de serviços de telecomunicações incluem:

  • AT&T Inc. 
  • Verizon Communications Inc. 
  • Nippon Telegraph and Telephone Corporation (NTT)
  • China Mobile Ltda.
  • Deutsche Telekom AG
  • SoftBank Group Corp.
  • China Telecom Corp Ltd.
  • Telefonica SA 

O segmento de telecomunicações vai crescer na ordem de 10%, depois de uma retração de 1%, indica a consultoria. Dois fatores vão pesar: O aumento dos preços de smartphones e, em infraestrutura, o upgrade das redes 4G para 5G.

Segundo a IDC, a retração das vendas em telecomunicações no ano de 2020 se deve à cautela dos consumidores, que preferiram gastar com notebooks. Em unidades, foram vendidos 5% menos celulares que em 2019, totalizando 43,2 milhões de unidades.

Como, no entanto, as vendas de equipamentos para infraestrutura de rede caíram 9%, a área de telecomunicações como um todo, amargurou um recuo de 1% em receita, considerando a inflação do período. A receita da indústria de telecomunicações no Brasil terminou 2020 em R$ 40,17 bilhões.

Concessionárias e montadoras desenvolvem estratégias para estimular a compra de veículos

 

O mercado de telecomunicações brasileiro deve crescer 1,9% em 2021, impulsionado pela maior demanda por serviços digitais e pela chegada do 5G. Essa é a previsão da consultoria especializada em tecnologia IDC Brasil.

A chegada do 5G, contudo, foi considerada um grande fator de transformação. “Em 2021 nós começaremos a ter os elementos para massificação da tecnologia de quinta geração, com os leilões de frequências e as implementações que vão ser realizadas pelas operadoras”, afirmou o gerente de telecomunicações da IDC Brasil, Luciano Saboia.

O 5G será “impulsionador” da inovação no segmento B2B, ao contrário das gerações anteriores mais focadas no consumidor final. A ênfase no início será B2B, não só oferecendo conectividade pura e mais banda, mas também como rompimento da barreira de conectividade para ser ‘enabler’ de outras tecnologias, como cloud, edge e Internet das Coisas por exemplos.

Fonte: Teletime; McKinsey; bnb; Anatel;

O Setor de Telecomunicações no Brasil fechou junho de 2021 com 323,5 milhões de acessos, contabilizando-se os serviços de Telefonia Fixa, Banda Larga Fixa, Telefonia Móvel e TV por Assinatura. Uma variação positiva de 0,1% nos últimos três meses: em março de 2021, o setor marcava 323,5 milhões de acessos.

Três serviços caíram em número de acesos em relação ao trimestre anterior. A Telefonia Fixa com balanço de -1,0%, a TV por assinatura -3,2% e a Banda Larga Fixa -1,6%. O único serviço que registrou alta no mesmo período foi o serviço de Telefonia Móvel registrando um aumento de 0,6% em relação a março de 2021.

O setor de Telecomunicações, um dos poucos que registraram alta desde o início da pandemia, continua ampliando sua presença no mercado e deve movimentar até o final deste ano cerca de R$ 158,8 bilhões, o que representa um acréscimo de 20,3% em relação a 2019. É o que aponta a Pesquisa IPC Maps, especializada em potencial de consumo dos brasileiros há quase 30 anos, com base em dados oficiais.

A alta em telecomunicações foi impulsionada pela necessidade imposta no início da pandemia de equipar ou incrementar as residências para conseguir atender às demandas, tanto do home office, quanto das aulas online.

Telefonia Móvel

O negócio de telecomunicações tem receita de serviços no Brasil que foi estimada em mais de 47,24 milhões de reais em 2021, e seus  investimentos no país sul-americano  somaram 25,5 bilhões de reais em 2021 bilhões de dólares. A receita média por usuário (ARPU) dos serviços de telecomunicações no Brasil é útil para desdobrar duas tendências contrastantes. Enquanto o ARPU de telefonia móvel e internet banda larga vem crescendo, o ARPU de telefonia fixa, internet banda larga fixa e TV paga vem diminuindo.

lgiyfkudr
0
% de aumento no número de brasileiros de 2016 para 2021

Fonte: Statista

Telefones Fixos

Em 2021, havia cerca de 28,7 milhões de telefones fixos em serviço no Brasil. Isso é quase seis por cento a menos que os 30,46 milhões de telefones fixos registrados em 2020. O número de telefones fixos registrados em 2021 também foi o menor desde 2001. Enquanto isso, o número de assinaturas de banda larga fixa no Brasil aumentou consistentemente desde 2005.

Telefones Móveis

 Em 2021, havia mais de 253,31 milhões de linhas de telefonia móvel em serviço no Brasil. Isso é aproximadamente 8,2% a mais do que as 234,07 milhões de linhas registradas um ano antes. Da mesma forma, o número de linhas de telefonia móvel por 100 habitantes no Brasil aumentou.

gqrgawrf

Serviços Móveis Pessoais

O serviço de Telefonia Móvel registrou 242,5 milhões de linhas móveis em operação no mês de junho de 2021, e segue uma tendência de aumento observada principalmente após o início da pandemia de COVID-19, em 2020. 

No segundo trimestre de 2022, a Vivo,  de propriedade da Telefónica, com sede em Madri,  detinha uma participação de 33% dos assinantes de telefonia móvel no Brasil. Claro e TIM seguiram, com 27,8 e 20,3 por cento de participação de mercado, respectivamente.

Em 2019, a Telefónica gerou cerca de 10 bilhões de euros em receita somente no Brasil.

Fonte: Teletime; McKinsey; bnb; Anatel;

dyrjse

Market Share

Visto que existem apenas quatro principais empresas que dominam o mercado de operadoras sem fio no Brasil, decidimos trazer a análise histórica de cada uma desde o começo de 2021 até o primeiro tri de 2022.

A Vivo, maior operadora de celular do Brasil, terminou o 1T22 com 85,3 milhões de celulares e 33,0% de market share. A Claro se consolidou na 2ª colocação e a TIM continuou perdendo market share em todos os trimestres. Já a OI demonstra um crescimento de 0,30% desde o 1T2021 até 1T2022, porém com grande instabilidade.

ukryjrs

Fusões e Aquisições

Estas posições de market share se mantêm inalteradas no 1T22 com a venda da Oi móvel: Vivo (37,9%), Claro (32,8%) e TIM (26,7%).

Após a venda da incorporação da Oi pela Vivo pode ser ver uma crescente nos números, no que diz respeito a celulares, nas empresas da própria Vivo, da Claro e a Tim, ocorreu um aumento de 12.625, 12.897 e 16.557, respectivamente.

jsryhatwr

DENSIDADE DOS SERVIÇOS MÓVEIS PESSOAIS

Os estados que apresentaram maior crescimento percentual no número de linhas móveis nos últimos 12 meses foram Ceará, com mais 1,7 milhão linhas em operação (+21,0%), Maranhão, mais 800,2 mil (+15,4%) e Bahia, mais 1,8 milhão (+14,0%). As maiores participações de mercado no Brasil ocorrem no estado São Paulo, com 70,4 milhões de linhas móveis em operação (29,0% do mercado), em Minas Gerais, com 22,3 milhões (9,2%), e no Rio de Janeiro, com 20,0 milhões (8,2%).

Banda Larga Fixa

O serviço de Banda Larga Fixa totalizou 37,1 milhões de contratos ativos em junho deste ano no Brasil. Em 12 meses, houve um aumento de 2,8 milhões de acessos (+8,2%). Na comparação com o trimestre anterior, o serviço apresentou redução de 601,0 mil contratos (-1,6%). Acessos de fibra ótica são a maior parte dos acessos no país e representam 55,0% do mercado, com 20,4 milhões de assinantes, um aumento de 53,3% nos últimos 12 meses.


DENSIDADE DOS SERVIÇOS MÓVEIS PESSOAIS

Nos últimos 12 meses, 23 Estados e o Distrito Federal apresentaram crescimento do

número de assinantes de Banda Larga Fixa. Os maiores aumentos anuais de clientes em

termos percentuais foram observados em Roraima (+36,8%), Rondônia (+28,7%) e Pará (+26,4%). Os maiores mercados de Banda Larga Fixa do país são o estado de São Paulo, com 12,0 milhões de contratos (32,2% do mercado), seguido por Minas Gerais, com 4,0 milhões (10,8%) e Rio de Janeiro, com 3,6 milhões (9,7%).

haetha

Empregos

Em 2020, o setor de telecomunicações brasileiro empregou cerca de 309,5 mil pessoas, ante cerca de 216,3 mil um ano antes. Entre o primeiro e o terceiro trimestre daquele ano, as operadoras de telecomunicações investiram cerca de 21,4 bilhões de reais no Brasil.

tsheths

Durante os três primeiros trimestres de 2021, as operadoras de telecomunicações investiram cerca de 25,5 bilhões de reais no Brasil. Trata-se de um aumento de 4,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando as operadoras de telecomunicações investiram cerca de 21,4 bilhões de reais.

syjseth

Receita líquida móvel por operadoras

É perceptível uma grande diferença da receita da Vivo em comparação com as outras operadoras, porém há uma certa instabilidade maior. Enquanto a Claro, TIM e OI são estáveis. A Claro e TIM, por sua vez, vem em uma crescente quase que constantemente. Importante falar que a OI não possui dados no 1T22 por conta da venda da empresa.

djyh3e

TV POR ASSINATURA

O Brasil registrou 13,9 milhões de contratos ativos do serviço de TV por Assinatura no mês de junho de 2021, redução de 1,3 milhão de assinaturas nos últimos 12 meses (-8,8%). Em relação ao trimestre anterior, a diminuição foi de 453,3 mil assinaturas (-3,2%). Com um total de 1,3 milhão de acessos, a tecnologia de Fibra foi a única a apresentar crescimento, 21,2% a mais em relação ao ano anterior (+219,0 mil).

Densidade TV por Assinatura

Densidade dos Serviços Móveis Pessoais

Dezenove estados e o Distrito Federal apresentaram redução no número de assinantes de TV por Assinatura em relação ao mesmo período de 2020. Os três maiores aumentos ficaram por conta do Piauí (+39,3%), Sergipe (+18,5%) e Maranhão (+16,0%). Os maiores mercados continuam sendo São Paulo, com 5,0 milhões de contratos ativos no mês de junho de 2021 (36,1% do total), Rio de Janeiro, com 1,8 milhão (12,9%) e Minas Gerais, com 1,4 milhão (9,8%).

ftudryseth

Telefonia Fixa

O Brasil apresentou 30,0 milhões de linhas fixas em serviço no mês de junho de 2021. Em comparação ao trimestre anterior, junho registrou queda de 299,2 mil linhas (-1,0%) e em relação ao mesmo mês de 2020, a redução foi de 1,4 milhão de linhas (-4,6%). Autorizadas da telefonia fixa superaram o número de assinantes em relação às concessionárias: neste mês, foram 15,5 e 14,5 milhões de linhas fixas, respectivamente. Em comparação a março de 2021, as concessionárias apresentaram uma redução de 1,4 milhão de linhas fixas (-8,9%) e as autorizadas registraram aumento de 1,1 milhão (+7,8%). Em 12 meses, as concessionárias apresentaram redução de 2,4 milhões (-14,3%) e as autorizadas cresceram 970,6 mil linhas fixas (+6,7%).

kftuktd

Evolução da Participação de Mercado (%) de Banda Larga Fixa

No mês, os maiores mercados entre as UFs são São Paulo, que registrou 11,2 milhões de linhas fixas (37,4% do mercado), seguido pelo Rio de Janeiro, com 3,5 milhões de linhas (11,7%) e por Minhas Gerais, com 2,9 milhões (9,7%).

Densidade do Serviço de Telefonia Fixa

Perspectivas

É notório que existe uma expectativa para o crescimento de assinantes de celular como um todo, principalmente assinaturas das tecnologias 4G e 5G, muito se dá pelo barateamento dos recursos e do cultura de se manter conectado. Por outro também temos as tecnologias que estão caindo em desuso, como o 3G e as assinaturas de telefone fixo.

.

lfyidty

Principais Tecnologias

1.BYOD — BRING YOUR OWN DEVICE

Foi o tempo em que trabalhar em escritório significava ficar sentado em frente a um computador na mesma mesa o dia todo. Com as conexões sem fio, a computação em nuvem e a evolução de dispositivos móveis e portáteis, os profissionais passaram a ter a liberdade de trabalhar de qualquer lugar e com qualquer dispositivo.

O resultado disso é que muitas empresas passaram a dar liberdade para que os funcionários trouxessem e trabalhassem com os seus próprios dispositivos. Essa tendência é conhecida mundialmente como Bring Your Own Device, ou simplesmente BYOD, e veio para ficar. Além de beneficiar o colaborador, que passa a ter mais liberdade para poder trabalhar de qualquer lugar, o BYOD também beneficia a empresa com a redução de gastos.

  1. VOIP — TELEFONIA DIGITAL

Com a evolução da internet banda larga, uma nova modalidade surgiu, a ligação digital, via telefonia IP. Nessa modalidade, as chamadas analógicas dão espaço para o sinal digital, transmitido via internet. Isso já foi o suficiente para a redução de custos, afinal, a ligação passou a ser transmitida online, como qualquer outra ação feita pela internet, sem a necessidade de uma infraestrutura específica para isso.

Muitas empresas utilizam a telefonia digital como padrão na comunicação interna, com filiais e parceiros. Além do uso comercial, a ligação digital se popularizou e passou a fazer parte de recursos de aplicativos gratuitos de mensagens, como o Messenger e o WhatsApp. Hoje em dia é possível fazer uma ligação gratuita, para qualquer lugar do mundo, utilizando um desses aplicativos.

  1. 3. INTERNET DAS COISAS

Essa tendência tecnológica é conhecida como internet das coisas, ou IoT — Internet of Things, em inglês — e abrange o conceito de conexão de objetivos, com a internet e entre eles, de uma maneira mais aplicada.

A internet das coisas viabilizou a automação completa de setores produtivos, como acontece com a Amazon GO, uma loja em que o cliente entra, pega o que quer e vai embora, sem passar por caixas. Para que isso seja possível, sensores e câmeras inteligentes monitoram o cliente e sabem exatamente o que ele pegou e o que devolveu para a prateleira. Quando o cliente sai da loja a compra é automaticamente debitada de seu cartão de crédito.

Mas não são apenas as grandes empresas que se beneficiam, a internet das coisas está se tornando uma tecnologia popular. Com a automação residencial, muita gente monitora a própria casa à distância via internet e pode executar ações remotas. Por exemplo, a pessoa pode verificar se esqueceu uma janela aberta e fechá-la.

  1. 4. TECNOLOGIA 5G

O grande diferencial da tecnologia 5G é a sua baixa latência, alta velocidade e capacidade de conectar múltiplos objetos, como drones e carros, por exemplo. O Brasil ainda está atrasado em relação ao 5G, pois há um impasse sobre qual tecnologia será adotada, mas os primeiros passos para a implantação dessa estrutura já foi dado.

A chegada do 5G abrirá margem para a evolução de uma série de tendências tecnológicas, como a viabilidade das chamadas cidades inteligentes, onde serviços públicos serão automatizados e executados por inteligência artificial.

  1. FIBRA ÓPTICA

Antigamente ocorria de pessoas terem internet discada, lenta e que ocupava o sinal da linha telefônica, se alguém estivesse telefonando, não permitia acesso à internet e se você estivesse conectado, não era possível para atender o telefone. Isso mudou com a chegada da internet ADSL e da internet via rádio, que, além de dar mais velocidade, liberavam o telefone para a sua função usual.

Para suprir essa nova demanda, uma nova tecnologia vem se popularizando, a fibra óptica. Diferentemente do ADSL, em que são utilizados cabos de cobre, na fibra óptica os cabos são feitos com fios de vidro do tamanho de fios de cabelo, revestidos em duas camadas de plástico reflexivo.

Os dados são transportados através da luz, de forma contínua e rápida. Entre os principais benefícios da fibra óptica, podemos destacar o fato desse meio não sofrer com interferência eletromagnética — reduzindo as instabilidades e a latência. O sinal é limpo e de qualidade.

Como vimos, as novas tendências de tecnologia relacionadas às telecomunicações só tendem a evoluir e a internet é uma das tecnologias viabilizadoras de todas elas. Por isso, antes de tudo, é importante que o usuário desses meios conte com um provedor de qualidade, como a Intnet, que oferece bons planos e utiliza tecnologia de ponta, como a fibra óptica.

Big Picture

323,5 Milhões de acessos

9%
de queda nas vendas de equipamentos para infraestrutura.

R$158bi
em faturamento

5G
Como principal promessa para os próximos anos.

1,9%
É a estimativa de crescimento em 2021

No 1T20 foi excluído o indicador de receita de dados, uma vez que dados já representa mais de 80% da receita líquida de serviços. A partir do 2T20, a Claro passou a ser considerada com a incorporação da Nextel. No 2T20 o indicador de market share de pós-pago foi substituído pelo de pós-pago sem M2M e a ordem de apresentação dos indicadores alterada. No 1T22 o indicador de market share em 4G foi substituído pelo de market share em 5G.

O 1T22 continuou apresentando forte crescimento do celular no Brasil, com adições líquidas de 3,6 milhões de celulares no trimestre. O crescimento ocorreu no pós-pago (+3,2 milhões) e no pré-pago (+639 mil).

Apresenta-se a seguir os resultados para cada um destes onze indicadores para o 1T22, último trimestre da Oi Móvel, antes de ser incorporada por Vivo, Claro Oi e TIM.

Obs: Machine to Machine (M2M) é um conceito amplo que pode ser usado para descrever qualquer tecnologia que permita que dispositivos em rede troquem informações e executem ações sem a assistência manual de humanos

ukdtuktd

ANÁLISE INTERNA DO SETOR

5 FORÇAS DE PORTER

Entrantes Potenciais – Alta

É preciso um intenso investimento em P&D para ofertar soluções cada vez mais tecnológicas e adaptadas ao usuário para tornar-se competitivo. Portanto, a alta necessidade de Capex (capital expenditure) é uma grande barreira de entrada.

Produtos Substitutos – Alta

Como o setor de telecomunicações está muito
relacionado com a tecnologia, pode-se afirmar que a
ameaça de inovações que podem mudar a
competitividade dos principais players é alta

Poder dos Fornecedores – Média

Embora sejam peças chave para o
negócio, os provedores costumam ter um número
suficiente de fornecedores, o que reduz a exposição
aos riscos de interrupção de um deles.

Poder dos Compradores – Alta

O setor é muito competitivo, com muitos provedores
de internet, além disso o preço entre os produtos é
muito parecido. Isso faz com que os ISP diferenciem-se pela qualidade e diversidade dos serviços prestados

Rivalidade entre players – Muito Alta

Por ser um setor dominado por players de gigante porte, a rivalidade se da cada vez maior. Sempre acontecendo disputa de preço e consequentemente qualidade da prestação de serviço, como também de velocidade de internet disponibilizada.

Oportunidades

O setor de Telecomunicações possui oportunidades peculiares, muitas trazidas pelo crescimento do setor durante os últimos anos e incluindo a pandemia. A pandemia obrigou o segmento a se estruturar e a se desafiar em alguns pontos, o que abre portas para desafios e oportunidades.

O leilão de espectro 5G

O valor do leilão, sem se considerar ágios a serem ofertados pelas empresas competidoras, deverá ser de pelo menos R$ 40 bilhões.

E nessa conta continua a levar em consideração que a venda terá um caráter não arrecadatório, ou seja, quase a totalidade dos recursos a serem ofertados serão gastos em investimentos na própria infraestrutura, com o cumprimento das obrigações previstas no edital.  Também mantém os gastos com a rede privativa do governo no limite de R$ 1 bilhão e com a Rede da Amazônia, outros R$ 1,5 bilhão.

Alta demanda de novas tecnologias

Espera-se que a demanda em rápido crescimento por serviços de banda larga de alta velocidade para aplicativos corporativos e residenciais aumente ainda mais o crescimento do segmento durante o período de previsão. Além disso, estima-se que uma demanda massiva para acessar vídeos 4K UHD on-line e jogar jogos on-line na nuvem estimule o crescimento do mercado de serviços de dados.

Avanço da nuvem como elemento-chave na infraestrutura de TI

As necessidades impostas pela pandemia mostraram que a nuvem é um caminho rápido para ampliar a resiliência operacional da TI, segundo a IDC. “Mais da metade das empresas que utilizam nuvem afirmam que estão executando em workloads críticos, ou seja, com a infraestrutura de TI já existente, evidenciando a evolução dos ambientes híbridos“, afirma Luciano Ramos, gerente de pesquisa e consultoria em Enterprise da IDC Brasil.

Os gastos com infraestrutura (IaaS) e plataforma (PaaS) em nuvem pública no Brasil devem atingir US$ 3 bilhões, alta 46,5% em relação a 2020. O modelo de nuvem privada também cresce em bom ritmo, totalizando US$ 614 milhões em 2021, e o maior crescimento será de nuvens privadas como serviço (DCaaS), que avançarão 15,5%, se comparado ao ano passado.

Ameaças

A pandemia trouxe um grande avanço ao segmento, e os resultados positivos de 2020 fizeram com que o mercado de telecomunicações trouxessem diversas atualizações, mas sempre trazendo consigo pontos de atenção que ameaçam todo esse crescimento.

Release 16

Responsável por definir o funcionamento de recursos de internet das coisas (IoT) no ambiente 5G, além de aumentar a eficiência ao permitir o uso de faixas não-licenciadas de espectro e redes privadas, entre outras vantagens. Só a partir dele é possível estabelecer as uma rede de “comunicação ultra confiável e de baixa latência”, ou na sigla em inglês URLLC. O problema é que isso exige das operadoras a criação de redes novas, desvinculadas das existentes, o que exigiria mais investimentos.

Ameaças regulatórias/LGPD

A visibilidade e proteção dos dados ganharão a atenção com a alta no número de ataques e necessidades trazidas pela LGPD. Mas, apenas 50% das empresas dizem estar em estágios avançados de adequação à lei e 2/3 indicam que seu maior desafio é o mapeamento e controle das informações.

TENDÊNCIAS

5G na rota da massificação

A IDC estima que, nos anos 2021-2022, o 5G vai gerar US$ 2,7 bilhões em novos negócios envolvendo tecnologias como inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, internet das coisas, nuvem, segurança e robótica. Segundo Luciano Saboia, gerente de consultoria e pesquisa em Telecom da IDC Brasil, o 5G ficará mais comum no segmento B2B, entregando baixa latência e alta densidade de conexões e rompendo barreiras de conectividade que restringiam a adoção de outros serviços.

O 5G foi desenvolvido para entregar três características de funcionamento para sustentar as novas aplicações e serviços: altíssima velocidade de transmissão de dados, comunicação de baixa latência e alta resiliência, e alta densidade para conectividade de máquinas. Não obstante, para entregar esses três atributos, o 5G demandará um expressivo aumento do investimento em infraestrutura de telecomunicações: espera-se ser necessário realizar uma significativa ampliação da capacidade de transmissão das redes de transporte para suportar o aumento do tráfego agregado das redes, também será inevitável promover a densificação da rede por meio do aumento do número de estações rádio base e da aproximação entre o núcleo e a borda das redes, além de ser primordial adquirir novas e diversas quantidades de espectro suficientes para atender as altas demandas por conexões de alta velocidade, nos seus mais variados perfis de uso

Fonte: Sensor Tower

Conectividade tendo maior relevância estratégica

Segundo a IDC Brasil, a pandemia da Covid-19 acelerou a importância da conectividade como um facilitador das iniciativas de Developer Experience (DX). “Com maior consumo, mais usuários, dispositivos e aplicativos sendo distribuídos, a conectividade passa a ter maior relevância estratégica“, explica Saboia.

Para mais de 70% das empresas, os modelos operacionais serão ativados digitalmente em 2021, com mais automação, colaboração e compartilhamento de conteúdo.

Fonte: Sensor Tower

Compartilhamento de infraestrutura

Em um passado até então não muito distante, a infraestrutura de rede era considerada um ativo importante das operadoras de telecomunicações. Porém com a evolução dos modelos de negócio esse cenário se alterou, visto que a competitividade agora se dá mais na camada de serviços (assinantes usando múltiplos serviços) e menos no desempenho da rede propriamente. Neste ponto, os processos de desverticalização da cadeia de valor das operadoras de telecomunicações, principalmente na questão da infraestrutura, têm recebido grande atenção de investidores e prestadoras de serviço com o objetivo de aumentar a agilidade do setor.

Essa segmentação dos ramos de atividade por parte das operadoras de telecomunicações, com maior foco na atividade fim, tem gerado um forte processo de compartilhamento de infraestruturas, especialmente no lado passivo dos negócios. A criação de Joint Ventures de infraestrutura, vendas ou spin-offs de torres e até compartilhamento de pequenas estruturas é uma tendência neste mercado, sendo que o objetivo mais comum em adotar este tipo de estratégia é fazer com que as prestadoras não percam o foco em sua atividade principal.

Smart Pipes

novos modelos de negócios nas telecomunicações

Outro aspecto importante a ser avaliado tem relação com o comportamento dos atuais e futuros consumidores. Tudo indica que, daqui para frente, as novas gerações serão cada vez mais “curtas”.

O conceito de “compressão geracional” foi introduzido pela consultoria The Future Hunters. Segundo eles, em breve não iremos mais agrupar os consumidores mais jovens por décadas, mas pelo tipo de tecnologia com que cresceram.

Em vez de décadas, uma geração poderá durar apenas dois três anos, pois a tecnologia está mudando de formas veloz. E é claro que fabricantes e revendedores de veículos precisarão ser ágeis para responder às vontades e necessidades de cada nova onda.

Uma dessas ondas é a dos Cybrids (também conhecidos com Geração Z), uma geração de consumidores que diferem dos nativos digitais (Millenials) porque têm uma relação quase simbiótica com a tecnologia.

Essa geração é ainda mais prudente do ponto de vista financeiro e está mudo mais preocupada com o meio ambiente. Estão menos interessados em possuir coisas e mais interessados na relação tempo/valor do que consomem.

O avanço recente nas tecnologias sem fio

O WiFI6 é a próxima geração do padrão WiFi, que promete ganhos significativos de eficiência no uso do espectro, flexibilidade e escalabilidade. Pode-se dizer que o WiFi6 é a resposta ao avanço do 5G como uma possível rede pessoal/doméstica universal.

As duas tecnologias trazem muito em comum, baseando seu desenvolvimento nos mesmos parâmetros de alta taxa de transmissão, baixa latência e alta capacidade de conexões simultâneas, com exceção da ampla mobilidade que se prevê para o padrão do 5G.

Highlight

“Podemos retirar algumas conclusões desse relatório, o mercado de telecomunicações como um todo, desde à nível mundo como à nível Brasil vem passando por grandes mudanças tecnológicas e a princípio é possível dizer que eles estão aproveitando as oportunidades, visto que o mercado e as empresas dentro dele estão quase sempre em crescimento.

Vale salientar que este setor no Brasil é de difícil penetração pois há pouco tempo era dominado por 4 gigantes: Vivo, Claro, Tim e Oi. Inclusive se pudesse classificar em força de mercado (receita, número de clientes e entre outros fatores), seria exatamente na ordem que foi escrito.

Para finalizar, eu diria que o mercado ainda tem muito a crescer, pela facilidade de se conectar hoje em dia e pelo avanço tecnológico, que é uma variável direta na tendência das empresas de telecomunicações.”


RAY MARKET SOUND

Equipe Ray Market Sound
rms@rayconsulting.com.br
Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *